PSICOLOGIA DE GRUPOS: Pesquisadores em Isolamento e Confinamento na Antártica   Geny de O. Cobra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Abordagem Humanística da Administração
Uma visão geral da vida em sociedade
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
Qualidade de vida no Trabalho
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
PERSONALIDADE E TRABALHO
Gestão de Arquivos: Mudar é preciso?
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Autor: Pricila Arrojo da Silva
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Ciberinfante criativo
Pesquisa em grupoterapia
Psicologia ambiental Conceito e Definição.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
Comportamento Organizacional
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ESTADUAL UNIVERSIDADE DE ALAGOAS – UNEAL CAMPUS III – PALMEIRA DOS ÍNDIOS CURSO DE HISTÓRIA O PAPEL DA MÍDIA NA FORMAÇÃO DO IMAGINÁRIO POLÍTICO: A CONSTRUÇÃO.
Um espaço para formação, informação e reflexão. Neste mês nossa homenagem e gratidão vai para um profissional muito especial...
ARN Segunda Parte “Da história ao sócio- psicológico e desenvolvimento” Pós Graduação Prof. Esp. Tiago S. de Oliveira
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Liderança e Relações Interpessoais
OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Prof. Ms. José Elias de Almeida
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Por que estudar Psicologia?
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
Capítulo 7 Direção.
Capítulo 1 A administração hoje.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Gestão Estratégica de Pessoas
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Entre o Psicodiagnóstico e o Aconselhamento Psicológico
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Cognição nas organizações
Elementos indispensáveis da Narrativa Jurídica
BOURDIEU E ELIAS &. O espaço social é, para Bourdieu, multidimensional se apresentando, pois, como um campo de forças em disputa. Isto é, o espaço social.
TEOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS APLICADAS
Atividade complementar 04
Capítulo 7 Direção.
Introdução à Administração
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Avanços da psicologia social na América Latina
Psicologia da Educação
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Somos todos seres sociais
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
DAYANNE DAILLA DA SILVA CAJUEIRO - Universidade Federal do Pará, VIVIANE BARBOSA DOS SANTOS - Universidade Federal do Pará,
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA DE GRUPOS: Pesquisadores em Isolamento e Confinamento na Antártica   Geny de O. Cobra

Introdução Antártica Questão: Como os grupos se organizam e interagem em ambiente isolado na Antártica Ambiente: isolamento e confinamento - vivência em grupo Hipótese: imersão no social imersão no ambiente (físico) grupo como ambiente de interação (simbólica)

Considerações Metodológicas 20 pesquisadores egressos da Antártica período: anos de 2005, 2006 e 2007 Entrevistas abertas e face a face - como você descreve um grupo - descrever sua experiência de grupo Proposta de Análise - lembranças e relatos - discurso do sujeito como porta-voz do grupo (FOULKS e ANTHONY, 1965)

Considerações Metodológicas Objetivos: avaliar através do discurso dos sujeitos em grupo - pontos fundamentais na recriação de formações grupais - estrutura e a dinâmica dos grupos - as relações intersubjetivas - grupo como apoio ou suporte material e emocional

Perspectivas Teóricas O indivíduo nasce como indivíduo e se torna sujeito no grupo grupo primário (FREUD, 1987) Grupo como matriz (suporte e apoio) Estrutura agrupamento grupo de trabalho (BION, 1975) interno (ilusão e sonho) realidade psíquica (KÄES, 1997)

Perspectivas Teóricas O grupo em isolamento e confinamento (NELSON, 1973) Isolamento: - limitação física - imersão em grupo social - comunicação Confinamento: - área geográfica prescrita - espaço físico x espaço pessoal - simbólico (LOSICER, 2002)

Perspectivas Teóricas Formação dos Grupos formais x informais (HARE, 1983) - o grupo “os acampados” - o grupo “os embarcados” - grupos da EACF : grupo base/grupo virtual grupo “os pesquisadores da Estação”

RESULTADOS

O grupo “os acampados” Organização Características Primeiro momento: Nove pesquisadores e dois alpinistas idade média de 34 anos tempo de convívio: 72 dias Características Primeiro momento: sonho antártico e destino organização x inclusão-exclusão a viagem

O grupo “os acampados” Segundo momento Terceiro momento o desembarque na Ilha de James Ross a imensidão a privacidade os acontecimentos e cultura de grupo Terceiro momento a retirada reorganização do grupo na Estação Ferraz (conflitos intergrupais)

O grupo “os acampados” Quarto momento Lideranças no acampamento a volta da Antártica avaliação características salutogênicas (Palinkas, 2003) Lideranças no acampamento Coordenador e líder formal Alpinistas líderes informais

O grupo “os embarcados” Organização formado por três pesquisadores: duas mulheres e um homem. idade média de 34 anos tempo de permanência: no máximo 30 dias Características grupo artificialmente construído 1) indivíduos viveram a mesma experiência 2) não estiveram no navio no mesmo período 3) ausência de relatos de integração do grupo 4) ausência de pontos de interação intragrupal

O grupo “os embarcados” Estrutura do grupo convivência no navio em grupo convivência social na Praça d’Armas interação pesquisadores e oficiais Liderança comandante embarcado é o líder formal ausência de liderança informal Cultura hierarquia militar

Os grupos da Estação Ferraz Grupo Base Característica grupo virtual papel fundamental na dinâmica da Estação e pesquisas Liderança - Chefe da Estação administração decisões logística bem-estar físico e emocional

Os grupos da Estação Ferraz O grupo “os pesquisadores da Estação” Característica 10 pesquisadores: sete homens e três mulheres idade média 34 anos Temo de permanência entre10 meses e 35 dias Grupo no verão Grupo formal e informal coexistem simultaneamente (Hare, 1996) Solução de conflitos (identidade de grupo)

Os grupos da Estação Ferraz Grupo no inverno o grupo “os pesquisadores da Estação” menor número maior iteração com o Grupo Base pesquisadores imersos na cultura militar Identidade Antártica batismo antártico a magia do lugar o Clube do Gelo

Considerações Finais A vivência em grupo é compulsória Compreensão de grupos vivendo em isolamento e confinamento Ação do isolamento e confinamento na personalidade Compreender o papel do Brasil na Antártica Qual a influência do ambiente gelado na saúde física e emocional do ser humano? Como encontrar estratégias para lidar com os conflitos intergrupais relacionados ao trabalho em geral e no campo da saúde psíquica em particular?