Responsabilidade Social e Cidadania: perspectiva do Grupo PT e da TMN XXVI Encontro Nacional da ASP Vilamoura, 10 de Novembro de 2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projecto de Strategic Sourcing
Advertisements

O Projeto.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Sustentabilidade nos Projetos Techint Engenharia e Construção
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
RH21 – Programa integrado Mar. / 2006 MOVIMENTO RH21 Projecto base de candidatura à APG 2006.
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Reunião grupos de trabalho de Gestão de Informação e Conhecimento na BIREME Hotel Jaraguá - 21 de Julho de 2004.
SISTEMA DE GESTÃO CRM - CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT -
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
Plano de Negócio Elber Sales.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Prêmios Santander Universidades
Fabiano André Vergani
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”

______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas:
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
Responsabilidade Social
ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO PARA A COMPETITIVIDADE GLOBAL O papel da assistência empresarial do IAPMEI SINERCLIMA, 25 de Fevereiro de 2010.
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Anúncio Público Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Julho 2005 Ministério da Economia e da Inovação.
Sustentabilidade Empresarial
Programa Eco-Escolas ESCOLA BÁSICA DE GAVIÃO
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
A GESTÃO DA INFORMAÇÃO NAS AUTARQUIAS LOCAIS X Jornadas de Ciência da Informação Susana Oliveira.
Num contexto particular...
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Atuação dos agentes de Controle Social
Voluntariado “…O Voluntariado é um acto de aprendizagem, de partilha e de solidariedade, que permite aos jovens e menos jovens a aquisição de experiência.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Direcção de Produtos e Serviços de Empresas Financiamento do Sector Agrícola e Agroindustrial Lisboa, 18 de Novembro de 2015.
Comemoração do Dia Internacional do Voluntariado; Permite mostrar uma perspetiva solidária; Mostra-se consciente da sua responsabilidade social na promoção.
Molaflex Certificação Ambiental: uma alavanca para a Internacionalização das Empresas.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
O Papel da Universidade no desenvolvimento de Cabo Verde Marco Lamas Lisboa 11 de Abril de 2007.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social e Cidadania: perspectiva do Grupo PT e da TMN XXVI Encontro Nacional da ASP Vilamoura, 10 de Novembro de 2006

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem2  Importância da Responsabilidade Social.  Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Grupo PT.  Alguns exemplos na TMN. Agenda

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem3 Definição Sustentabilidade Empresarial Desenvolvimento de práticas e processos suportados nas áreas de responsabilidade social, recursos humanos, ambiente, modelos de governança e práticas comerciais.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem4  Importância da Responsabilidade Social.  Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Grupo PT.  Alguns Exemplos na TMN. Agenda

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem5 Sustentabilidade “busca simultânea do crescimento com lucro, do progresso social e da qualidade ambiental” Pilar económico Pilar socialPilar ambiental Responsabilidade social na condução do negócio Cidadania empresarial A Responsabilidade Social é uma garantia da sustentabilidade das empresas  A cidadania empresarial é uma componente da responsabilidade social. fonte: BCG. temas de responsabilidade social

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem6 A Responsabilidade Social pode ser uma ferramenta de criação de valor e de fortalecimento da imagem junto da opinião pública Através da melhoria da imagem e da reputação da empresa e das empresas a si associadas. A responsabilidade social pode ser uma fonte de criação de valor para as empresas. Através da adopção de melhores práticas na conduções dos negócios.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem7 O investimento em iniciativas de Responsabilidade Social está em claro crescimento, em especial nas empresas de maior dimensão

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem8  Importância da Responsabilidade Social.  Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Grupo PT.  Alguns Exemplos na TMN. Agenda

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem9 Também na PT a Responsabilidade Social faz parte integrante da estratégia de Sustentabilidade Empresarial Objectivo Continuar a criar valor para todos os Stakeholders no longo prazo Estratégia Através do desenvolvimento de práticas e processos de negócios em três áreas (triple Bottom Line): EconómicaAmbientalSocial De acordo com critérios internacionais, nomeadamente Dow Jones Sustainability Índex (DJSI), Global Reporting Initiative (GRI), European Telecommunication Network Operators (ETNO), Global Compact da ONU, EIRIS (Ethical Investment Research Services). Sustentabilidade Empresarial

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem10 Sustentabilidade Empresarial é parte integrante da estratégia do Negócio e coerente com o core business do Grupo Transversalidade da orientação estratégica a todas as empresas do Grupo Gestão da Sustentabilidade – Comité de Sustentabilidade Monitorizar e avaliar a implementação da estratégia Divulgar publicamente o perfil sustentável do Grupo Sucessiva identificação e alinhamento com as melhores práticas Enquadramento estratégico da Sustentabilidade Empresarial

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem11 Áreas de actuação no âmbito da Sustentabilidade Empresarial Dimensão EconómicaDimensão AmbientalDimensão Social  Modelo de Governo  Gestão de Risco e de Crise  Códigos de Conduta  Costumer Relationship Management  Gestão de Marca  Desenvolvimento de Serviços  Impacte Ambiental (Eco-Eficiência)  Relato Ambiental  Política Ambiental / Sistema de Gestão  Estratégia Climatérica  Políticas de Recursos Humanos  Atracção e Retenção de Talentos . Voluntariado  Cidadania / Filantropia  Relacionamento com Stakeholders  Modelo para Fornecedores  Impacte serviços telecom  Inclusão Digital

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem12 Stakeholders Comunidade financeira Entidades reguladoras Media Clientes Fornecedores Colaboradores Sociedade

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem13 Informar Comunicar Dialogar Formar Parceiros Clientes Media Colaboradores Comunidade Financeira Entidades Reguladoras Sociedade Compromissos Modelo de actuação no sentido de uma Atitude Sustentável

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem14 Reputação + Transparência + Código de Ética + Cidadania + Respeito pelo Ambiente + Diálogo com Stakeholders + Reconhecimento = Performance Mensurável (Económica, Social, Ambiental) = Valor da Empresa Resultado esperado

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem15 Prémios

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem16 Relatórios de sustentabilidade  Objectivos.  Destacar a PT como empresa orientada para a sustentabilidade empresarial.  Dispor de informação sistematizada e publicada para consulta de analistas a nível nacional e internacional.  Partilhar a actuação do Grupo com os stakeholders.  Possibilitar a comparação com relatórios de outras empresas a nível nacional e internacional.  Relatório  Preparado de acordo com a Global Reporting Initiative (possibilitando comparações).  Relativo à actuação do Grupo em território nacional.  Apresentado na óptica triple bottom line: económica, social e ambiental.  100% auditado por uma entidade credenciada e Independente.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem17 Crescimento financeiro com respeito pela sociedade e ambiente Reforço dos canais de Interacção com os stakeholders Maior eficiência energética e de gestão de resíduos Parcerias de I&D para estudos de impacte ambiental Construção da Sociedade da Informação e Conhecimento Apoiar a Comunidade Atrair e reter talentos EconómicoAmbientalSocial Compromissos de sustentabilidade do Grupo PT

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem18  Intensificar a interacção com os pequenos accionistas  Alavancar a relação colaborador PT / cliente satisfeito  Aperfeiçoar o Código de Ética e divulgá-lo aos stakeholders  Reforçar o posicionamento internacional  Obter certificação ambiental para mais uma empresa do Grupo  Requerer procedimentos ambientalmente amigáveis aos principais fornecedores do Grupo  Iniciar estudos para definição da estratégia energética da PT a médio prazo  Iniciar a preparação para obtenção de certificação de sistemas de Segurança e saúde no Trabalho – OHSAS  Reduzir o deficit do fundo de pensões dos colaboradores  Estabelecer parcerias com Universidades e ONG’s para aferição isenta dos impactes da actividade do Grupo na sociedade e no ambiente EconómicoAmbientalSocial Compromissos para 2006

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem19 Iniciativas de Responsabilidade Social do Grupo PT: o papel da Fundação PT A Fundação Portugal Telecom é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que tem por objectivo concretizar o compromisso de intervenção social do Grupo Portugal Telecom, no âmbito da responsabilidade que lhe cabe como o maior grupo nacional de comunicações, quer em Portugal, quer no resto do mundo onde opera e, em particular, nos países de expressão portuguesa. Tendo como fundadores a PT SGPS (holding), a PT Comunicações, a PT Multimedia, a TMN e a PT Inovação, a intervenção da Fundação e das várias empresas do Grupo abrange áreas que vão para além do seu core business. Soluções Especiais para clientes com necessidades especiais Protocolo com a Fundação Calouste Gulbenkian Federação Nacional para Deficientes: Missão Paraolimpica Mecenato História e Património Apoio a Diversas instituições Fundação do Gil Arte e Cultura Voluntariado

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem20 Iniciativas em 2005: Programas de Inclusão Digital Os programas de inclusão digital foram dirigidos a jovens, idosos e indivíduos com carências de natureza económica ou outras. Os programas têm abrangência nacional e relacionam-se com formação nas áreas de novas tecnologias de informação e com oferta de facilidades no acesso aos meios informáticos e de comunicação. A intervenção destes programas abrange escolas, hospitais e organismos de apoio a crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais (surdos, mudos, individuais e outros). Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competência 1º ano: 500 colaboradores ECDLProjecto Crescer Projecto Estrela crianças e jovens A Internet chega até si Computer Connect 2k5 PT Escolas estudantes do 7º ao 12º ano de escolas estudantes de escolas na competição on line

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem21 Iniciativas em 2005: Programas de Promoção de Respeito pelo Ambiente Recolha e Reciclagem (parceria com AMI) Recolha e reencaminhamento de lixo informático e reutilização de suportes de telecomunicação obsoletos. 700 pontos de recolha, em 100 lojas, 86 edificios e 20 cinemas por todo o país. Limpeza e Educação Projecto de educação e sensibilização ambiental para os mais novos que promove a limpeza das praias através de jogos e acções didáticas. Acção em mais de 50 praias. Preservação da Floresta Factura electrónica disponibilizada aos clientes TV Cabo, TMN, PT Comunicações, PT Prime e PT.com. Reciclagem Reutilização de materiais de comunicação (telas, lonas ou bandeiras), nomeadamente em peças de design.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem22 Iniciativas em 2005: Apoio ao Desporto Estoril Open Clube Naval de Cascais PT Rally de Portugal Volta a Portugal em Bicicleta PT Portugal Match Cup Sporting, Benfica e Porto

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem23 Iniciativas em 2005: Programas de Intervenção na Comunidade Voluntariado Aurora 330 colaboradores horas de trabalho Ceia de Natal para os sem abrigo Campanha de recolha de roupa da Cais Projecto Mão na Mão Ciência Viva Sigma Telemática Congresso Cercilei Incêndios de Verão Oferta de 20 habitações CD Composto de Mudança Fundação do Gil Promoção de Novos Talentos Mundo Mix PT

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem24 Algumas Iniciativas Recentes  Internet (WiFi) nos Jardins.  Reforço de Investimento em I&D  Lançamento de PT Escolas 2.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem25  Importância da Responsabilidade Social.  Sustentabilidade e Responsabilidade Social no Grupo PT.  Alguns Exemplos na TMN. Agenda

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem26 Alguns Exemplos na TMN Colaboradores  Kit Bebé.  Aniversário dá sorte.  Bolsas de Estudo para Colaboradores TMN.  Bolsas de Estudo/Prémios de Excelência para Descendentes.  Programa de sensibilização e desintoxicação tabágica.  Sorteio de terminais para colaboradores internos. Clientes  Produto TMN DIX, para invisuais.  Picoloop, serviço para pessoas com dificuldades auditivas.  Factura em braille (em desenvolvimento).  Filtros para adult content (em desenvolvimento). Comunidade  Mão-na-Mão.  Recolha de sangue.  Protecção da Biodiversidade (cegonhas).  Reutilização de telemóveis.  Apoio às vitimas do Tsunami.  Associações de Bombeiros Voluntários usam serviço Push to Talk da TMN.  Sudoeste: desenvolvimento de comunicação ambiental.  Limpeza das praias.  TMN Garage Sessions.  "Pontos tmn para Unicef“.  tmn apoia banco alimentar contra a fome.  Dissimulação das antenas.  Partilha das antenas.  Parceria com Plantronics (auriculares) para segurança nas estradas.

É proibida a reprodução deste documento, no todo ou em parte, sem prévia autorização da origem27 Mod. A/0093 | Class. Informação | Direcção | Data A TMN reconhece que o seu sucesso a longo prazo depende da forma como se relaciona com a comunidade através do diálogo com todos os stakeholders. Agradece, por isso, as sugestões ou comentários que nos queira dirigir por correio electrónico para continuar a aperfeiçoar a partilha de valor com a comunidade em que está inserida.