FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Pedagogia da pesquisa-ação
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Experimentação em Ciências na formação inicial de professores
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
AVALIAÇÕES DE LARGA ESCALA: instrumentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem ou instrumento de responsabilização da escola? Prof. Dr. Carlos.
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Prof. MARCUS EDUARDO MACIEL RIBEIRO Prof. Dr. MAURIVAN GÜNTZEL RAMOS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Pedro Chaves de Souza O LICENCIANDO PLENO EM MATEMÁTICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Marabá.
Elaboração de Artigo Científico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
Seminário de Produção Científica em Educação: Pesquisa e Socialização.
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
História nas atuais propostas curriculares
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Comunidade de Aprendizagem
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
INTRODUÇÃO ..
1ª Formação de Professores Coordenadores
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Área de Ciências da Natureza
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Documentos e Propostas legais
Softwares Educacionais
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA DAVID FIGUEIREDO DE ALMEIDA Orientador: Prof. Dr. Alvino Moser. ATUAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO, EM MACAPÁ (AP). MACAPÁ 2008

1- INTRODUÇÃO A presente investigação científica, voltada para a área educacional, apresenta registros e análises de informações fornecidas por professores de biologia de Macapá (AP) sobre suas atuações em um dos temas de maior relevância dentro e fora da escola: a Evolução Biológica (SANTOS, 2002, p. 9). Burnie (1997, p. 44): Processo pelo qual os seres vivos se transformam no transcurso das gerações.

Ainda que a importância da evolução biológica seja alardeada por especialistas no assunto e por documentos educacionais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, pesquisas científicas têm demonstrado que tal tema ainda não é tratado, no âmbito escolar, à altura de sua relevância. Almeida (2007, p. 44): Para a maior parte de estudantes de uma escola pública de ensino médio de Macapá (AP), o maior expoente da Teoria da Evolução Biológica foi Galileu Galilei, ao invés de Charles Darwin.

Calluf (2007, p. 29): Pedagogia Tradicional: não cabe ao aluno argumentar nenhuma informação ou conceito. Apenas lhe é transmitido o conteúdo de forma objetiva, abusando de memorizações, mecânicas e descontextualizadas, tendo o professor como centro do processo.

Este trabalho objetivou obter informações sobre a atuação de professores de biologia, de Macapá (AP), focalizando as seguintes questões: Interdisciplinaridade Metodologias de ensino Avaliação da aprendizagem O professor como mediador do processo educativo Despertar da criticidade discente com relação ao tema A inserção de questões históricas Dificuldades encontradas no ensino do tema

2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA As idéias evolucionistas são aplicadas aos seres vivos desde tempos remotos, pioneiramente por filósofos gregos (MOODY, 1975, p.2). Em 1859, Charles Robert Darwin (1809-1882) publica o livro “A Origem das Espécies”, onde propõe a seleção natural como principal mecanismo evolutivo. Atualmente, diversos pesquisadores, como Santos (2002) Carneiro (2004) e Almeida (2007), têm demonstrado a precariedade do ensino da Evolução Biológica.

Consultando Lakomy (2003, p. 69) e Brasil (2006, p Consultando Lakomy (2003, p. 69) e Brasil (2006, p. 26), podem-se destacar as seguintes intervenções que poderiam ser aplicadas ao ensino da Evolução Biológica: Aulas práticas Produções de conhecimento Dramatizações Debates Seminários Jogos pedagógicos

3- METODOLOGIA Quadro 1: Perfil dos professores de biologia investigados. Identificação Idade Sexo Formação Tempo de experiência Professor A 23 F Licenciatura Plena (Biologia) 2 anos Professor B 26 M 1 ano e 10 meses Professor C 38 13 anos Professor D 42 12 anos

4- RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Interdisciplinaridade no Ensino de Evolução Biológica Conforme as informações fornecidas pelos professores, para estes a Evolução Biológica pode ser mais facilmente interagida com a Química, Física e Geografia. Conforme Brasil (2006, p. 110), no ensino fundamental, biologia, física e química são trabalhas numa mesma área do conhecimento: Ciências.

4.2 Metodologias de Ensino em Evolução Biológica De acordo com as informações fornecidas pelos professores, a prática pedagógica destes ainda segue predominantemente a Pedagogia Tradicional Krasilchik (2007, p. 87): Ainda prevalecem no Brasil as tendências tradicionalistas, apesar das mudanças ocorridas na educação ao longo das últimas décadas.

4.3 O Professor Como Mediador do Processo Eduativo Os professores reconhecem que atuam como mediadores de ensino, mas não especificaram suas ações para possibilitar tal situação. Brasil (2002, p. 55-57): Experimentação, jogos, projetos, seminários, debates, etc.

4.4 Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Evolução Biológica Os métodos avaliativos aplicados, em ordem de freqüência, foram: Avaliação escrita/atividades de fixação, seminários/apresentações/palestras, interpretações de texto e pesquisas manuscritas. Não houve menção direta ao método avaliativo processual, discutido por Lakomy (2003).

4.5 Os Aspectos Históricos no Ensino da Evolução Biológica Todos os professores investigados reconheceram a importância da abordagem de aspectos históricos no ensino da Evolução Biológica. 4.6 O Despertar da Criticidade Discente no Ensino da Evolução Biológica Um dos objetivos da educação formal é a formação de cidadãos críticos e participativos (ASSIS et. al, 2003, p. 72). Para os professores, isso ocorre principalmente através da realização de seminários e debates.

4.7 Dificuldades no Ensino da Evolução Biológica As dificuldades mencionadas pelos professores foram: limitações da escola, tempo, pressão para fechar o conteúdo, falta de união entre os professores, ausência de laboratórios, excesso de alunos por turma, crenças (?) e material para aulas práticas. Rezende e Silva (2007): A necessidade de melhoria nas condições de trabalho do professor é essencial para que os objetivos propostos para o ensino sejam alcançados.

5- CONCLUSÃO Tendo em vistas os objetivos almejados por este trabalho e os resultados expostos anteriormente, pode-se afirmar que os professores de biologia pesquisados ainda apresentam atuações atreladas às Pedagogias Tradicionais no ensino da Teoria Evolutiva. Há de se levar em conta todo o contexto que configura o processo educativo, cuja superação das dificuldades encontra-se, possivelmente, em mais investimentos em educação, formação continuada e melhores salários aos professores.