Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Nossa Senhora de Fátima Escola da Fé
Advertisements

O pecado original Gn 3, 4: «Então a serpente disse
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Leitura cristã da Criação
O amor de Deus é a razão primeira e última da Criação.
Moral especial - Terceiro Mandamento
Segundo Mandamento Ex 20, 7: “Não dirás o nome do Senhor, teu Deus,
A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
Igreja invisível Até ao dia da segunda e definitiva vinda de
Cooperação na santificação
Mãe e Mediadora Maria é nossa Mãe, não em sentido natural, mas
No princípio No princípio, Deus criou o céu e a terra”.
Estrutura moral especial
São José O Magistério sustenta que a Virgem e São
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Parusia Escatologia: Do grego éskata (coisas últimas) e logos (conhecimento); estuda o que, pela Revelação, sabemos acerca do que existe após o fim da.
Um Sinal no céu.
Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, queremos lembrar a Sua Assunção. Sim, pois depois de assunta aos Céus, Maria é esta que está junto do Filho,
“Na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende.”
Teologia Fundamental 1 Pe 3, 15: “(Estai) sempre dispostos a dar resposta a todo aquele que vos pedir a razão da vossa esperança”. - Sempre: uma tarefa.
Aula 6 As Processões Divinas
= A Revelação sobrenatural
Conversão CCE 1849: “O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência recta; é faltar ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo.
Fr. Pedro Paulo dos Reis Mendes, scj
Novena da Imaculada Conceição
Salve, Maria Mãe de Deus.
Imaculada Conceição.
Virgem Maria.
A Santíssima Trindade e Maria.
VALOR TEOLÓGICO E PASTORAL DO CULTO À SANTÍSSIMA VIRGEM.
É justo que o Pai e o Filho e o Espírito Santo coroem a Virgem como Rainha e Senhora de toda a criação. Aproveita-te desse poder! e, com atrevimento.
Nossa Senhora, Rainha do Céu e da Terra
Maria - Um modelo de fé.
Frutos da Redenção A vontade salvífica universal de Deus centra-se em
Vinda do Filho de Deus O fim da Encarnação é a salvação dos homens: o Filho de Deus veio “para que o mundo se salve por Ele” (Jo 3, 17), “para ser salvador.
† ORAÇÃO DO ANGELUS Pelo Papa Bento XVI
Maria de Pentecostes.
Assunção Ligue o som....
Natureza O termo mistério aplicado à Igreja: indicando que a sua realidade transcende a instituição visível e excede as capacidades humanas de compreender.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Minha alma proclama a grandeza do Senhor! 17 de agosto de 2014.
Solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Maria da Assunção.
Assunção de Nossa Senhora No final de sua vida, no que a tradição chama de “dormição” de Nossa Senhora, contemplamos o dogma que é celebrado neste final.
Imaculada Conceição de Maria
DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIA - MÃE DO SENHOR
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua Conceição, foi preservada do pecado original, por privilégio.
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
Ligar o som e deixar andar sozinho Pedir a graça do Espírito Santo.
Rainha dos Anjos.
Maria, Mãe de Deus.
Feliz com Maria A mãe de Jesus é proclamada mãe de Deus. A base da fé cristã se dá em Jesus, por Ele não ser apenas um homem e sim também Deus. O filho.
Elevação e queda CIC 375: O primeiro homem foi
Assunção de Maria.
Ave Maria Cheia De Graça “Cheia de graça" és tu, Maria, repleta do amor divino desde o primeiro momento da tua existência, providencialmente predestinada.
A Assunção de Nossa Senhora aos Céus.
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
Noção O cristão não crê apenas, mas também vive. Teologia Dogmática
Maria e o Advento.
Introdução A Cristologia é uma parte da teologia que trata sobre Cristo. Estuda Jesus Cristo como o Verbo encarnado e Filho de Deus, e Jesus como nosso.
Virgindade de Maria Maternidade e virgindade são alternativas da
Aula 9 As Missões Divinas
Maria no mistério de Cristo
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
01.Moral 01 – Introdução (8 slides) 10. Moral 10 – Conversão (8 slides) 02.Moral 02 – Fundamento da Moralidade (8 slides) 03. Moral 03 – Fim último (9.
Índice: 01. Desígnio de Deus (15 slides) 02. Obscurecimento actual (16 slides) 03. Identidade do matrimónio (23 slides) 04. Fins do matrimónio (13 slides)
Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção (8 slides) 5. Realeza.
Transcrição da apresentação:

Aulas previstas: 1. Maternidade divina (8 slides) 2. Imaculada Conceição (10 slides) 3. Virgindade de Maria (10 slides) 4. Assunção ( 8 slides) 5. Realeza de Maria (4 slides) 6. Cooperação na santificação (4 slides) 7. Mãe e Mediadora (5 slides) 8. Culto e devoção (5 slides) 9. São José (6 slides) Mariologia Aula 4 Assunção

1/8 Assunção  A assunção produz-se por virtude de Deus. O dogma significa que para a Virgem Maria não se adia até ao fim dos tempos a glorificação do seu corpo, como sucederá com os outros fiéis, e que o seu corpo não sofreu a decomposição cadavérica.  Pio XII, Munificentissimus Deus, : “Pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado: que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem Maria, cumpri- do o curso da sua vida terrena, foi assumpta em corpo e alma para a glória celeste”.

2/8 Assunção  Gn 3, 15 : “Eu porei a inimizade entre ti e a mulher...”. Cristo, Novo Adão, obtém o triunfo definitivo sobre a antiga serpente, associado intimamente à Nova Eva, Maria. O triunfo é triplo: sobre o pecado, sobre a concupiscência e sobre a morte. A primeira redimida foi libertada da morte à semelhança de Cristo.  Pio XII quis prescindir, na definição dogmática, da questão sobre a morte de Maria na fórmula definitória: não quis defini-la.  Muitos Padres apresentam a morte de Maria como um acto de amor que a levou até ao seu divino Filho para compartilhar com Ele a vida imortal.

3/8 Assunção  Lc 1, 28 : “Cheia de graça”. A graça redunda em toda a pessoa, unidade de alma e corpo. À plenitude da graça deve corresponder a plenitude de glória, na pessoa inteira.  Ap 12, 1 : A Mulher vestida de sol. “Uma mulher vestida de Sol, ou seja, imersa na luz de Deus, que a habita porque Ela habita n' Ele. (...) Os Céus e a Terra fundiram-se. Debaixo dos pés, a Lua, como sinal de que o efémero e mortal foi superado, e que a transitoriedade das coisas foi convertida em existência perdurável. E a constelação que a coroa significa salvação ” ( Bento XVI, Angelus, ).

4/8 Assunção  A participação da Virgem na vitória de Cristo não poderia considerar-se plena sem a glorificação corporal antecipada de Maria.  “ Como Cristo ressuscitou de entre os mortos com o seu corpo glorioso e subiu ao céu, assim também a Virgem Santíssima, a Ele associada plenamente, foi elevada à glória celestial com toda a sua pessoa. Também nisso a Mãe seguiu mais de perto o seu Filho e nos precedeu a todos nós” ( Bento XVI, Angelus, ).  “A maternidade divina, que fez do corpo de Maria a morada imaculada do Senhor, funda o seu destino glorioso ” ( João Paulo II, Audiência geral, ).

5/8 Assunção  Harmonia da Assunção com o dogma da Imaculada : se a ressurreição é o triunfo e o troféu da redenção, a uma redenção preventiva e antecipada corresponderá uma antecipada ressurreição.  Se Adão e Eva introduziram no mundo a morte da alma (pecado) e a do corpo, Cristo e Maria foram causa de vida para a alma ( graça ) e para o corpo ( ressur- -reição ).  Harmonia com a Maternidade virginal : a verdade do parto virginal proclama o decreto divino de preservar em absoluto a integridade corporal da Mãe de Deus.

6/8 Assunção  Como nos teríamos comportado, se tivéssemos podido escolher a nossa mãe? Julgo que tería- mos escolhido a que temos, enchendo-a de to- das as graças. Foi o que Cristo fez, pois sendo Omnipotente, Sapientíssimo e o próprio Amor, seu poder realizou todo o seu querer (...). Os teólogos formularam com frequência um argu- mento semelhante, tentando compreender de algum modo o significado desse cúmulo de graças de que se encontra revestida Maria e que culmina com a Assunção aos céus. Dizem: ‘convinha, Deus podia fazê-lo, e por isso o fez’” ( São Josemaria, Cristo que passa, 171 ). Harmonia com o amor de Cristo por Sua Mãe

7/8 Assunção  A Assunção de Maria é o argumento ou prova de que todos os fiéis dos quais a Virgem Santís- -sima é Mãe, estarão um dia com os seus corpos glorificados junto a Cristo glorioso. O nosso futuro não é utópico. É uma realidade existente em Cristo e Maria.  Contemplando Maria Assumpta, o cristão aprende a descobrir o valor do seu próprio corpo e a custodiá-lo como templo de Deus, à espera da ressurreição e glorificação da vida eterna bem-aventurada.

8/8 Ficha técnica  Bibliografia  Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel)  Slides  Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com