desenvolvendo um Plano de negócio

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Transcrição da apresentação:

desenvolvendo um Plano de negócio Prof.ª Maria Verônica Marques Menezes E-mail: mariaveronicamenezes@gmail.com

O empreendedorismo não envolve apenas a criação de um serviço ou um produto novo. Pode ser também: Reconhecimento de uma oportunidade para desenvolver um novo mercado; Uma nova matéria-prima; Um novo meio de produção; Um novo formato de organização; Uma nova forma de atender os clientes.

Empreendedor Ao sintetizar a experiência dos empreendedores citados anteriormente, podemos considerar que o empreendedor é um indivíduo que imagina, desenvolve e realiza VISÕES. Ele está sempre buscando novas ideias e criando alternativas, trabalha em sua meta estabelecida e, com muita perseverança, consegue realizar seu grande sonho (objetivo).

Visão é “uma imagem projetada no futuro, do lugar que se quer ver projetado seus produtos no mercado, assim como a imagem do tipo de organização necessária para consegui-lo”. (Fonte: Filion, 2004)

Existem três categorias principais de visão: Visões Complementares Ideias – Visões Emergentes Visão Central Ideias – Visões Emergentes

Visão central Visão emergente Visão complementar estabelecimento de novas relações, em razão do novo produto; definição da forma final do produto em atendimento às necessidades do mercado. Visão emergente imaginação do negócio e seus produtos, autos lucros, sucesso e estabilidade. Visão complementar gerência, organização e administração da empresa; obtenção de conhecimentos e aprimoramento do uso da informação.  

Perfil básico de um empreendedor: Tem iniciativa; Aceitação do risco; Determinação e responsabilidade; Automotivação e entusiasmo; Trabalha em equipe; Não teme o fracasso ou a rejeição; Autoconfiante; Dinâmico; Controle; Otimismo e Persistência.

Roteiro para um Plano de Negócio PARTE I 1 - Sumário Executivo. É um resumo dos principais e os mais importantes pontos do Plano de Negócio, porem deverá ser a última etapa desenvolvida.

2 - Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições. 2.1 - Nesta parte você deverá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. 2.2 - Faça também uma breve apresentação do seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e experiências anteriores.

Fique de olho na hora de escolher os sócios: Analise se os objetivos dos sócios são os mesmos. Divida as tarefas antes de montar a empresa. Defina com antecedência o valor da remuneração, distribuição dos lucros e quantidade a ser reinvestida na empresa. Estabeleça o grau de autonomia de cada um. Defina se familiares deverão ser contratados.

Vamos começar... Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições: Sócio 1 ___________________________________ Nome ___________________________________ Endereço ___________________________________ Cidade _________________ Estado ___________ Telefone ______________ Celular_____________

Perfil Atribuições do sócio 1 (papel a ser desempenhado no negócio) (Breve Currículo)

3 - Dados do empreendimento Aqui, deverá colocar o nome da empresa e o nº da inscrição do CNPJ. Nome da Empresa _____________________________________ CNPJ Nº: XXX.XXX.XXX./XXXX-XX

4 - Missão da empresa É o papel que ela deverá desempenhar no seu segmento, em sua área de atuação. É a razão de sua existência.

Para definir a missão de sua empresa, procure responder às seguintes perguntas: Qual é o seu negócio? Quem é o seu consumidor? O que é valor para o consumidor? O que é importante para os empregados, fornecedores, sócios, comunidades, etc..

Alguns exemplos: Empresa de alimentos: Servir alimentos saborosos e de qualidade com rapidez e simpatia, em um ambiente limpo e agradável. Locadora de veículos: Oferecer soluções em transporte, por meio do aluguel de carros, buscando a excelência. Hospital: Promover a melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar autossustentável.

Mais exemplos... Missão Coca-Cola: Define o objetivo a longo prazo enquanto empresa e os critérios das atuações e decisões para chegar a 3 metas fundamentais: Refrescar o mundo. Inspirar momentos de otimismo e felicidade. Criar valor e marcar a diferença.

Missão Ford: “Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.”

Roteiro para um Plano de Negócio PARTE II 5 - Plano Operacional 5.1 - Localização do Negócio Analise o contrato de locação, as condições de pagamento e o prazo do aluguel do imóvel;  Verifique as condições de segurança da vizinhança;

Observe a facilidade de acesso, o nível de ruído, as condições de higiene e limpeza e a existência de locais para estacionamento; Fique atento para a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região; Lembre–se de certificar à proximidade de concorrentes e similares;

Avalie a proximidade dos fornecedores, pois isso influencia no prazo de entrega e no custo do frete; Visite o ponto pelo menos três vezes, em horários alternados, para verificar o movimento de pessoas e de veículos no local. Você deverá listar as considerações sobre o ponto que justifique sua escolha pelo mesmo.

6 - Capacidade produtiva e/ou comercial É importante estimar a capacidade instalada da empresa;  Seja realista; Considere a sazonalidade.

7 - Processo de produção e/ou de comercialização Este é o momento de se registrar como a empresa irá funcionar.   Você deve pensar em como serão feitas as várias atividades do negócio.

Identifique quais trabalhos serão realizados, quais serão os responsáveis, assim como, os materiais e equipamentos necessários.

8 - Necessidade de pessoal É necessário que você faça uma projeção de todo o pessoal que necessitará para que negócio funcione. Esse item inclui o(s) sócio(s), familiares que por ventura venham a trabalhar na empresa e as pessoas a serem contratadas.

Qualificações Necessárias Cargo/Função Qualificações Necessárias

9 - Plano Financeiro Estimativa do Investimento Total: Investimentos Fixos; Investimentos Financeiros; Investimentos pré-operacionais.

10 - Investimento Fixo O investimento fixo corresponde a todos os bens que você deve comprar para que seu negócio possa funcionar de maneira apropriada.

Máquinas e Equipamentos Descrição Quantidade Valor unitário Total Móveis; Utensílios diversos; Veículos, etc...

“A vida é uma oportunidade de ousar”... A jornada empreendedora passa por uma estrada longa, cheia de imprevistos, e aparentemente sem fim. Mas a recompensa é gratificante e traz sentido ao esforço empreendido. Afinal: “A vida é uma oportunidade de ousar”...

Obrigada e Bom trabalho!!!