PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Comercial
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
Planejamento Estratégico conceituação
Aula – Conceito de Planejamento
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Sistema de Informação Gerencial
PETI Planejamento Estratégico de TI
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
1. CONCEITO 5 Dimensões Produção, finanças, marketing …
Administração Financeira III
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Estratégia Empresarial
PLANEJAMENTO PLANEJAR É “Pensar antecipado”
Processo Administrativo
Como o Governo formula sua Estratégia
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E OPERACIONAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico Escola de Negócios
Referencial Rumo à Excelência
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Abrangência do Planejamento
Gestão de Projetos.
Gestão da Qualidade – Motivação
Plano de Desenvolvimento da Escola
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Funções da Administração
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJANDO ESTRATÉGICAMENTE
A importância do Planejamento Estratégico
Equipe de Gestão.
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,
DISCIPLINA Gestão de Pessoas e Liderança Curso: MKT Turma: 2º Período Prof. (a): Paloma Almeida
AVALIAR e PLANEJAR.
Planejamento Estratégico
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
Estratégia empresarial
Planejamento Organizacional Integrado
Teoria Geral da Administração
Função Planejamento GUI I
Gestão da produção Roteiro de produção Prof a. Keli Vanessa Salvador Damin Versão 2015/1.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Planejamento de Comunicação
Conceitos, Fases e os níveis do planejamento
Fases As fases básicas para a elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser: Fase I: Diagnóstico Estratégico Fase II: Missão da Empresa.
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Sistema de Informações Gerenciais
Estância Turística de Santa Fé do Sul
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
SISTEMA DE GESTÃO ECONÔMICA Cínthia - Diego - Jaqueline - Karen - Luciane Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Gestão e.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Fundamentos da Administração Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/14 Aula 5 Planejar – Fixar a Direção SCHERMERHORN, John R. Administração : conceitos fundamentais.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
UNIDADE 2 – Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública Etapas do Processo de Planejamento Estratégico na Administração Pública.
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Conceitos iniciais Dimensão 2 Dimensão 1 Dimensão 3 Planejamento Dimensão 1 Assunto que será desenvolvido Dimensão 2 Elementos do planejamento Dimensão 3 Tempo do planejamento

O planejamento é um processo Além das três dimensões, há de se conceber que todo o planejamento elenca características estratégicas, táteis, de variáveis em relação ao alcance de público de nicho. Aspectos e dimensões devem traduzir a EFICÁCIA, EFICIÊNCIA E EFETIVIDADE de viabilização do planejamento e seu tempo de implantação.

O PLANEJAMENTO ANTECEDE À AÇÃO E À DECISÃO Planejamento x plano O planejamento estratégico é composto de variáveis, de fatores. Ele não pára ou estagna; tem fluxo contínuos . Pressupõe decisão e implementação empresarial. Vários são os componentes que levam a essas ações organizacionais dentro do ambiente da empresa. O processo não é um plano. Planos são eventuais. Processos são contínuos. O PLANEJAMENTO ANTECEDE À AÇÃO E À DECISÃO

Princípios do planejamento O planejamento é uma operacionalização continua. Traduz-se pela vital importância de decidir, agir, avaliar., ininterruptamente. Existem os princípios gerais e os específicos: O planejamento deve seguir exatamente todos os princípios que o regem para que guarde as características válidas para a organização.

Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com Atividade Redija em algumas linhas como você identifica na empresa/organização em que trabalha, a ação, decisão e execução contínua do planejamento estratégico. Envie o seu exercício para: dominiocursosonline@gmail.com

Os 3 princípios gerais Objetivos, viabilizando a máxima da empresa. Organização, direção e controle Eficiência, eficácia e efetividade

Os 3 Princípios específicos Planejamento participativo Planejamento da coordenação Planejamento integrado

Filosofia do planejamento Planejar é mais do que projetar esforços para que se alcance a SATISFAÇÃO do público visado. Para tanto, cabe um bom tomador de decisões para que os objetivos do planejamento sejam alcançáveis. TODO O PLANEJAMENTO DEVE SER FEITO NÃO SOMENTE PARA ATENDER BEM, MAS PARA ATENDER O MELHOR POSSÍVEL AO CAMPO DE ATUAÇÃO ORGANIZACIONAL.

Partes do planejamento Finalidade: especificar o que se almeja descrevendo visão, missão, objetivos e metas. Meios: que caminhos adotar para se alcançar as metas. Denominam-se “estratégias e procedimentos”. Esquematização organizacional: descrição da estrutura da empresa. Recursos: dimensionar o que a empresa tem para dar caminhamento ao processo determinante. Implantação: implantar o projeto de acordo com as especificações.

Atividade Determine, resumidamente, como você descreveria cada parte do planejamento estratégico na empresa em que você trabalha. Aponte: missão, valores, estratégias, recursos e implantação. Envie para o e-mail: dominiocursosonline@gmail.com

Objetivos Para que haja uma implantação e estruturação metodológica, é necessário que se determine quais são os objetivos específicos e gerais. É preciso que haja também quais são as metas em curto, longo e médio prazo. Além de determinar objetivos determine os RESPONSÁVEIS pela execução para que se deleguem tarefas.

Organização sistemática Todo o sistema é determinado pro fragmentos que formam um todo. Entende-se, portanto, eu uma organização prescinde de um conjunto de partes que dependem entre si e que são controláveis no todo. A empresa visa: mercado, concorrentes, comunidade, tecnologia, sistema financeiro, governo.

Fases de elaboração no planejamento Definem-se as metas. Descreve-se a situação atual da empresa. Descreve-se o que a empresa precisa. E, em seguida: 1° Conclui-se o DIAGNÓSTICO 2° Descreve-se a MISSÃO 3° Apontam-se os INSTRUMENTOS PRECISOS 4° Determina-se em que ponto ocorrerá a AVALIAÇÃO de casa fase do projeto.

Demográficas: densidade Fatores ambientais Econômicos: inflação Social: sindicatos Demográficas: densidade

Atividade Já vivenciou algum cenário econômico, politico ou social, externo, que interviesse no planejamento estratégico de sua empresa? Se sim, descreva. Se não, pesquise. Envie sua atividade para o e-mail: dominiocursosonline@gmail.com

Postura estratégica É como a empresa se posiciona no mercado para alcançar as metas estabelecidas nas situações internas e externas. Essa postura é descrita na MISSÃO, item do planejamento estratégico. Dentro dessas decisões que são tomadas, necessita-se que a empresa posicione ETICAMENTE de acordo com o planejamento estratégico.

O PROCESSO ESTRATÉGICO O processo exige planejamento, desenvolvimento. De acordo com Peter Drucker: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes.”

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Outra definição de Peter Drucker sobre o planejamento estratégico “o processo contínuo de sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias execução dessas decisões e, por meio de uma retro-alimentação organizada, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas.”

Atividade Monte um planejamento estratégico, com base no seguinte roteiro. Qual é a situção em que a organização se encontra; Qual é o passo a ser dado; Como serão alcançados os objetivos. Envie para o e-mail: dominiocursosonline@gmail.com