Relatório de Proposta de Projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Nazaré Marta M. C. Lazarone
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O TRABALHO COM PROJETOS
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
Edna Maria Barbosa Arrebola
Plano de Ação Pedagógica
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
ELIANE PEREIRA DE BRITO
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Projeto: Conta que eu conto
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
PROJETO DIA DAS MÃES DURAÇÃO: 1 SEMANA TEMA: EU TE AMO MÃE.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Colégio Estadual Augusto Meyer
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PROJETO.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
SITUAÇÕES.
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CUIDANDO DO MEU MELHOR AMIGO “MEU CORPO”
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Especialização em Mídias na Educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA A IMPORTÂNCIA DO.
Capítulo 3: Encorajar a ler na creche. O uso precoce do livro, contribui para que a criança descubra na experiência de ler, um sentido que é agradável.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
TRABALHO COLABORATIVO
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

Relatório de Proposta de Projeto Titulo: ERA UMA VEZ NO MATERNAL Integrantes: ANA AMÉRICA LEITE GUERRA ANA PAULA GRACIANO ANGELIKI MICHELA PASCHALIS CATHARINI CLARA DE P. RAMOS FABRÍCIA CARVALHO KARIN DANIELLE RAGAZZONI XAVIER MARIA ELIZABETH F. DE CARVALHO PRISCILLA OREJANA TALITA AP. TRAJANO DOS SANTOS Unidade Escolar: PROF° MARIA GRACIETTE DIAS

TITULO: “ERA UMA VEZ NO MATERNAL” Este projeto tem como foco principal a importância da leitura desde cedo, criar hábitos saudáveis de leitura bem como respeito pelos livros e ambientes de leitura da Unidade Escolar. Em nossa unidade escolar grande parte das professoras e educadoras encontram dificuldade de frequentar a biblioteca com seus alunos visto que os mesmos não tem consciência que se deve cuidar das obras que ali se encontram, bem como não sabem se comportar de forma adequada na biblioteca, o que ocasiona a degradação dos livros e um local bagunçado ao invés de um ambiente agradável e propício para leituras e cotações de histórias. OBJETIVOS GERAIS: Desenvolver a pratica de leitura para crianças que ainda não são alfabetizadas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica; Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio meio e fim;Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade; Estimular o interesse pela leitura de diferentes portadores de textos; Estimular a leitura a partir das imagens que apresentam; Diferenciar imagem de escrita; Favorecer o aprimoramento da expressão oral e gestual, comunicação, atenção, percepção, discriminação, criatividade, etc.; Oportunizar a formação de sequência lógica; Interpretar, concluir e levantar hipóteses; Permitir a livre-expressão do que a criança ouve, vê, sente, pensa, gosta etc.; Estimular a reflexão de um mesmo texto ou história; Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.

PREMISSAS: Temos como certo que é papel do professor e do educador proporcionar estas historias para seus alunos auxiliando assim no seu desenvolvimento. Pensando também no grande acervo bibliográfico de literatura infantil e no ambiente da biblioteca, buscamos elaborar um projeto de leitura para o segundo semestre aonde iremos além de conhecer diversas novas historias poderemos aproveitar ao máximo dos espaços de leitura que a Unidade Escolar possui.

HIPÓTESES: Durante todo o andamento do projeto será sempre necessário que haja uma avaliação e uma reavaliação dos atos, procurar sempre questionar nossa pratica, bem como o andamento do projeto em questão, procurando observar se o problemática em questão esta sendo abordado e trabalhado de forma coerente e correta, não deixando que o mesmo se perca durante o percurso, buscando assim excelência em nosso trabalho. Para abordarmos esta temática de maneira prazerosa para crianças tão pequenas trabalharemos com diversas atividades , tais como: A hora do conto: Uma vez por semana iremos para a biblioteca da escola ou a outro ambiente que proporcione um local agradável para a leitura. Leremos um livro já pré-selecionado e ao fim de cada leitura faremos uma roda com as crianças onde haverá questionamentos e conversas sobre o livro em questão. A cada livro trabalharemos uma atividade diferente tais como: Suportes, desenhos, recontos, interferências, colagens, pinturas entre outras ideias que surgirem durante o percurso.

JUSTIFICATIVA: Ler é um momento mágico onde podemos expressar nossos sonhos, desejos e podemos dar asas ao nosso imaginário.Pensando nisso, surge a ideia de propor uma leitura e um contato direto com os livros, este projeto foi pensado especialmente para crianças ainda não alfabetizadas. O ato de ouvir e contar historia contribui e oferece ao desenvolvimento infantil várias possibilidades de aquisição de conhecimentos. Somente iremos formar alunos que gostem de ler e que tenham uma relação prazerosa coma leitura se proporcionarmos a elas, desde muito cedo, um contato frequente e agradável com a leitura como prática social, ensinada em situações em que a turma toda participe, comentando o que foi lido, levantando e explicitando hipóteses, debatendo ideias. São atitudes como estas que compõe o chamado comportamento leitor, capaz de ser desenvolvido desde muito cedo com a ajuda dos professores e da família. A figura do professor nesta fase é fundamental, pois este assumirá o papel de condutor de seus ouvintes para um mundo fantástico. É também nesta fase que as crianças desenvolvem habilidades da sua linguagem oral, construção dos símbolos e também do desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com imagens. Nesta fase as crianças tem um interesse maior por historias mais curtas e com muitas imagens, o que permitirá que a mesma descubra a linguagem visual antes da verbal e escrita.

Leitura de diversas obras literárias, em diversos ambientes da U.E CONCLUSÕES: É esperado que ao final deste trabalho a criança entenda a real importância da leitura no mundo contemporâneo em que vivemos, que consigam identificar e respeitar ambientes de leitura os livros da Escola em que ele está inserido. Buscaremos observar se estes alunos participam das atividades de leitura? Estão desenvolvendo suas habilidades motoras, seus desenhos estão evoluindo? Prestam atenção nas historias e argumentam sobre suas duvidas? Estão mais questionadoras? Qual é seu comportamento perante as historias contadas? METODOLOGIA: Leitura de diversas obras literárias, em diversos ambientes da U.E