Jogo brinquedo e brincadeira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

OS DIFERENTES TIPOS DE JOGOS PROFa
A AULA E SEUS MOVIMENTOS Paulo Ronca
Oficina Brincando com sucata
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
DIA A DIA DE NOSSAS CRIANÇAS NA EMEI
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
BRINCADEIRAS INFANTIS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Jogos tradicionais: Rodas cantadas
Retratos da Independência
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A CONSTRUÇÃO DE BRINQUEDOS E JOGOS COM SUCATAS
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Ciberinfante criativo
Projeto de Integração :
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
O brinquedo, o jogo e a brincadeira
DIA DAS CRIANÇAS.
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
TREINAMENTOS Apresentações (22/08) Foi feita uma dinâmica em grupo e apresentações do LABRIMP, do Pontão de Cultura, do Contexto Integrado e as atividades.
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Jogos e Aprendizagem JOGOS e Aprendizagem Ensaiando e Ensinando Comportamentos - Uma abordagem psicológica -
Brincadeiras infantis
CRIANÇAS HOSPITALIZADAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Relatório de Proposta de Projeto
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
O SIGNIFICADO DO ESPAÇO DA ESCOLA PARA A CRIANÇA
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Sejam bem-vindos!.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
TELESSALA DE IBAITI-PR 2007
Jogos na alfabetização Matemática
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
JOGOS E BRINCADEIRAS NA PRÉ-ESCOLA
Software Social na Educação. A utilização de softwares social no cotidiano escolar é indicado para vários níveis de conhecimento, compreensão, aplicação,
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A importância do jogo/brinquedo no desenvolvimento da criança
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Patrocínio.
Construção de um jogo de boliche
Brincando, aprendendo e interagindo na Educação Infantil
Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de Guarapuava – PR Especialização em Mídias na Educação Universidade Estadual do Centro – Oeste Campus de.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
A dimensão lúdica na criança de 0 a 3 anos
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Como eu brinco? Conto, desenho e pinto.
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Professor Dr. Renato Vaz
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ DISCIPLINA:TEORIA E ENSINO DO JOGO PROF.ESP.SAMANDA NOBRE.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Jogo brinquedo e brincadeira

Critérios para identificar o fenômeno jogo ( segundo Christie 1991) Não literalidade: realidade interna predomina sobre a externa. Uso não literal do objeto Efeito positivo: o jogo é normalmente caracterizado pelo prazer e e alegria Flexibilidade: as crianças têm novas idéias durante o jogo, provavelmente por estarem livres de pressão buscam novas soluções. Prioridade do processo de brincar: a atenção está concentradad no processo e não no resultado do brincar. O jogo só é jogo quando a criança pensa apenas em brincar. O jogo educativo normalmente desvirtua este critério quando a prioridade é a aprendizagem de habilidades e noções. Livre escolha: Só e jogo quando é selecionado livre e espontaneamente pela criança, senão é trabalho ou ensino Controle interno: os próprios jogadores determinam o desenvolvimento do jogo

Significados usuais dos termos: jogo, brinquedo e brincadeira Brinquedo:objeto, suporte de brincadeira, Brincadeira: descrição de uma conduta estruturada com regras Jogo Infantil:designa tanto as regras como o objeto

Tipos de brinquedos e brincadeiras Brinquedo educativo ( jogo educativo):surge no renascimento. São exemplos: quebra cabeça, jogos de tabukleiro, encaixe, móbiles, carrinhos com pinos, brincadeiras envolvendo musicas, parlendas, expressão motora gráfica e simbólica.

Brincadeiras tradicionais infantis Filiada ao folclore Anonimato Expressando-se pela oralidade Esta sempre se modificando (pela não cristalização e oralidade) Universais: ocidente e oriente ( amarelinha, empinar pipa, papagaio, jogar pedrinhas, etc)

Brincadeira de faz de conta Faz de conta, simbólica, representação de papéis ou sociodramática. Início : 2 /3 anos Entrada no imaginário e assimilação de regras

Brincadeira de construção Enriquecem a experiência sensorial, estimulam a criatividade e desenvolvem habilidades. Froebel: criador dos jogos de construção ( bloquinhos) Jogos de construção estão intimamente ligados aos jogos de faz de conta( construção de casinhas, cidades, carros, etc) Bibliografia: Kishimoto, T. M. O jogo, brinquedo , brincadeira e a educação infantil. São Paulo: Cortez, 2002 Kishimoto, T. M. O jogo e a educação infantil. São Paulo:Cengagee Learning, 2011