CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
gong 5.
Advertisements

RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
e-FLORIANÓPOLIS: PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
Curso Informática Básica
Software livre Professor: Antonio Carlos
SÍNTESE REFERENCIAL DA EDUCOMUNICAÇÃO
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Desafio das novas tecnologias
Ana Cristina Ghisleni
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Software Livre e Economia Solidária uma história em construção.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Fundamentação Teórica
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Superior de Guerra
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Sou o que sou pelo que nós somos
Ministério da Cultura.
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Curso de Economia Solidária Módulo V – Metodologia de Incubação Incubes – UFPB Thiago Pacheco Barbosa Processo de Incubação.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Conversando sobre Formação Integral.
Metodologias Instituto Unibanco
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Curso Educação Integral e Integrada – UAB Aula Presencial - 10/08/2013.
MÉTODOS DE PESQUISA AULA DO DIA Encontro 3 - Dia Enfoques da pesquisa em Ciências Sociais: Positivismo, Fenomenologia e Marxismo.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Currículo, PNE e Base Nacional Comum Atividade complementar 01 Apresentação 01.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira

“O hipertexto se organiza de um modo ‘fractal’, ou seja, qualquer nó ou conexão, quando analisado, pode revelar-se como sendo composto por toda uma rede, e assim por diante, indefinidamente...” [Pierre Lévy, 1996, p. 26]

Os Cenários Hipertextuais Há conexões e similaridades entre as experiências em estudo, que me inspiraram a defini-las como um conjunto rizomático de ações e relações, e portanto denomino “cenários hipertextuais”. Apesar de serem iniciativas recentes há uma movimentação intensa, mobilizações e mudanças que tornam os “cenários” dinâmicos, mutáveis.

Os Cenários Hipertextuais Compartilhamento, interatividade, recursividade, adoção de software livre e defesa de ideais relacionados a universalização do acesso aos recursos digitais de informação e comunicação compõem um contexto complexo e multifacetado da realidade em estudo.

CONTEXTO Experiências de inclusão digital no âmbito da Educação Pública, caracterizadas pela adoção de software livre e sistemas colaborativos. CATEGORIAS Inclusão Digital; Educação contemporânea; Software Livre; Sistemas Colaborativos.

OBJETOS Projeto Tabuleiro Digital – Faced/Ufba; Projeto Software Livre da Bahia – PSL-BA; Projeto Twiki Gavri Ufba – IM/Ufba; Projeto NET SSA – RSLI/Prodasal NET Salvador

Os tabuleiros mudaram a paisagem na Faced. Não ficam parados um minuto. O uso do kurumim, dos aplicativos SWL já foram incorporados ao “fazer digital” da comunidade universitária. Texto de opinião sobre o projeto em: Projeto Tabuleiro Digital

Apesar do pouco tempo de existência o PSL-BA têm desempenhado um papel fundamental na articulação dos segmentos sociais, e divulgação do movimento pela adoção do software livre na Bahia. As ações e interações do PSL-BA com grupos e projetos diversos representa um marco inicial importante para a inserção da Bahia no mundo do SWL. Projeto PSL-BA

O GAVRI representa um marco revolucionário na história da UFBA. Uma demonstração de dedicação, garra, compromisso, responsabilidade e sobretudo competência dos estudantes. Uma comprovação do gigantesco potencial tecnológico e social presente no SWL, especialmente quando utilizado com espírito de solidariedade e compromisso social. Projeto Twiki Gavri Ufba

Apesar da instabilidade do momento político, especialmente na esfera da gestão municipal, o projeto RLSI, avança e ocupa alguns espaços estratégicos do SWL em Salvador. Recentemente, ganhou o “Prêmio de Incentivo à Gestão Pública” promovido pela prefeitura municipal do Salvador está sendo implantado nas escolas da rede publica municipal através da plataforma colaborativa NET SSA – desenvolvida em PHP NUKE/GNU-GLP Projeto NET SSA / RLSI

PROBLEMA CENTRAL Qual o grau de influência das experiências em estudo sobre a formação dos sujeitos envolvidos, numa perspectiva social, cultural e política fundamentada no exercício contemporâneo da cidadania?

QUESTÕES Qual a influência da utilização do software livre como agente promotor da inclusão digital e social nas experiências em estudo? Os sistemas colaborativos utilizados nas relações entre os sujeitos envolvidos interferem na formação de novas competências sociais, culturais e políticas ? Existem dificuldades quanto ao desenvolvimento das experiências em estudo, considerando aspectos mencionados, anteriormente?

OBJETIVO Descrever e comparar as diferentes experiências de inclusão social/digital em estudo, buscando identificar, analisar e relacionar, nas interações dos sujeitos envolvidos, o grau de influência que tais práticas podem exercer sobre a formação de novas competências sociais, culturais e políticas exigidas na contemporaneidade.

MÉTODO 1.Método de Pesquisa: 1.Pesquisa Qualitativa; 2.Exploratória e Descritiva 2.Participantes da Pesquisa: 1.Educadores envolvidos; 2.Alunos envolvidos. 3.Procedimentos de Pesquisa: 1.Pesquisa Bibliográfica; 2.Trabalho de Campo. 4.Instrumentos de Pesquisa: 1.Observações diretas não participantes; 2.Questionário estruturado de múltipla escolha; 3.Entrevistas abertas semi-estruturadas.

REFERENCIAL TEÓRICO 1. Inclusão Digital Silveira, Michelazzo, Pretto, Bonilla 2. Educação contemporânea Assmann, Morais, Moran, Serpa, Pretto 3. Software Livre Richard Stallman - FSF 4. Sistemas Colaborativos Levy, Rheingold, Palloff & Pratt

CENÁRIOS HIPERTEXTUAIS DA INCLUSÃO DIGITAL EM SALVADOR Paulo Cezar Oliveira