Desafios e Perspectivas da Educação Infantil em Santa Catarina: Experiência de Brusque Gleusa Luci Fischer Secretária Municipal de Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NTE - BENEVIDES 1 1.
Advertisements

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GESTÃO 2009/2012.
A REDE EM NÚMEROS ATENDIMENTO 2007 A Educação Especial (Alunos de Escolas Especiais, Classes Especiais e Incluídos) Ano Educação InfantilEnsino.
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
VALORIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA GARANTIR A QUALIDADE DO ENSINO.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
numa perspectiva inclusiva
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Inclusão Social Inclusão social Igualdade racial Tempo Integral
EDUCAÇÃO: AVANÇOS POSSÍVEIS COM A MELHORIA DA GESTÃO
Prefeitura municipal de Imperatriz
Propostas da Agenda 21 para a Educação em Cubatão
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Propostas de Nelson Pelegrino para Educação.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
* Programa Integrado para a Infância * Expansão no sistema de atendimento de creches * Creche o dia todo * Programa Alfabetização na Idade Certa * Construção.
PLENÁRIA TEMÁTICA PROF° FÁBIO OLIVEIRA INÁCIO
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Potencialidades Redução do número de beneficiados por núcleo (relação do nº de Recursos Humanos por beneficiado); Aquisição e distribuição dos materiais.
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
Contexto de atuação do CME
Educação básica de qualidade para todos
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Sala de Recursos Multifuncionais
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Mudanças na LDB e Projetos de Lei em Andamento Novembro 2014.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A EDUCAÇÃO INFANTIL NA REDE MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
MATRÍCULA ANTECIPADA CHAMADA ESCOLAR 2015
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE/SC: MOVIMENTOS, CONTEXTOS E TENDÊNCIAS (Educação/Educação Especial) Graziela Duessmann,
Transcrição da apresentação:

Desafios e Perspectivas da Educação Infantil em Santa Catarina: Experiência de Brusque Gleusa Luci Fischer Secretária Municipal de Educação

Panorama da rede municipal de Brusque Número de escolas Municipais: Total de 46 Unidades Escolares cadastradas com Inep 52 espaços escolares, desses 43 atendem turmas de Educação Infantil 17 escolas de ensino fundamental que atendem turmas de Educação Infantil 26 Centros de Educação Infantil

NÚMERO DE ALUNOS DA REDE: 10888 EDUCAÇÃO INFANTIL: 4190 ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E EJA: 6698

Ao assumir a educação em 2009 havia demanda de 2000 crianças de 6 meses a 5 anos para dar conta da demanda existente na data, o governo municipal ampliou as unidades existentes, locou outros espaços e está com construção em andamento de mais CEIs.

CEI Paquetá-reforma

CEI Emília Floriani de Oliveira - ampliação

CEI Sofia Dubiella - ampliação

CEI Tia Norma - ampliação

CEI Alberto Pretti - reforma

E.E.F. Prefeito Alexandre Merico- conclusão de obra

CEI Prof.ª Helga Stoltenberg - locação

CEI Hilda Eccel I - locação

CEI Hilda Eccel II - locação

CEI Prof.ª Noêmia W. Fialho - locação

CEI Bisa Olga Fischer Parceria com empresa Irmãos Fischer S/A Horário diferenciado de atendimento: 4h45min às 23h

Parceria com um centro comercial

A rede municipal de Brusque atende: 100% das crianças de 4 a 5 anos; e 70% das crianças com idade de creche.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 4 REFEIÇÕES DIÁRIAS PRODUTOS 2008 2012 NÃO-PERECÍVEIS 22 36 HORTIFRUTIGRANJEIROS 09 PRODUTOS CÁRNEOS 04 06 (com mais qualidade e inserindo o peixe)

Investimento em formação continuada Elaboração das diretrizes com participação de 100% dos professores;

Mais avanços: Concurso público(havia número grande de ACTs); Plano de carreira: (10% de hora atividade já em 2009 e implantação gradativa. A educação Infantil fez em 2012 20% ; (25% de regência); 2009 (antes aprovação do plano de carreira) 2012 nível I - graduado 2012 nível II – com especialização 1049,16 1685,17 + 25% regência 1937,95 + 25% regência

Na Educação Infantil de Brusque temos a criança como sujeito de direitos, ator social do processo educacional. Apresentamos alguns projetos:

PROJETO GINÁSTICA RÍTMICA Contribuir para a educação escolar integral desenvolvendo a autonomia, autoconfiança e autoestima. Parceria: Caixa Econômica Federal, Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Esporte.

Projetos de Educação Ambiental na Educação Infantil: horta e horto, composteira...

Outros programas: Brusque amiga da leitura; Saúde do escolar; Um Computador por aluno(UCA);

Educação Física na Educação Infantil no currículo escolar desde a turma de Berçário I (6 meses)

Atendimento da Educação especial com professor Habilitado desde a Educação Infantil; Salas multifuncionais; Formação continuada; Professores concursados.

Entrega de material escolar para toda a rede municipal e uniforme para as crianças a partir de 3 anos

Com todos os desafios e perspectivas da Educação Infantil de Brusque, garantimos que: Houve aumento da qualidade de vida; Maior atendimento na educação Infantil (2500 novas vagas em 4 anos); Valorização do magistério (formação, hora atividade, plano de carreira...); Inclusão de fato de e de direito; Maior participação dos pais ;

Obrigado!