Marcos Cavalcanti Sociedade do conhecimento desafios para a indústria brasileira CIEP Pirai-RJ
AGENDA 1.Contexto: sociedade do conhecimento Inteligência coletiva Impacto nos modelos de negócios das empresas 2. Educação corporativa
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO Conhecimento: o principal fator de produção do século XXI Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) “Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento” Peter Drucker
A Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários FATOS Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios
1 para 1 1 para muitos Como se “produz” conhecimento?
De Gutemberg para cá o “um para muitos” se sofisticou.....
MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS Um cacique diz o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver...
NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT “WEB 2.0”: MUITOS PARA MUITOS
Inteligência coletiva Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?
Conhecimento não é gerado mais apenas em torres de marfim... " O professor que não se emancipar será rejeitado e não legitimado pelos alunos.“ Prof.Litto
Mais um meio de comunicação Convergência de mídias A Internet antes era considerada: Mais um meio de um para muitos A Internet agora assumiu: Um meio de interação do ser humano Convergência de pessoas O primeiro meio muitos para muitos Mudança de conceito
Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva ( ) “Web 2.0” Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento ( ) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação ( ) “Web 1.0” CaracterísticasFases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) As fases: Por que eclodiu agora
Como impacta os negócios? Banco / Financeira 1 – “A crescente tendência dos participantes das comunidades em rede de confiarem mais nas opiniões dos outros participantes e menos em informações institucionais e propaganda O uso cada vez maior de pesquisas comparativas de preços de produtos e serviços financeiros,... que poderá ter impactos sobre a tradicional fidelidade dos clientes 3 – Experiências pioneiras envolvendo comunidades de pessoas com disponibilidade e necessidade de recursos, viabilizando empréstimos sem intermediação de instituições financeiras” CIAB 2006 (Congresso Internacional de Tecnologia Bancária
Comunicação / marketing Como impacta os negócios?
Logística / Transportes (PAC)
1 Algumas histórias à guisa de resposta QUEM CONSTRUIU? PROJAC – TV GLOBO
2 a segunda maior empresa do mundo na indústria de mineração e metais. Em 2007 o valor de mercado da empresa chegou a US$ 120 bilhões, ultrapassando a Petrobrás ! Valor de mercado US$ 185 bilhões !!! Algumas histórias à guisa de resposta
Onde está o valor ? O que interessa para os clientes? Porto, estrada, navio, caminhão, trem? manga, ferro, soja,... na data prevista, com qualidade?
Onde e como se constrói valor? Foco na experiência dos clientes Rede de parceiros, especialistas (P&D, design, embalagem) Financiamento Competência... Infraestrutura (também, claro...) Onde está o valor ?
CUIDADO!
AGENDA 1.Contexto: sociedade do conhecimento Inteligência coletiva Impacto nos modelos de negócios das empresas 2. Educação corporativa
Prioridade para o Brasil? Educação e a criação de um ambiente que favoreça a proliferação de REDES SOCIAIS INTELIGENTES, onde as pessoas possam: se informar e capacitar potencializar seu trabalho e gerar riqueza e renda para si e sua comunidade se relacionar Ex: ATA, Sul América,...
“Educar não é dar a faca e o queijo, é provocar a fome!“ Autor desconhecido (por mim...) Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti OBRIGADO! “Está na hora de preparar a próxima geração de brasileiros para o trabalho colaborativo.“ Prof. Dr. Fredric Litto