desenvolvendo um Plano de negócio Prof.ª Maria Verônica Marques Menezes E-mail: mariaveronicamenezes@gmail.com
O empreendedorismo não envolve apenas a criação de um serviço ou um produto novo. Pode ser também: Reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado; Uma nova matéria-prima; Um novo meio de produção; Um novo formato de organização; Uma nova forma de atender os clientes.
Empreendedor Ao sintetizar a experiência dos empreendedores citados anteriormente, podemos considerar que o empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza VISÕES. Ele está sempre buscando novas ideias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seu grande sonho (objetivo).
Visão é “uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver projetado seus produtos no mercado, assim como a imagem do tipo de organização necessária para consegui-lo”. (Fonte: Filion, 2004)
Existem três categorias principais de visão: Visões Complementares Ideias – Visões Emergentes Visão Central Ideias – Visões Emergentes
Visão central Visão emergente Visão complementar estabelecimento de novas relações, em razão do novo produto; definição da forma final do produto em atendimento às necessidades do mercado. Visão emergente imaginação do negócio e seus produtos, autos lucros, sucesso e estabilidade. Visão complementar gerência, organização e administração da empresa; obtenção de conhecimentos e aprimoramento do uso da informação.
Perfil básico de um empreendedor: Tem iniciativa; Aceitação do risco; Determinação e responsabilidade; Automotivação e entusiasmo; Trabalha em equipe; Não teme o fracasso ou a rejeição; Autoconfiante; Dinâmico; Controle; Otimismo e Persistência.
Roteiro para um Plano de Negócio PARTE I 1 - Sumário Executivo. É um resumo dos principais e os mais importantes pontos do Plano de Negócio, porem deverá ser a última etapa desenvolvida.
2 - Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições. 2.1 - Nesta parte você deverá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. 2.2 - Faça também uma breve apresentação do seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores.
Fique de olho na hora de escolher os sócios: Analise se os objetivos dos sócios são os mesmos. Divida as tarefas antes de montar a empresa. Defina com antecedência o valor da remuneração, distribuição dos lucros e quantidade a ser reinvestida na empresa. Estabeleça o grau de autonomia de cada um. Defina se familiares deverão ser contratados.
Vamos começar... Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições: Sócio 1 ___________________________________ Nome ___________________________________ Endereço ___________________________________ Cidade _________________ Estado ___________ Telefone ______________ Celular_____________
Perfil Atribuições do sócio 1 (papel a ser desempenhado no negócio) (Breve Currículo)
3 - Dados do empreendimento Aqui, deverá colocar o nome da empresa e o nº da inscrição do CNPJ. Nome da Empresa _____________________________________ CNPJ Nº: XXX.XXX.XXX./XXXX-XX
4 - Missão da empresa É o papel que ela deverá desempenhar no seu segmento, em sua área de atuação. É a razão de sua existência.
Para definir a missão de sua empresa, procure responder às seguintes perguntas: Qual é o seu negócio? Quem é o seu consumidor? O que é valor para o consumidor? O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidades, etc..
Alguns exemplos: Empresa de alimentos: Servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Locadora de veículos: Oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência. Hospital: Promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar autossustentável.
Mais exemplos... Missão Coca-Cola: Define o objetivo a longo prazo enquanto empresa e os critérios das atuações e decisões para chegar a 3 metas fundamentais: Refrescar o mundo. Inspirar momentos de otimismo e felicidade. Criar valor e marcar a diferença.
Missão Ford: “Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.”
Roteiro para um Plano de Negócio PARTE II 5 - Plano Operacional 5.1 - Localização do Negócio Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel; Verifique as condições de segurança da vizinhança;
Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento; Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Lembre–se de certificar à proximidade de concorrentes e similares;
Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete; Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local. Você deverá listar as considerações sobre o ponto que justifique sua escolha pelo mesmo.
6 - Capacidade produtiva e/ou comercial É importante estimar a capacidade instalada da empresa; Seja realista; Considere a sazonalidade.
7 - Processo de produção e/ou de comercialização Este é o momento de se registrar como a empresa irá funcionar. Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades do negócio.
Identifique quais trabalhos serão realizados, quais serão os responsáveis, assim como, os materiais e equipamentos necessários.
8 - Necessidade de pessoal É necessário que você faça uma projeção de todo o pessoal que necessitará para que negócio funcione. Esse item inclui o(s) sócio(s), familiares que por ventura venham a trabalhar na empresa e as pessoas a serem contratadas.
Qualificações Necessárias Cargo/Função Qualificações Necessárias
9 - Plano Financeiro Estimativa do Investimento Total: Investimentos Fixos; Investimentos Financeiros; Investimentos pré-operacionais.
10 - Investimento Fixo O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada.
Máquinas e Equipamentos Descrição Quantidade Valor unitário Total Móveis; Utensílios diversos; Veículos, etc...
“A vida é uma oportunidade de ousar”... A jornada empreendedora passa por uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...
Obrigada e Bom trabalho!!!