EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
LETRAMENTO.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Programa aluno pesquisador
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
CLAREANDO PROPOSTAS PEDAGÓGICAS
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
Os níveis básicos da leitura
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Rotina na Alfabetização:
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Marco Doutrinal e Marco Operativo
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estrutura do documento:
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
MEDIAÇÃO.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Ponto de partida Capítulo 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
Etapas de uma sequência didática
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRODUÇÃO DE TEXTOS NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Atividade complementar 04
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Crítica à concepção de currículo cristalizado
ENSINAR a APRENDER a LER,
Psicologia da Educação
A pré história da linguagem escrita
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ALFABETIZAÇÃO.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Gêneros textuais Professor: Marcel Matias.
Transcrição da apresentação:

EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL METODOLOGIA E PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO TAISA COSTA VLIESE EAD – PEDAGOGIA - CAMPUS VIRTUAL Rio de Janeiro, 25 de agosto de 2011.

LEV VYGOTSKY E A ALFABETIZAÇÃO A TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL (SOCIOINTERACIONISTA) E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO Ninguém nasce gostando ou com habilidades para ler e escrever. Essas Funções Mentais Superiores são construídas na interação social, através do contato com pessoas e objetos culturais. Então, mãos á obra!

LEV VYGOTSKY E A LINGUAGEM A linguagem desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do pensamento e na evolução histórica da consciência. “ a palavra liga um complexo sistema de conexões do córtex cerebral da criança e se converte numa poderosíssima ferramenta que introduz formas de análise e síntese na percepção infantil que a criança seria incapaz de desenvolver por si mesma (LURIA, 1985, p: 12).

Lev Vygotsky criou uma teoria sobre o desenvolvimento semântico e sistêmico da consciência e, segundo ele, as origens do pensamento abstrato e categorial devem ser buscadas nas formas sociais da existência histórica do homem, mais especificamente, na linguagem. LINGUAGEM HOMEM A linguagem é uma forma de materializar o pensamento. Ela é responsável pela interação e, por isso, é social.

LIGUAGEM NAS ENUNCIAÇÕES, NOS DICURSOS E NAS PRATICAS CULTURAIS Assim: A apropriação da leitura e da escrita deve ser pensada dentro de um processo de troca e compreensão de sentidos que se dão nas interações entre os diferentes sujeitos. Fazer uso da leitura e da escrita é também organizar a nossa linguagem na oralidade, no pensamento, fazendo uso das letras.

CONCEPÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE VYGOTKY O Desenvolvimento psíquico acontece a partir das interações sociais com elementos que foram a nossa cultura. Funções mentais elementares Funções mentais superiores LINGUAGEN

CONCEPÇÃO DE APRENDIZAGEM DE LEV VOGOTSKY Por entender que os homens se constituem como pessoas no seu contexto de cultura, o sujeito na perspectiva de um sujeito da sua história e da sua cultura, um ser histórico-cultural. Assim, ele participa, constrói e, na relação com a sua cultura, se constitui como pessoa. Os homens não são determinados pela cultura, mas autores de sua história, portanto, os percursos de desenvolvimento da vida são singulares e peculiares para cada pessoa.

A PRÉ-HISTÓRIA DA LÍNGUA ESCRITA Brincadeira inaugura a capacidade de representação simbólica FALA – BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA- DESENHO – ESCRITA E LEITURA É o início do processo de alfabetização. Compreende que representa com palavras, com o corpo e com desenhos. Agora representa com palavras escritas

A ONTOGÊNSE REPETE A FILOGÊNESE O homem passou a andar bípede, liberou as mãos da marcha e começou a transformar a natureza.

VYGOTSKY E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA ALFABETIZAÇÃO A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo de alfabetização. A ação educativa só tem sentido se estiver adequada a este sujeito, sua idade e seu contexto de vida. O que escrevo? Quando escrevo ?Como escrevo? Para quem escrevo? O que leio? Quando leio? Como leio? Para quem leio?

É através do discurso da própria criança que esses elementos entram na escola. A proposta pedagógica deve estar organizada para dar voz e vez a esta criança. Dentro dessa perspectiva, os discursos orais que poderão se organizar em discursos escritos das crianças serão os conteúdos de trabalho do professor alfabetizador.

O SOCIOINTERACIONISMO E O LETRAMENTO Há diferentes dimensões do aprender a ler e a escrever: ao lado da compreensão do sistema da escrita, seu funcionamento, seu caráter convencional e suas especificidades, importa poder colocar esse Conhecimento lingüístico a serviço de práticas socialmente contextualizadas. Mais do que assimilar um determinado saber, estar alfabetizado requer um rol de competências para a efetiva inserção no mundo letrado, o que, por si só, transforma a condição do sujeito na sociedade.

A DIMENSÃO DISCURSIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Smolka aponta a possibilidade de uma alfabetização numa dimensão discursiva. As crianças são sujeitos de sua história e de sua cultura, autores dos discursos orais e escritos, produzidos para se apropriar da linguagem na sua forma escrita. Qual é a concepção de alfabetização do professor alfabetizador? Qual é a sua concepção de aprendizagem?

É necessário pensar que, ao aprender a ler e escrever, a criança aprende também a interagir com os outros usando uma nova forma de linguagem. Isto significa que a criança precisará refletir sobre o que escrever, para quem escrever, quando escrever e como escrever, uma vez que a escrita será mais instrumento de interação nas suas relações cotidianas.

ALFABETIZAÇÃO COMO UM PROCESSO DISCURSIVO A compreensão da alfabetização como um processo discursivo pressupõe a organização de uma proposta pedagógica que favoreça: um trabalho com a oralidade; a leitura e a escrita com função social; a criança como um sujeito do discurso

TRABALHO COM A ORALIDADE: EXPLORANDO ELEMENTOS DA ORALIDADE É referência de linguagem para a criança; Possibilita explorar a organização do pensamento para, em seguida, trabalhar com a linguagem na sua forma escrita.   Exemplos. Conversas, leitura de textos, debates e brincadeiras, explorando de forma intensa os elementos da oralidade.

A LEITURA E A ESCRITA COM FUNÇÃO SOCIAL Produção de textos nas suas formas mais variadas. Trabalho com  textos reais, materiais reais e situações adequadas às condições escolares. Assim, a leitura e a escrita funcionarão com sentido e significado para as diferentes crianças. Textos reais = textos que fazemos uso socialmente, como, por exemplo,  a propaganda, o livro, a música, a poesia, os jornais, avisos, as placas de anúncio, os bilhetes, as listas, entre outros.

Marta Kohl - Vygotsky - Parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=2qnBE_8A6Fk&feature=related (8:32) Marta Kohl - Vygotsky - Parte 6 (final) http://www.youtube.com/watch?v=EapR3rNTkAs&feature=related

MOMENTO ATIVIDADE Vamos alfabetizar utilizando como os rótulos como material ? Vantagens: Baixo custo Fácil Acesso Leitura informativa relevante para a crianças Pesquisa pode ser feita pela própria criança Entre outras Objetivos: Leitura Incidental Leitura com todos os sentidos: Identificação dos produtos Classificação dos produtos Conhecimento da Língua Aumento do vocabulário Conhecimento do sistema monetário e de medida.

As embalagens comerciais… e demais portadores de texto possibilitam suposição de sentido a partir do conteúdo, da imagem ou foto, do conhecimento da marca ou do logotipo, isto é, de qualquer elemento do texto ou do seu entorno que permita ao aluno imaginar o que poderá estar aí escrito” (p. 83). ATIVIDADES POSSÍVEIS Nome do Produto Quem fabrica o produto Slogan do produto Como podemos utilizá-lo Quais ingredientes são usados em sua produção? Qual o peso, data de fabricação e data de validade. Há código de barra. Começa com qual número? O que isso significa. Como devemos conservar e armazenar esse produto. Identificação e comparação de preço dos produtos. Onde armazenar cada produto comprado. conjunto de produtos.

Banheiro Sala de televisão Cozinha Área de serviço

O QUE VOCÊ COME E BEBE NO CAFÉ DA MANHÃ?

O QUE VOCÊ USA PARA DAR BANHO NUM BEBÊ?

COMPARANDO OS PREÇOS ENTRE MERCADOS

VAMOS FAZER UM PUDIM DE LEITE? Modo de Fazer: Ligue o forno para aquecer por 10 minutos. Bata no liquidificador os ovos, o leite moça e o leite por 3 minutos . Faça uma calda com o açúcar, deixe esfriar. Coloque a calda numa forma com furo no meio, coloque o pudim sobre a calda Leve ao forno, não precisa ser em banho-maria, espere ficar moreninho em cima, em torno de 40 minutos Aguarde esfriar e leve à geladeira Ingredientes 3 ovos 1 lata de leite condensado 1 medida da lata de leite condensado de leite de vaca É bom fazer de um dia para o outro