Marcos Cavalcanti Sociedade do conhecimento desafios para a indústria brasileira CIEP Pirai-RJ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação e difusão tecnológica
Advertisements

Engenheiro ou empreendedor? Por que não os dois?
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
3º Seminário Nacional de Educação a Distância – ABED
Empreendedorismo AULA 3
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E RESULTADOS Prof. ITAMAR ALLI.
Prof. Dirce Stein Backes
Economia da Informação
POLITICAS DE EXTENSÃO: SUBSÍDIOS A EXPERIÊNCIA RECENTE DA FCM ROBERTO TEIXEIRA MENDES.
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Gestão de Empresas na Sociedade do Conhecimento
Vendo a realidade de uma outra maneira
Gerência de Infra-Estrutura
Administração de Sistemas de Informação II
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Manejo de Recursos Naturais
Fazer acontecer! O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil
Escolhendo o nosso Futuro
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Desafios do Design Instrucional na Educação Corporativa
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Talentos para Inovação
Histórico/ Evolução da EaD
CURRICULO +.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
Gestão pública na sociedade do conhecimento Como fazer acontecer?
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e tecnologia Educacional Aluno:Aline Lima da Conceição Melazzo Ferreira Profª :Gilca Vilarinho Setembro/2005.
3a. OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA Desenvolvimento de Atividades de Educação Corporativa e Sistemas de Informação Profa. ELEONORA JORGE RICARDO Universidade.
Fundada em 1987, a CDN Comunicação Corporativa é uma agência de Relações Públicas 100% focada na construção e fortalecimento da imagem e da reputação.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA. DESDE 1996 A SKY É L ÍDER NO MERCADO DE TV POR ASSINATURA DIGITAL NO B RASIL E EM TODA A A MÉRICA L ATINA, COM MAIS.
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Agora. Quem é o Mercado? 1 Jorge Gerdau Johannpeter DATA: 07 de Abril de 2008 VERSÃO: 1 Agora. Quem é o Mercado?
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Vilmar Santos Nepomuceno. Roteiro Mercado Global Mercado Nacional Mercado Local Orientação a Objetos – Vilmar Santos.
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
GESTÃO DO CONHECIMENTO
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Gestão do Conhecimento GC
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
Internet história. Internet história – fatos que marcaram.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
Rodolpho Paggiaro C. de Arruda Estudo Sobre a Utilização de Software para Transferência de Conhecimento nas Organizações.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
BRASIL Desenvolvimento Profissional e Incentivos aos Professores Guilherme L Sedlacek Nov
Transcrição da apresentação:

Marcos Cavalcanti Sociedade do conhecimento desafios para a indústria brasileira CIEP Pirai-RJ

AGENDA 1.Contexto: sociedade do conhecimento Inteligência coletiva Impacto nos modelos de negócios das empresas 2. Educação corporativa

SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Conhecimento: o principal fator de produção do século XXI Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker

A Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários FATOS Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios

1 para 1 1 para muitos Como se “produz” conhecimento?

De Gutemberg para cá o “um para muitos” se sofisticou.....

MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS Um cacique diz o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver...

NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT “WEB 2.0”: MUITOS PARA MUITOS

Inteligência coletiva Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?

Conhecimento não é gerado mais apenas em torres de marfim... " O professor que não se emancipar será rejeitado e não legitimado pelos alunos.“ Prof.Litto

Mais um meio de comunicação Convergência de mídias A Internet antes era considerada: Mais um meio de um para muitos A Internet agora assumiu: Um meio de interação do ser humano Convergência de pessoas O primeiro meio muitos para muitos Mudança de conceito

Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva ( ) “Web 2.0” Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento ( ) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação ( ) “Web 1.0” CaracterísticasFases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) As fases: Por que eclodiu agora

Como impacta os negócios? Banco / Financeira 1 – “A crescente tendência dos participantes das comunidades em rede de confiarem mais nas opiniões dos outros participantes e menos em informações institucionais e propaganda O uso cada vez maior de pesquisas comparativas de preços de produtos e serviços financeiros,... que poderá ter impactos sobre a tradicional fidelidade dos clientes 3 – Experiências pioneiras envolvendo comunidades de pessoas com disponibilidade e necessidade de recursos, viabilizando empréstimos sem intermediação de instituições financeiras” CIAB 2006 (Congresso Internacional de Tecnologia Bancária

Comunicação / marketing Como impacta os negócios?

Logística / Transportes (PAC)

1 Algumas histórias à guisa de resposta QUEM CONSTRUIU? PROJAC – TV GLOBO

2 a segunda maior empresa do mundo na indústria de mineração e metais. Em 2007 o valor de mercado da empresa chegou a US$ 120 bilhões, ultrapassando a Petrobrás ! Valor de mercado US$ 185 bilhões !!! Algumas histórias à guisa de resposta

Onde está o valor ? O que interessa para os clientes? Porto, estrada, navio, caminhão, trem? manga, ferro, soja,... na data prevista, com qualidade?

Onde e como se constrói valor? Foco na experiência dos clientes Rede de parceiros, especialistas (P&D, design, embalagem) Financiamento Competência... Infraestrutura (também, claro...) Onde está o valor ?

CUIDADO!

AGENDA 1.Contexto: sociedade do conhecimento Inteligência coletiva Impacto nos modelos de negócios das empresas 2. Educação corporativa

Prioridade para o Brasil? Educação e a criação de um ambiente que favoreça a proliferação de REDES SOCIAIS INTELIGENTES, onde as pessoas possam: se informar e capacitar potencializar seu trabalho e gerar riqueza e renda para si e sua comunidade se relacionar Ex: ATA, Sul América,...

“Educar não é dar a faca e o queijo, é provocar a fome!“ Autor desconhecido (por mim...) Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti OBRIGADO! “Está na hora de preparar a próxima geração de brasileiros para o trabalho colaborativo.“ Prof. Dr. Fredric Litto