SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Encontro de Especialistas em Educação Básica
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA ADJUNTA DE ENSINO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Secretaria da Educação e Cultura
Passos para Revisão do PPP
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Avaliação Educacional Externa
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
SUMÁRIO CARACTERÍSTICAS DA AVALIAÇÃO DE SISTEMAS
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERSPECTIVAS PARA 2009.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Oficina de Apropriação de Resultados
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Avaliação Educacional Externa
F LUXO DE I NFORMAÇÃO – F ERRAMENTAS  Informações Programáticas  Fluxo de informações  Site do Pacto pela Educação  CONVIVA (Undime e Parceiros) 
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
DESENHO DO.
As avaliações e bases de dados do INEP
Avaliação da Aprendizagem em Processo
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Avaliação de Resultados – 2013
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Plano de Gestão da Escola
Atividade complementar 04 e 05
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Diagnóstico do Órgão Gestor da Educação Municipal (OGEM) Oneide Ferraz Alves.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO PEDAGÓGICA:
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
O SisPAE e a Avaliação em Larga Escala
Considerações iniciais
Devolutiva dos resultados
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
O papel pedagógico do órgão gestor
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM GESTÃO ESCOLAR
Boletim de Avaliação Escolar Resgate histórico. PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NECESSIDADE DE MELHORAR O DIÁLOGO ESCOLA / FAMÍLIA.
Transcrição da apresentação:

SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!

SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

  É um sistema anual de Avaliação que vai oferecer informações para gestores, diretores, professores e técnicos sobre os avanços da aprendizagem do alunado e os fatores associados. O QUE É?

SISPAE/ GESTOR MUNICI PAL TRAÇAR METAS PARA GESTÃO DESENHAR AÇÕES PEDAGÓGICAS DIRETRIZES NAS FORMAÇÕES

SISPAE/ GESTOR ESCOLAR PLANEJAMENTO DA GESTÃO REDIMENSIONAR OS PROJETOS PEDAGÓGICOS ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES PROPOSTAS

SISPAE/ DOCENTE DISCURSSÃO SOBRE CURRICULO REVISÃO DO FAZER PEDAGÓGICO MELHORIA NOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

  Através de aplicação de provas (L. Portuguesa e Matemática) além de questionários De que forma?

  Linha Diagnóstica (base);  Estabelecimento de Matriz de Referencia do Sispae e escala de desempenho;  Incorporação a cada ano de uma série do fundamental;  Formação para docentes quanto a elaboração de itens para avaliação de larga escala;  Formação para técnicos quanto as análises dos itens e análises de resultados. Estrutura - Sispae

 Quem participa? ALUNOS Fund. 4º, 7ª4º,5º, 7ª,8ª4º,5º,6º,7º,8ª4º,5º,6º,7º,8º,9º ALUNOS Médio 1ª, 2ª, 3ª DIRETOR XXXXX DOCENTE XXXXX TÉCNICO XXX

  Relatórios Pedagógicos e Gerenciais para a Secretaria de Educação;  Relatórios Pedagógicos e Boletins de Resultados para cada escola. Os Resultados?

  Ter assinado o Pacto.  Fazer adesão ao Sistema, através do preenchimento do “TERMO DE ADESÃO AO SISPAE”, até o dia 15 de maio. Como participar?

  SEDUC  1- Fornecer todo o material para a aplicação de provas e questionários a rede municipal de acordo com as informações prestadas no censo escolar 2014;  2- Apoio Técnico a equipe pedagógica da Semed, nas análises e divulgação dos resultados;  3- Discutir ações de melhorias. Compromissos assumidos

  SEMED  1- Retirar o material do Polo, aplicar em suas escolas e devolver o material no prazo estabelecido para cada etapa;  2- Indicar um servidor para Coordenar as ações baseados nas orientações da equipe central;  3- Garantir a participação da equipe técnica pedagógica da Semed, nas discussões, análises e divulgação dos resultados. Compromissos assumidos

  Conhecer os resultados no inicio do ano letivo;  Acompanhar a evolução a cada ano;  Comparar os níveis de aprendizagem com a avaliação nacional;  Melhorar os instrumentos de avaliação trabalhados pelos docentes;  Subsidiar equipe técnica com dados qualitativos para os planejamentos estratégicos. Pontos relevantes do SISPAE

 Obrigada!!!!