GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
Advertisements

Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Área do conhecimento: Biologia
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Reunião Pedagógica da Faculdade de Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
A RELAÇÃO ENTRE ESTÁGIO E PESQUISA: algumas considerações preliminares
X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador–BA, 7 a 9 de julho de 2010 Memorial: motivações e contribuições.
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
A Filosofia no ensino médio: algumas questões
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ARN O processo de construção consiste de um movimento para outro, através de um período de conflito induzido por uma anomalia.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS Gestão do Ensino, Pesquisa e Extensão Prof° Esp. Walber Rodrigues da Silva.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Profª. Ivna Herbênia Souza
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Organização do Trabalho Pedagógico Universitário TP - Sentido amplo: Conjunto de diretrizes da unidade acadêmica que se reflete nas atividades desenvolvidas.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO
autonomia; saberes; prática/teoria/práxis
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Junho – 10 Eixo 2. Formação 1. Constituição do campo de formação de professores 2. Quadro teórico conceitos chave: autonomia; saberes; prática/teoria /práxis.
Autores: Elenice P. Juliani Engel Volmar Madeira Gildo Volpato
Elementos do plano de aula
Recife
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva

Mudanças na Educação Superior No processo de ensino: busca pelo desenvolvimento da aprendizagem dos alunos; No incentivo à pesquisa: desenvolvimento do ensino com pesquisa; do ensino por projetos; introdução da informática.

A RELAÇÃO PEDAGÓGICA O Educador e o Educando

O EDUCADOR 1. Competente em determinada área do conhecimento; 2. Domínio na área pedagógica: planejar, mediar e avaliar a ação educativa; 3. Conhecimento do processo de ensino e de aprendizagem: teorias da aprendizagem;

3.1. No processo de aprendizagem o professor deverá fazer as seguintes perguntas: O que o aluno precisa aprender para se formar como um profissional cidadão? Como o aluno aprenderá melhor, fixará melhor?

Quais técnicas favorecerão a aprendizagem dos alunos? Como será a avaliação de forma que o incentive a aprender?

4. A relação professor e aluno 4.1 Orientar e incentivar os alunos; 4.2 Mostrar o progresso dos alunos; 4.3 Incentivar a aprendizagem de uns com os outros;

4. A relação professor e aluno 4.4 Estimular o trabalho em equipe; 4.5 Que acredite na capacidade dos seus alunos.

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Até a década de 1970: o bacharelado e o êxito na profissão eram os únicos critérios para lecionar nas faculdades e universidades no Brasil (MASETTO, 2008).

O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Princípio: “quem sabe, automaticamente, sabe ensinar”; Prática pedagógica baseada: Transmissão da informação; Pedagogia bancária (FREIRE, 1968).

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL – 9394/96 Formação em nível de pós-graduação lato e stricto sensu; Um terço do quadro de professores tenham a titulação de mestre ou doutor.

SELEÇÃO DE PROFESSORES (MASSETO, 2008) O conhecimento (titulação) em determinada área; A experiência profissional continuam a ser um dos pré-requisitos para a docência.

SELEÇÃO DE PROFESSORES (MASETTO, 2008) A formação e a experiência profissional são importantes, mas não suficientes, pois na universidade o profissional exerce o ofício de professor, que requer o domínio de saberes necessários para ensinar.

OS SABERES PEDAGÓGICOS (PIMENTA, 2008; MASETTO, 2008) São os saberes necessários para ensinar; Quais os saberes necessários para ensinar na Educação Superior? PLANEJAR MEDIAR AVALIAR

MÉTODO DE ENSINO “Método de ensino é um conjunto de processos de que o professor lança mão para perseguir a finalidade de ensinar” (ARAÚJO, 2000, p. 26).

TÉCNICAS DE ENSINO De acordo com Martins (2006) a técnica surge do método de ensino, é a sua operacionalização; “O método se concretiza nas diversas etapas ou passos que devem ser dados para solucionar um problema, e esses passos são as técnicas.” (LUKESI, 2003, p. 26)

O método expositivo, que é o meio pelo qual levamos ao educando os conhecimentos já elaborados, pode ser executado através de várias técnicas: exposição oral pelo professor, exposição escrita através de um texto, demonstração de como proceder à execução de uma experiência em laboratório, apresentação de um exemplo a ser imitado etc. (LUCKESI, 2003, p. 53).

AS TÉCNICAS DE ENSINO Podem ser usadas para: Transmitir conteúdos; Problematizar, desafiar, criticar, julgar, pesquisar, correlacionar, diferenciar, conceituar, sintetizar, provocar reflexões, etc.; O professor tem a liberdade para criar, adaptar e reinventar novas técnicas para ensinar e aprender.

Escolha de uma Técnica de Ensino Espaço físico da sala de aula Objetivos Caracterís ticas e o nº de alunos Assunto Escolha de uma Técnica de Ensino Espaço físico da sala de aula Tempo disponível

REFERÊNCIAS ARAÚJO, José Carlos Souza. Para uma análise das representações sobre as técnicas de ensino. In: VEIGA, Ilma P. A. Técnicas de ensino: por que não?. 11 ed. São Paulo: Papirus, 2000. LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. 2. ed . São Paulo: Cortez, 2003. MASSETO, T. M. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2008. PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 5 ed. São Paulo: Cortez.

ATIVIDADE Leitura do texto em grupo 2. Discussão do texto no grupo a partir das questões: O autor do texto me diz que... Eu digo ao autor do texto que...