Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Capítulo 7 Direção.
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Informática na Educação
A importância da formação docente na mediação em EAD
Material didático para EaD
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Agentes Inteligentes Agentes Inteligentes.
Universidade de Aveiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.
Inteligência Artificial Alex F. V. Machado. Tecnologia de Processamento da Informação que envolve processos de raciocínio, aprendizado e percepção. Winston.
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Contexto de Educação a Distância
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Monitoria GDI Aula Prática
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Trabalho realizado por
A Educação a Distância é possível?
Informações sobre o Teleduc
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
Planejamento e 7 de março de 2014.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Gestão pedagógica em EaD
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Moodle para Professores e Iniciantes Web Conference e curso on line.
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na Plataforma MOODLE para Apoio às Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Parnaíba, 14 de Novembro de 2012

Agenda Ensino à Distância AVA UAPI Sistemas Tutores Inteligentes Moodle UAPI Sistemas Tutores Inteligentes Projeto STI Tecnologias Envolvidas Considerações Finais

Processo ensino-aprendizagem: Presencial A distância Semipresencial

Modalidade de ensino a distância Mediado por tecnologia AVA (Ambiente virtual de aprendizagem )

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) É um software que auxilia na montagem de turmas acessíveis pela Internet Moodle: É uma AVA de administração de atividades educacionais destinado a criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para o ensino aprendizagem.

Moodle Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source. Tem-se acesso completo ao código de fonte e pode fazer mudanças se necessário. O contexto de ensino do Moodle está baseado nos princípios pedagógicos construtivistas, com um desenho modular que torna fácil acrescentar conteúdos que motivem o estudante.

Moodle - Módulos Trabalho Chat Fórum Lição Wiki Recusos Wokshops

AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) Tempo flexível Comunicação assíncrona

Universidade Aberta do Piauí – 21 Polos Graduação Bacharelado Administração - Projeto Piloto Bacharelado Administração Sistemas de Informação Licenciatura Biologia Filosofia Física Química Matemática Pedagogia

Universidade Aberta do Piauí Pós-Graduação Administração Municipal Administração. Pública Docencia em Ensino Superior Gestão em Saúde Mídias na Educação

Centro de Educação a Distância – CEAD/UFPI Coordenação Geral de Apoio aos Pólos Coordenação de Tutorias Projetos Pedagógica Informática Secretaria de Controle Acadêmico Secretaria Administrativa Produção Material Didático CEAD/UFPI Direção

Sistemas Tutores Inteligentes Auxiliam no processo ensino aprendizagem Utilizam técnicas de Inteligência Artificial (IA) Tem propósitos educacionais.

Sistemas Tutores Inteligentes Estrutura Básica Estudante Mundo Real STI Interface Modelo do Especialista Modelo do Estudante Modelo Pedagógico

STI Moodle - UAPI STI clássicos STI Moodle-Uapi Única estratégia de ensino Pouca versatilidade em seu comportamento pedagógico Não proporciona dinamismo às características individuais de aprendizagem de cada aluno. Acompanhamento assíncrono. Grupo de agentes Inteligentes Amenizar a diferença de tempo do aluno e tutor. Auxiliar nas escolhas das atividades pedagógicas

Agentes Inteligentes Um agente é tudo o que pode ser considerado capaz de perceber seu ambiente por meio de sensores e de agir sobre esse ambiente por meio de atuadores A racionalidade do agente depende de quatro fatores: medida de desempenho conhecimento anterior do agente, ações que o agente pode executar sequência de percepções até o momento. Um agente deve selecionar uma ação que maximize sua medida de desempenho de acordo com os dados fornecidos pela sequência de percepções realizadas e/ou pelo conhecimento anterior do agente

Ontologia É um conjunto de termos ordenados hierarquicamente para descrever um domínio que pode ser usado como um modelo para uma base de conhecimento. Tem como objetivo promover um entendimento comum e compartilhado sobre um domínio, que pode ser comunicado entre pessoas e sistemas de aplicação A utilização de ontologias fornece a explicitação do conhecimento de modo não ambíguo e por isso podem ser mais facilmente processados por entidades de software

Aprendizagem de Máquina É o ramo da Inteligência Artificial que estuda o desenvolvimento de sistemas capazes de aprender com a experiência. Principais tipos de técnicas de aprendizagem de máquina: Aprendizado Supervisionado Aprendizado Não-Supervisionado Aprendizado por Reforço

STI Moodle-UAPI Agente de Perfil Agente de desempenho Detecta o perfil do aluno Agente de desempenho Proporciona condições de decisão Agente comunicador Elo entre o processo do STI e o tutor

STI Moodle-UAPI

Interface Jade/PHP Middleware que implementa um framework de desenvolvimento e uma plataforma de agentes, acompanhando um conjunto de bibliotecas, para desenvolvimento de agentes na linguagem Java. Plataforma de EAD, desenvolvido em PHP: uma linguagem de script utilizada especialmente para o desenvolvimento de aplicações Web dinâmicas cujo código é executado no servidor.

Agentes Agente de Perfil Capta o perfil dos alunos e dos tutores Será responsável por detectar o perfil de tutores e alunos da plataforma MOODLE. Através de algoritmos de classificação e, com base em atributos de desempenho, serão criados grupos que classificam os alunos ou tutores de acordo com a sua participação nas atividades da plataforma. Agente de Perfil Capta o perfil dos alunos e dos tutores

Agentes Agentes Os algoritmos utilizados estão disponíveis na ferramenta WEKA O Agente de Perfil utiliza o algoritmo k-means implementado no WEKA para classificar os alunos e tutores de cada turma da plataforma MOODLE-UAPI. A classificação resultante servirá de subsidio para que o Agente de Desempenho possa, de acordo com o perfil do grupo, indicar quais ações pedagógicas deverão ser realizadas.

Resultados Para obtenção da classificação do perfil do aluno, foi usada a base de dados do AVA utilizado pela Universidade Aberta do Piauí na oferta dos cursos da modalidade de EAD. Em particular dos alunos do Curso de Graduação em Administração Pública. Atributos usados na classificação: Contribuições efetivas de cada aluno em: Fórum Chat Tarefa Wiki Lição

Resultados Foi utilizado o algoritmo k-means para segmentação dos alunos da base de dados em quatro categorias: Ruim Alunos que participaram de menos de 30% das atividades propostas de Fórum e Chat ou nas demais ferramentas. Regular Alunos que participaram de mais de 40% das atividades propostas ou menos de 70% em pelo menos duas ferramentas. Bom Alunos que participaram de mais de 70% das atividades propostas ou menos de 80%. Ótimo Alunos que participaram de mais de 80% ou mais das atividades propostas em pelo menos uma ferramenta.

Resultados Conjunto com 868 participações Centralização dos alunos em cada categoria Taxa de erro igual a 2,65%

Trabalhos Futuros & Conclusões Preliminares Criação dos agentes de desempenho e comunicador Estudo de outros atributos Com a implementação do STI por completo, o acompanhamento do aluno pelo sistema será feito de forma síncrona , já que o tutor virtual (agente) estará sempre intervindo com o aluno, motivando sua participação.

Equipe 2 alunos de Iniciação Científica (PIBIC) 1 aluno de Iniciação Científica Voluntária 1 aluno de Mestrado

Agradecimentos @vpmachado http://die.ufpi.br/vinicius vinicius@ufpi.edu.br