Pró-Reitoria de Graduação Equipe de Apoio Pedagógico Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente Seminário de Avaliação e Planejamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
FACULDADE METROPOLITANA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Bacharelado em Sistemas de Informação
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Educação Ambiental - GPEEA
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Pedagogia Universitária
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Perspectivas da Educação Corporativa no âmbito da Educação Superior
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Universidade Federal de Uberlândia
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
Antonia Maria Coelho Ribeiro
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Revisita ao PPP.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação continuada ANO 2015
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Transcrição da apresentação:

Pró-Reitoria de Graduação Equipe de Apoio Pedagógico Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente Seminário de Avaliação e Planejamento PRODOC de dezembro de 2012 Sala O horas Política InstitucionalUma breve HistóriaMetodologiaGestão

Pró-Reitoria de Graduação Diretrizes Gerais 1. Os processos de formação pedagógica e de aprimoramento para o exercício da docência no ensino de graduação concebidos como indissociáveis dos diferentes contextos e situações do desenvolvimento profissional do docente. 2. Reconhecimento de que o desenvolvimento profissional e a formação pedagógica de um docente pode ocorrer tanto formalmente, por meio de cursos e oficinas, quanto a partir de diferentes outros meios e vivências. Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos

Pró-Reitoria de Graduação Diretrizes Gerais 3. As ações/atividades que visem o desenvolvimento profissional e a formação pedagógica dos docentes devem atender tanto as demandas institucionais quanto as vivenciadas localmente nos cursos/unidades acadêmicas/campus avançados 4. A gestão, registro e acompanhamento Institucional do desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente, deve propiciar e promover uma integração e articulação entre as ações institucionais e as iniciativas de atendimento a demandas locais. Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos

Pró-Reitoria de Graduação Diretrizes Gerais 5. A proposição e execução de ações/atividades institucionais devem ocorrer de modo a garantir uma estrutura permanente de atendimento as demandas por desenvolvimento profissional e a formação pedagógica dos docentes. Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos

Pró-Reitoria de Graduação Plano de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente Triênio Metas 1.Implementar e consolidar institucionalmente uma política de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica (DPFP) dos docentes que atuam nos cursos de graduação da UNIFAL-MG 2. Implementar um modelo de desenvolvimento metodológico das ações que seja flexível e descentralizado, de modo a atender as especificidades da realidade vivenciada pelos docentes, mas articulado com as ações institucionais de melhoria do ensino de graduação. 3. Implantar mecanismos de gestão e acompanhamento do DPFP Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos

Pró-Reitoria de Graduação 1A Política Finalidade Propiciar o aprimoramento, a atualização e a melhoria do processo ensino-aprendizagem e da prática do docente por meio de ações que promovam o permanente desenvolvimento profissional, formação pedagógica e atualização no campo educacional para o exercício da docência no ensino superior

Pró-Reitoria de Graduação Dimensões I.Organização e gestão Acadêmica-administrativa da Instituição III.Bases epistemológicas, sociais e culturais do desenvolvimento do ensino superior Ambientação do docente ao local e às condições de trabalho, propiciando sua integração aos demais servidores e oferecendo subsídios para nortear sua vida funcional junto à UNIFAL-MG Promover reflexões sobre a docência nos diferentes contextos de sua atuação profissional desta atividade em uma universidade articulando ensino, pesquisa e extensão. 1A Política

Pró-Reitoria de Graduação Dimensões II.Fundamentos educacionais do ensino superior IV. Recursos, inovações e metodologias educacionais do ensino superior Temas relacionados a fundamentos legais, normativos do funcionamento e de avaliação/supervisão educacional dos cursos de graduação, bem como a reflexão sobre a docência e sua relação com os paradigmas emergentes e políticas educacionais em vigor vinculadas ao ensino superior. Temas relacionados diretamente a prática pedagógica e a atuação do docente no ensino superior. 1A Política

Pró-Reitoria de Graduação Condições de participação do corpo docente Estágio Probatório Estáveis Obrigatório 60 horas cumpridas no PRODOC no período do Estágio probatório (20 horas na Dimensão I) Obrigatório Docentes com avaliação de forma insatisfatória conforme critérios da CPA e que tiverem sua participação recomendada pela Diretoria da unidade acadêmia Carga horária e dimensões - Diretoria da Unidade acadêmica Livre e voluntária Todos os demais docentes, podendo a certificação de participação ser aproveitada na progressão na carreira 1A Política

Pró-Reitoria de Graduação Projeto Institucional Elaborado, executado e coordenado pela Pró- reitoria de Graduação em atendimento a demandas comuns a todas as unidades e cursos, sendo reconhecidas e constituindo-se, desta forma, como demandas institucionais. Elaborados, executados e coordenados pelas Diretorias de Campi fora de Sede ou de unidades acadêmicas, isoladamente ou de forma integrada pelas mesmas, visando atender às demandas específicas situadas na realidade vivenciada localmente nos cursos de graduação, unidades acadêmicas e/ou Campi Avançados Projetos Locais 2A Metodologia

Pró-Reitoria de Graduação Divulgação do PRODOC Programação de eventos Registro Certificação Participação Avaliação 2012 e Planejamento A Gestão Participação docente nas Atividades oferecidas Consulta “online” a comunidade docente Plano do Projeto Institucional para 2013

Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos Docentes Participação docente nas atividades oferecidas

Participação Docente x Carga horária de Participação Participação docente nas Atividades oferecidas

Participação Docente x Carga horária de Participação

Participação de docentes/unidade acadêmica: lotados x participantes Participação docente nas Atividades oferecidas 195 docentes participaram de alguma atividade em Em 2011 foram 241 docentes

Participação unidades x Dimensões das atividades institucionais Participação docente nas Atividades oferecidas

Participação unidades x Dimensões das atividades locais Participação docente nas Atividades oferecidas

Situação dos docentes em estágio probatório por Unidade Acadêmica Participação docente nas Atividades oferecidas

Carga horária do projeto institucional: oferecida x planejada

Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos Docentes Consulta “online” a comunidade docente

Avaliação por Atividade/Evento usando escala graduada 1. Nível de relevância da atividade/tema para atuação de um docente em uma IFES 2. Não participei, mas meu interesse como docente na atividade/tema é Participei e considero que o atendimento as minhas expectativas e demandas como docente foi... ? Nulo Baixo Médio Alto Resultado Período: 03/12/2012 a 12/12/2012 Amostra: 21 docentes Análise: A amostra não pode, até este momento, ser considerada significativa para ser realizada uma análise quantitativa. Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Avaliação usando questão aberta solicitando uma avaliação geral do que foi oferecido no PRODOC em 2012 Transcrição -Desenvolver mais atividades do PRODOC no Campus Poços, pois isto refletirá em um maior número de participantes. Pesar igualmente atividades nas 4 (quatro) Dimensões. - A proposta sempre é boa, mas me deparo com dificuldade de encaixar no meu horário (na maioria das vezes os que me interessam acontecem durante o período em que estou ministrando aulas) e também tive problema com o moodle. -Acho importante o oferecimento de seminário pelo PRODoc em As atividades desenvolvidas no âmbito do PRODOC 2012 foram bastante profícuas ao desenvolvimento docente, aprimorando o entendimento da docência no ensino superior. -As atividades são excelentes. Somente uma crítica: a grande maioria das atividades foram ofertadas na quarta e quinta-feira. Não tivemos atividades na segunda e sexta-feira. Isto limita a participação dos docentes. -Considero as atividades oferecidas pelo Prodoc de suma importância, em especial para os professores iniciantes na carreira docente. -Considero que foram ofertadas muitas atividades e algumas poderiam ser novamente ministradas no ano de 2013 Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Avaliação usando questão aberta solicitando uma avaliação geral do que foi oferecido no PRODOC em 2012 Transcrição -Em relação ao seminário da Pró-Reitorias, seria interessante a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação apresentar mais informações a respeito da forma de registro dos projetos de pesquisas realizados. -Falta divulgar melhor os eventos com um todo, ou seja, o que acontecerá em todas as suas etapas (manhã, tarde ou noite) e externar melhor os seus resultados à comunidade acadêmica. Teve evento em que foi servido coquetel no intervalo como se fosse o seu encerramento, esvaziando a participação em sua segunda etapa. Ao especificar melhor questões como essas, os eventos do Prodoc tornam-se mais atrativos. -Muito boa e deve continuar. -O programa tem sua utilidade reafirmada devido ao quadro atual, no qual os cursos de pós- graduação focam especificamente na pesquisa, formando professores em nível superior com formação precária para atuarem como docentes. E faz se útil também atualmente no sentido de uma formação continuada e fomento de debates entre os pares. Nestes sentidos, o PRODoc da UNIFAL tem feito seu papel com cursos e palestras com temas pertinentes à docência. Porém, infelizmente a questão de horário para realização por parte dos docentes ainda é um entrave. A falta de um horário específico para a realização dos cursos, no qual os docentes poderiam ficar dispensados de suas atividades faz com que o PRODoc tenha que ofertar muitos cursos/palestras com poucos participantes. Enfim, parece algo muito solto na comunidade docente, sendo mais frequentado por obrigação de cumprimento de cargas horárias das quais os professores devem desdobrar-se para cumprir. Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Avaliação usando questão aberta solicitando uma avaliação geral do que foi oferecido no PRODOC em 2012 Transcrição -Os seminários são, em geral, interessantes e úteis. Mas acho que poderiam ser um pouco mais práticos pois, muitas vezes, ocorrem discussões que não rendem muitos frutos. -Os temas são muito interessantes, na maioria das vezes, mas os horários e frequência são impeditivos para cursá-los. -Sugiro, sempre que possível, trazer pessoas externas, para conhecermos outras realidades e opiniões. Houve uma certa concentração em alguns temas, principalmente ligados à legislação, planos de ensino e PPCs. Senti falta de mais temas ligados à atividade docente em si (métodos de ensino e avaliação, por exemplo). Acho que deveria haver integração com as outras pró-reitorias, para oferecer também capacitação para atividades de ensino, planejamento/administração e pesquisa/pós. -Qualidades: Acho que os temas melhoraram um pouco e a qualidade dos palestrantes também, além de ter tido um planejamento, marcação de horário de forma prévia. O que facilita a escolha e o planejamento por parte do professor. -Defeitos: Temas ligados somente ou praticamente, à parte do ensino. Como os professores precisam realizar atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração seria importante equilibras palestras e discussões sobre esses 4 temas. Ainda falta ter cuidado com a qualidade da pessoa Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Síntese dos resultados da avaliação Resultado Pontos (+) Temas abordados considerados relevantes e de interesse aos docentes Pré-agendamento da programação Programa em geral cumpre seus propósitos Pontos (-) Distribuição das atividades entre as dimensões Agenda/horário de oferta Maior envolvimento direto das demais pró-reitorias acadêmicas ( Extensão e Pós-graduação) e demais órgãos administrativos Obrigatoriedade no cumprimento das atividades Sugestões e encaminhamentos: Replicar atividades nos campi avançados Maior distribuição da oferta de atividades entre os dias da semana e entre as 4 dimensões Reeditar algumas atividades em 2013 Melhor divulgação da estruturas dos eventos e atividades Oferecer atividades intensivas/condensadas em horários específicos Oferecer mais atividades de aplicação do que se discutir em seminário teóricos Oferecer mais atividades com convidados externos para trocas de experiências Consulta “online” a comunidade docente – Avaliação das atividades/eventos de 2012

Foi oferecido um espaço aberto para apresentação de 5 propostas com a seguinte redação: Envio de propostas de Atividades/Temáticas para 2012 ESPECIFIQUE A.Temática/Assunto B.Nome de ministrante (caso tenha uma indicação) C.Natureza do Evento: Ciclo de Estudos e Debates (10 horas) Mini-curso (8 horas) Oficina (4 horas) Seminário ou Mesa-Redonda (2 horas) A.Modalidade: Presencial Virtual Consulta “online” a comunidade docente – Levantamento de propostas para 2012

No seminário de avaliação das atividades do PRODOC de 2012, estiveram presentes docentes do ICEX, ICHL e ICT. Apresentamos abaixo uma síntese do resultado da discussão realizada após apresentação dos resultados da consulta online realizada aos docentes e da análise da participação dos docentes no PRODOC no ano de Temáticas sugeridas Politica e relações institucionais – motivado por debates que surgiram no período da greve. A política de reestruturação do ensino superior e seus desdobramentos Questionamentos Ausência dos diretores das unidades no seminário de avaliação Falta de integração das unidades no desenvolvimento de atividades do PRODOC Sugestões e encaminhamentos Maior estreitamento e participação das unidades com a oferta de projetos locais para atender as especificidades dos docentes lotados nela. Realizar reunião com diretores para esclarecimentos, apresentação da avaliação e demandas de docentes Memorial do seminário de avaliação com docentes – Realizado em 13 de dezembro de 2012

Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos Docentes Plano do Projeto Institucional 2013

Metas 1. Maior envolvimento das demais pró-reitorias em atividades das dimensões 1 (PROGEPE) e 3 ( Pesquisa e pós-graduação/Extensão) 2. Ampliar o apoio e o incentivo a iniciativas locais (unidades acadêmicas) 3. Maior Implicação prática no cotidiano da atuação docente dos temas abordados 4. Desenvolver planejamento das atividades/eventos que atendam o maior nº de docentes dentro de suas limitações disponibilidade de agenda/horários Plano do Projeto Institucional para 2013

Ações 1. Negociar com demais pró-reitorias participação na oferta e coordenação das atividades por suas areas de atuação: Graduação  ênfase nas dimensões 2 e 4 Administração/Planejamento/Gestão de Pessoas  ênfase na dimensão 1 Pesquisa e Pós-graduação/Extensão  ênfase na dimensão 3 2. Oferecer assessoria e consultoria a unidades acadêmicas para o atendimento a demandas específicas 3. Diversificar modalidades de ofertas articulando teoria (Seminários/mesas-redondas) a práticas (minicursos/oficinas) 4. Diversificar agenda/horários com ofertas de atividades singulares (Seminários/mesas- redondas), duplicar oferta de atividades curta duração como oficinas e minicursos e buscar oferecer cursos extensivos no formato de módulos Análise do Plano do Projeto Institucional para 2013

Plano do Projeto Institucional para 2013 Seminários Mesas-redondas Oficinas 2 – 4 horas Curso - 60 horas semestral - módulos 15h (?) Minicursos h (Até 5 dias)

Análise do Plano do Projeto Institucional para Plano de oferta das atividades/eventos TemáticaAtividadeMinistranteMDCH Curso sobre colocação da voz em sala de aula CursoFonoaudióloga 4 Oficina intermediária para utilização da Plataforma Moodle - ensino a distância Oficina 4 Familiarização com Ambiente MoodleOficina 4 Aspectos legais na relação docente-discenteSeminário 2 Curso sobre produção de periódicos acadêmico-científicos. Bom que fosse um seminário itinerante com pró-reitoria de pesquisa. Curso Seminário (?) 3 Educação Superior Brasileiro no contexto mundial Seminário 2 Gestão da carreira acadêmicaMini-cursoProf. Eduardo Bessa - UNEMAT 1 Filosofia da UniversidadeSeminário Mesa-redonda Carlos Kamienski, da UFABC 3 PBLMinicursoIlma Passos Alencastro Veiga - UnB 4 Gestão da vida acadêmica, gestão do tempo, organização. PalestraChristian Barbosa ($) Gilson Volpato (?) 1/3 Carga Horária Total

Análise do Plano do Projeto Institucional para Plano de oferta das atividades/eventos TemáticaAtividadeMinistranteMDCH Interdisciplinaridade no Ensino superiorMinicursoProf. Arlindo Philippi Jr Prof. Dr. Antônio Ribeiro A. Jr. (USP) 4 A filosofia da ciência/Epistemologia como conteúdo interdisciplinar Palestra (prática docente) 3/4 Metodologia de ensino por resolução de problemas Palestra (prática docente) 4 Implementação de inovações na prática docentes Palestra (prática docente) 4 Redação científicaMinicursoGilson Volpato - Unesp 3 Formar, manter e gerenciar redes de pesquisa. William Magnusson - INPA 3 Divulgação científica, jornalismo científicoLuisa Medeiros Massarani Ildeu de Castro Moreira 3 Políticas do MEC para o futuro da Educação Superior Mini-curso 2 Carga Horária Total

TemáticaAtividadeMinistranteMDCH Método Lógico para Redação Científica Internacional Mini-cursoGilson Volpato - UNESP 27 e 28/05/2013 (8-12 h e 14-18h) P316 Escrita acadêmica no contexto universitárioCursoProf. Ferrarezzi Prof. Daniel 3/440 A incorporação das tecnologias e mídias digitais da web no ensino superior Práticas educacionais e seu planejamento em Ambientes Virtuais de Aprendizagem Mini-cursoPVPV 420 Fundamentos educacionais das arquiteturas curriculares desenhadas para cursos de Graduação seminário22 A avaliação da aprendizagem no ensino superior e suas especificidades Oficina Minicurso O Ensino de Graduação em um contexto de de diversidade de condições de acesso e permanência no ensino superior Oficina410 Carga Horária Total Análise do Plano do Projeto Institucional para Plano de oferta das atividades/eventos

Encaminhamento de proposta para 2013 Temática/Assunto Nome(s) ministrante(s) Formato  Ciclo de Estudos e Debates (10 horas)  Mini-curso (8 horas)  Oficina (4 horas)  Seminário ou Mesa-Redonda (2 horas) Modalidade  Presencial  Virtual

Pró-Reitoria de Graduação - Equipe de Apoio Pedagógico Seminário de Avaliação e Planejamento de dezembro de 2012 Prédio O, Sala horas Obrigado!

Pró-Reitoria de Graduação Diretoria de unidades acadêmicas e Coordenações de Cursos Docentes