Trabalho Final (Jogo de Empresas)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Qualified Curriculum
Advertisements

PortFacil Sistema de Suporte a Geréncia de Porfólio
PortFacil Sistema de Suporte a Geréncia de Porfólio
Os projetos.
Sistema de Informação Gerencial
Engenharia de Software
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
SISTEMAS OPERACIONAIS ERP E SCM
> Fases de Engenharia de SW > Gestão de Projectos de SW
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
PROJETO SINTONIA COM MERCADO - FESP 2004 ASPECTOS MERCADOLÓGICOS
FESP – Fundação de Estudos Sociais do PR. MBA – Gestão de Projetos
Gerenciamento do escopo do projeto
Coordenação de projetos * Coordenação de projetos atividade de suporte do processo de um empreendimento de construção * Objetivos : OTIMIZAÇÂO DOS PROJETOS.
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Elaborando Um Plano de Negócios
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Implementação de Sistemas
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Logística Interna.
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
SISTEMA VEIM Viabilidade Econômica de Empreendimentos Imobiliários
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Construção Civil I Aula 01 – Estudo da viabilidade técnica e econômica de projetos Prof. Deyse Macêdo.
Apresentação. apresentação O curso de especialização em “Estratégias Competitivas” visa capacitar profissionais para melhor atuação no mercado, desenvolvendo.
Universidade Federal Fluminense
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
REQUALI – Gerenciamento de requisitos e melhoria da qualidade na habitação de interesse social Modelo de avaliação integrada de espaços e serviços coletivos.
PLANO DE NEGÓCIO.
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
PMBOK 5ª Edição Capítulo 5
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Trabalho realizado por
Qualidade de Produto de Software
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Engenharia de Requisitos
O título deve ser curto e objetivo
Desafios gerenciais Aula 4.
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Programa de Financiamento às Exportações
Planejamento estratégico
Técnicas e Projeto de Sistemas
Rodrigo Luiz Comitante Leão
conhecimentos em resultados
O Processo de desenvolvimento de software
É possível aliar competitividade e redução do risco do negócio?
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Planejamento e Controle e obras
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Gestão de Meios de Hospedagem
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
MARKETING BÁSICO Módulo IX – A Pesquisa de Mercado.
Integração.
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Professora: Fabrícia F. de Souza
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
EMPREENDEDORISMO PROGRAMA DO CURSO n Apresentação da disciplina e organização dos trabalhos; n Transfomações Sociais e Econômicas e as Novas Necessidades.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Trabalho Final (Jogo de Empresas) Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras - GEOB Engenharia Econômica aplicada à avaliação de projetos imobiliários Trabalho Final (Jogo de Empresas) Desenvolvimento e Avaliação de Negócio Imobiliário Curitiba, PR 2010

1 Jogo de Empresas 2 Contexto da Incorporação Imobiliária 3 Racional para Caracterização do Produto 4 Fundamentos do Produto 5 Considerações Finais

Constituição das Empresas Jogo de Empresas Formar 5 a 6 empresas com quadro funcional entre 6 e 8 profissionais, dentre os quais serão designados os ocupantes das seguintes funções: GERENTE DE PRODUTO: 1 arquiteto(a) para coordenar o desenvolvimento de estudos de massa e estudos preliminares de arquitetura. Gerente de PCP: 1 engenheiro(a) ou tecnólogo(a) para coordenar o desenvolvimento da estimativa do custo de construção, do cronograma de desembolsos e análises quanto a processo construtivo (prazo x custo). Gerente Comercial: coordenar a análise de pesquisas de domínio público e o desenvolvimento de pesquisas de mercado para suporte à tomada de decisões. Gerente Financeiro: (escassos) profissional com habilidade para realizar a coordenação comercial x PCP x Produto objetivando maximizar a rentabilidade. Curitiba, 10 de abril de 2017.

Constituição das Empresas Jogo de Empresas Presidente: profissional altamente capacitado, que mediará os conflitos entre as áreas, cabendo-lhe a decisão final quando não houver consenso. Assessoria: Os demais membros da empresa terão funções de assessoramento definidas (estarão ligados a cada gerente). Definir: Razão social das Empresas. Ocupantes das funções. Definição dos Terrenos: Será ofertado 1 terreno para cada empresa. Aquisição na modalidade de permuta por área construída no local. Curitiba, 10 de abril de 2017.

1 Jogo de Empresas 2 Contexto da Incorporação Imobiliária 3 Racional para Caracterização do Produto 4 Fundamentos do Produto 5 Considerações Finais

Objetivo dos Investidores Contexto da Incorporação Imobiliária Investidores Objetivos Detentores de: Moeda Terrenos Máximo retorno sobre o ativo ... ... com o menor risco Curitiba, 10 de abril de 2017.

Processo de Análise Solução Ótima Mercado Incorporador Estruturação Contexto da Incorporação Imobiliária Mercado Incorporador Estruturação Consumidores e Usuários Objetivos dos Investidores Aspectos Técnicos Aspectos Jurídicos Integração de Processos Produtos Imobiliários Valorização do ativo: mitigação de riscos -> pacote de seguros (insurance pacage), estrutura de capital-> funding, etc. Aspectos jurídicos: Estruturação arcabouço jurídico. Estruturação societária. Aspectos Técnicos -> Análise de alternativas: processo construtivo. Compatibilização. Planejamento: tempo e recursos. Mecanismos de Valorização do Ativo Solução Ótima Diferenciais competitivos Risco - Rentabilidade Curitiba, 10 de abril de 2017.

1 Jogo de Empresas 2 Contexto da Incorporação Imobiliária 3 Racional para Caracterização do Produto 4 Fundamentos do Produto 5 Considerações Finais

Vocação do Imóvel Negócios Imobiliários Descarte Racional para Caracterização do Produto Vocação do Imóvel Adequação à Legislação Negócios Imobiliários Não Descarte Sim Adequação ao Terreno Não Topografia, acessos, etc. Relação Inicial de Negócios Imobiliários Adequados Sim Curitiba, 10 de abril de 2017.

Vocação do Imóvel Negócios Imobiliários Selecionados Descarte Racional para Caracterização do Produto Análise da Performance Comercial, Financeira e Gestão de Riscos Performance comercial Negócios Imobiliários Selecionados Ruim Descarte Adequada Performance financeira Ruim Adequada Mecanismos de Mitigação Análise de Riscos Sensibilidade Negócio Imobiliário Ótimo: Risco x Rentabilidade Curitiba, 10 de abril de 2017.

Importância da Fase de Estruturação Racional para Caracterização do Produto Definição dos Fundamentos do Produto: Adequação à vocação do terreno. Observação das restrições mercadológicas. Adequação da performance financeira. Gestão de riscos. Geração de Valor pela obtenção de Diferenciais Competitivos Curitiba, 10 de abril de 2017.

Importância da Fase de Estruturação Racional para Caracterização do Produto “O custo de um erro em um projeto, será tanto maior quanto mais cedo ele ocorrer” Curitiba, 10 de abril de 2017.

1 Jogo de Empresas 2 Contexto da Incorporação Imobiliária 3 Racional para Caracterização do Produto 4 Fundamentos do Produto 5 Considerações Finais

Vocação do Terreno Definição da Relação Viável de Produtos. Fundamentos do Produto Definição da Relação Viável de Produtos. Estudos de massa para as alternativas. Pesquisas de domínio Público. Análise expedita de viabilidade. Curitiba, 10 de abril de 2017.

Avaliação do Mercado Fundamentos do Produto Para o produto pré-selecionado: Pesquisa de Mercado: concorrentes, oferta, absorção, preço. Avaliar quais são/serão os diferenciais competitivos do produto em relação aos concorrentes. Estudo de massa. Detalhar, se possível, estudo exploratório da implantação, ... Definir especificação do produto de forma sintética (features). Características dos empreendimentos existentes e em projeto Demandas manifestadas pelos usuários. Curitiba, 10 de abril de 2017.

Performance Financeira Fundamentos do Produto Com informações da etapa anterior, definir expectativa do preço de venda e do custo e cronograma de desembolsos. Definição do cenário modal (esperado), em função dos parâmetros definidos. Análise de performance financeira utilizando o modelo fornecido. Avaliar indicadores de performance e análise de sensibilidade. Curitiba, 10 de abril de 2017.

1 Jogo de Empresas 2 Contexto da Incorporação Imobiliária 3 Racional para Caracterização do Produto 4 Fundamentos do Produto 5 Considerações Finais

Prospecto de Apresentação Fundamentos do Produto Conteúdo do Prospecto de Apresentação Localização: Entorno, zoneamento, características do terreno, ... Racional da Seleção do Produto Pesquisa de Mercado: domínio público + realizadas pelo grupo com foco nos produtos concorrentes. Vão sustentar os valores dos parâmetros adotados para vendas: preço, condições e velocidade. Desencaixes: Definir custo de construção, cronograma de desembolsos, demais despesas adotadas (custo do terreno incluindo despesas associadas, custos de incorporação, despesas com marketing e comercialização, despesas administrativas , tributos). Taxa de Desconto: 12% ao ano. Curitiba, 10 de abril de 2017.

Prospecto de Apresentação Fundamentos do Produto Performance financeira: Comentar resultados obtidos (indicadores). Análise de Sensibilidade: Comentar resultados obtidos. Cenários alternativos: Gerar cenários alternativos variando parâmetros... Recomendação: Opinião final quanto a seguir ou não com o projeto (sintetizando os motivos). Curitiba, 10 de abril de 2017.

Considerações Finais Entrega: 03/abril (impresso) 1 Reunião por Empresa: agendar previamente por e-mail ou telefone para a semana entre 20 e 27/março Curitiba, 10 de abril de 2017.

Telefone: (41) 3250-8515 direto ou 3250-8500 (Simone) Eduardo G. Quiza quiza@invespark.com.br Telefone: (41) 3250-8515 direto ou 3250-8500 (Simone) skype: eduardoquiza