Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006.
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Categorias e falas dos professores/ pais e alunos Desinteresse e desmobilização É necessária unidade na ação pedagógica O pessoal não participa. Tá acostumado.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
O Aluno a Distância.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Pesquisa de Clima Organizacional
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Decisões.
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Usuários da Informação
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Avaliação Institucional na FEB Primeira reunião geral de preparação 28/11/2001.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
O BOM ENSINO É UMA ARTE. SEJAMOS, POIS, ÓTIMOS ARTISTAS.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Roteiro de observação de estágio
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Programa Integrado de Duplo Diploma UNESP – INSA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Introdução a Engenharia de Alimentos
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Análise crítica de dissertação Elisa Friedrich Martins GEMaTh – A criação de um grupo de estudos segundo fundamentos da Educação Matemática Crítica: uma.
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
WEBQUEST A GENÉTICA EM SALA DE AULA
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Diagnóstico do Curso de História 1º. Semestre Disciplinas 2.Perfil dos Estudantes.
Identificação da atividade e do aluno
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
Questionário do Estudante Enade
ESTÁGIO INTEGRAL: UM APRENDIZADO DIFERENCIADO DE CIÊNCIAS Vinícius Gomes de Costa 1,2 ; André Scarambone Zaú 1,3 1 - Laboratório de Ecologia Florestal.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
O computador como Meio e como Fim...
Apresentação da experiência nos estágios didáticos supervisionados Grupo: AULAS PRÁTICAS Ana Elisa Martinelli, Aloma Feitosa, Francine Almeida, Karenina.
André Cypriano M. Costa Coordenador de Estágio Supervisionado
O QUE DE POSITIVO PODEMOS DESTACAR NA EDUCAÇÃO DE NOSSA CIDADE? -PRONATEC: PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO QUE FACILITA O ACESSO.
CURSOS PRONATEC REALIZADOS EM FORMANDOS DOS CURSOS PRONATEC 2014 CUIDADOR DE IDOSO; TORNEIRO MECÂNICO; LIBRAS; MODELISTA; ELETRICISTA INSTALADOR.
É muito estressante e até emocionalmente doloroso lidar com a ansiedade de ter de enfrentar, todos os dias, uma turma que você não está certo de poder.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
II MOSTRA ACADÊMICA TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO PALESTRANTES ADM JÉSUS FERNANDES LEÃO ADM MARCELO TADEU SILVA ROLIM PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO PRIMEIRO,
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação do Curso de Fisioterapia Março de 2011

1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF Retomando etapas... 1ª etapa – mapeando o espaço físico da ESEF (quantificação de recursos físicos e recursos humanos nos diferentes setores) 2ª etapa – avaliando os setores ( planejamento, comunicação, estrutura e valorização profissional) 3ª etapa – avaliando os cursos (recursos físicos, recursos humanos e currículo)

Metodologia empregada na avaliação do Curso de Fisioterapia Questionários aplicados em sala de aula com os estudantes do curso (51 respondidos) Grupos focais com amostragem das diferentes etapas do curso (2 grupos – 7 estudantes) Questionário aplicado com os professores do curso (6 respondidos)

Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos Aspectos Positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 Grupo1 - Nada destacado neste item. - Bom acervo da biblioteca (qualidade). - Bons microscópios da Histologia. Ar condicionado. Melhora da limpeza das salas no último semestre. - Muitas vezes falta material e espaço para a realização das aulas práticas. - A falta de recursos dificulta a aprendizagem. Materiais da sala 103 estão defasados. Falta de acesso à sala 103, fora dos horários de aula. - Falta de materiais para a realização da disciplina Recursos Terapêuticos II (ex: eletro). - Dificuldades para conseguir usar as piscinas. - Som da sala de Rítmica 2 atrapalha as aulas. - Poucos livros da Fisio na Biblioteca (essa questão melhorou no último semestre). - Falta de salas de aula. - Pouca acessibilidade às salas de aula. - Falta de espaço de convivência. - Poucos computadores no LIEF. - Computador da sala ruim. - Cadeiras ruins. - Banheiros ruins, falta sempre papel. - Cadáveres antigos na Anatomia. Esqueleto em má condição. Faltam macas. - Falta de materiais para a realização das disciplinas. - Sala de Rítmica 2 é usada como corredor.

Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 Professores qualificados. - Bom relacionamento com os professores. Bons professores tanto da Fisioterapia como de outros departamentos. Grande tentativa dos professores de aliar teoria e prática. -Criatividade dos professores para tentar realizar as aulas práticas. -Liberdade de opinião e expressão dentro e fora da sala de aula. Professores qualificados. - Professores são referência na área. - Ótimo atendimento da COMGRAD. Coordenação da COMGRAD sempre faz reunião com os outros professores de outros departamentos para tentar organizar os conteúdos, ajustar o cronograma. Dedicação dos professores para a resolução de problemas. Boa relação com os funcionários da ESEF. Ótimo atendimento da biblioteca. - Falta de preparo do professor de Anatomia. O professor fazia perguntas constrangedoras aos alunos na sala de aula e apresentava comportamentos inadequados. - Falta de suporte técnico no curso. - Falta de professores – gera desmotivação nos estudantes. - A disciplina Saúde da Mulher foi dada por um palestrante. - Os palestrantes falam sobre o assunto, fazem propaganda da sua clínica e distribuem cartões. - Alguns professores pedem trabalho sem sentido algum. - Pouca relação com o pessoal da Educação Física. - Falta de preparo e vontade do professor de Anatomia.

Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Currículo – 1ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2 - Para a turma que está no segundo semestre esta interligação entre as disciplinas biológicas está funcionando. - Fisiologia, Bioquímica, Anatomia palpatória: elas conseguem se relacionar e se ajudar, principalmente as cadeiras que são ministradas pelos professores do curso. - Boa interligação das disciplinas para quem pode assistir a todas as aulas. - Interligação das disciplinas - Autonomia. A metodologia utilizada no curso leva à participação dos alunos. Boas ofertas de bolsas de extensão. -Algumas disciplinas não estão funcionando de acordo com a proposta. -Não tiveram contato com a fisioterapia, apenas com o SUS. - Difícil ligação entre Anatomia e Anatomia palpatória. -Não existe interligação entre disciplinas. - Se o aluno roda em uma disciplina no primeiro semestre ele fica sem fazer nove no segundo semestre - por causa de uma disciplina. - A aula de Anatomia não é de proveito algum. - Vários professores do curso terão que retomar conteúdos no próximo semestre. - A cadeira de Ecologia não tem a ver com o curso. - A carga horária é muito alta. - Intervalo entre as cadeiras muito grande. - Turno Integral. -Algumas cadeiras não estão funcionando de acordo com a proposta. - Os horários das disciplinas distribuídos pelo dia dificultam para quem trabalha. - Pouca oferta de bolsas de pesquisa. - Os horários das monitorias são nos mesmo horários das disciplinas a cursar.

Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Currículo – 2ª parte Aspectos positivos Aspectos Negativos Grupo 1 Grupo 2   - No primeiro semestre tinham disciplinas que não faziam sentido algum. - Péssima disciplina Cuidado de si e Educação e Saúde. - A disciplina Seminário de Integração da Saúde I e II não foi bem proveitosa. - Poucas aulas práticas em Anatomia palpatória. - Falta de tempo para a realização de trabalhos e estudos. - As doze disciplinas no primeiro semestre deixam os alunos exaustos. - Por falta de tempo os alunos acabam estressados, com problemas pessoais e físicos. - Os horários das monitorias são nos mesmos horários das disciplinas a cursar

Recursos Físicos – Professores Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Físicos – Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos  

Recursos Humanos– Professores Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Recursos Humanos– Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos  

Currículo – Professores Avaliação dos estudantes do Curso de Fisioterapia Quadro resumo dos resultados Currículo – Professores Aspectos positivos Aspectos Negativos  

Algumas falas recorrentes... Sempre que eu requisitei alguma coisa, fui bem atendido... A autonomia é um dos pontos mais positivos! Eu sinto um acolhimento muito grande aqui na ESEF. O nosso horário é pesado, é puxado, mas alivia ao longo do curso. Muitas vezes falta material, falta espaço... A gente tem um diálogo muito bom com os professores... Uma coisa muito ruim (...) foi a falta de professores... Por parte do professores têm sempre incentivo...