CPA Composição Fatec Guaratinguetá. SINAES  Sistema Nacional de Avaliac ̧ a ̃ o da Educac ̧ a ̃ o Superior - SINAES  (instituido pela Lei 10.861, de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO E DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
Ensino de Administração do Geral ao Específico 1 Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes ENADE EM ADMINISTRAÇÃO Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
A Educação a Distância na perspectiva
Profa.Dra. Elizabeth Teixeira
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
CPA FATEA / 2012 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. CPA FATEA / 2012 O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação) Com o objetivo de coordenar e articular.
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO APROVADOS PELO MEC
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
AMPESC MINISTRANTE: KRÜGER, Maria Helena. LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior -SINAES.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Laboratory of Biomechanics and Functional Morphology ENSINO E TREINO DO DESPORTO ESCOLAR Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Auto-avaliação.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
“A A VALIAÇÃO E XTERNA DA E DUCAÇÃO S UPERIOR A D ISTÂNCIA ” S UZANA S CHWERZ F UNGHETTO Coordenadora – CGACGIES/DAES/INEP Rio de Janeiro | 09/Junho/2015.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
COMISSÃO 2009 Profª. Gláucia Negreiros Profª. Rosa Albuquerque Profª. Dora Vasconcelos.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.
Transcrição da apresentação:

CPA Composição Fatec Guaratinguetá

SINAES  Sistema Nacional de Avaliac ̧ a ̃ o da Educac ̧ a ̃ o Superior - SINAES  (instituido pela Lei , de 14 de abril de 2004)  Avaliac ̧ a ̃ o das Instituic ̧ o ̃ es de Educac ̧ a ̃ o Superior (AVALIES)  Avaliac ̧ a ̃ o dos Cursos de Graduac ̧ a ̃ o (ACG)  Exame Nacional de Avaliac ̧ a ̃ o do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

SISTEMA  INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS/MOMENTOS/ESPAC ̧ OS COM BASE EM UMA CONCEPC ̧ A ̃ O GLOBAL  ARTICULA REGULAC ̧ A ̃ O E AVALIAC ̧ A ̃ O  PROPICIA A COERE ̂ NCIA DA CONCEPC ̧ A ̃ O GERAL DA AVALIAC ̧ A ̃ O COM OS OBJETIVOS E A POLITICA DE EDUCAC ̧ A ̃ O SUPERIOR

AVALIAÇÃO  UMA ATIVIDADE COMPLEXA QUE ENVOLVE MULTIPLOS INSTRUMENTOS  DIFERENTES MOMENTOS DIFERENTES AGENTES  E UM PROCESSO SISTEMATICO DE IDENTIFICAC ̧ A ̃ O DE MERITO E VALOR

PARTICIPAÇÃO  Sujeitos sociais: professores, estudantes, tecnicos, membros sociedade (protagonistas)  Participac ̧ a ̃ o ativa em todas fases  Processo de construc ̧ a ̃ o social  Engajamento, compromisso, responsabilidade coletiva

Requisitos basicos  Existe ̂ ncia de uma equipe de coordenac ̧ a ̃ o;  Participac ̧ a ̃ o dos integrantes da instituic ̧ a ̃ o;  Compromisso explicito por parte dos dirigentes das IES;  Informac ̧ o ̃ es validas e confiaveis;  Uso efetivo dos resultados.

COMPOSIÇÃO  A Portaria no 2.051/2004, que regulamenta os procedimentos de avaliac ̧ a ̃ o do SINAES, define que a CPA deve contar com a presenc ̧ a de todos os segmentos da comunidade acade ̂ mica (docente, discente e tecnico-administrativo) e da sociedade civil organizada.

ETAPAS  Preparac ̧ a ̃ o (constituic ̧ a ̃ o da CPA, sensibilizac ̧ a ̃ o e elaborac ̧ a ̃ o do projeto de avaliac ̧ a ̃ o);  Desenvolvimento (levantamento de dados, ac ̧ o ̃ es e informac ̧ o ̃ es, analise das informac ̧ o ̃ es)  Consolidac ̧ a ̃ o (relatorio, divulgac ̧ a ̃ o e balanc ̧ o critico).

DEFINIÇÕES  Quantidade de membros,  Forma de composic ̧ a ̃ o,  Durac ̧ a ̃ o do mandato,  Dina ̂ mica de funcionamento,  Modo de organizac ̧ a ̃ o das atividades

QUEM GANHA?  A propria IES, no desenvolvimento da auto-conscie ̂ ncia institucional, na definic ̧ a ̃ o da missa ̃ o, de seus planos, metodos e trajetoria;  O governo e seus planos de desenvolvimento e politicas publicas;  Os alunos e futuros alunos  A sociedade como um todo

CPA FAÇA PARTE, FAÇA DIFERENÇA