Meio Ambiente e Sustentabilidade La Sustentabilidad Ambiental en Iberoamérica: el Rol de las Instituciones Locales.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE VERÃO CASTELO DE VIDE UNIVERSIDADE DE VERÃO 2005 O PLANETA EM PERIGO, A HUMANIDADE EM RISCO?
Advertisements

Região Metropolitana de Natal
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Cidades e Metrópoles que queremos Arlindo Philippi Jr
68ª SOEEA Pesquisa e Inovação para o Desenvolvimento Brasileiro
O PDDUA como centro articulador das políticas públicas de PORTO ALEGRE
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Protecção e Convenção da Natureza
Crise Ambiental.
ASSOREAMENTO DO LAGO PARANOÁ
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
Rio + 20 Apresentação Inicial Trabalhos/Participação do Prof. M. P. Côrtes na Rio +20.
Contribuição para a formulação de políticas públicas no horizonte 2013 relativas ao tema Ambiente e Prevenção de Riscos Carlos Borrego.
FLORESTAS URBANAS, ECOLOGIA DA PAISAGEM E QUALIDADE DE VIDA
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
COMISSÃO MISTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS
DIÁLOGO BRASIL – UNIÃO EUROPEIA SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
EM DEFESA DA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SARZEDO
- População: cerca de 5 milhões de famílias / 25 milhões de pessoas;
VARIÁVEL AMBIENTAL POLÍTICAS PÚBLICAS SETORIAIS. NÚCLEOS DE GESTÃO AMBIENTAL São estruturas institucionais criadas pelo Decreto n° /2003 e implantadas.
BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA AGÊNCIA CASCAIS NATURA
a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
Concurso Banco do Brasil Prof. Guilherme Soares Beltrami Anos 2012 / 2013 Londrina(PR) - Maringá(PR)
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação
TERRITORIALIDADE DA VULNERABILIDADE: A POLÍTICA DA RESILIÊNCIA COMO SOLUÇÃO IMEDIATA AOS DESAFIOS E LIMITAÇÕES DOS PROBLEMAS URBANOS EM ASSENTAMENTOS PRECÁRIOS.
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, VULNERABILIDADE E ADAPTAÇÃO
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
CARTA AOS CANDIDATOS Desenvolvimento para sempre Uma agenda para os candidatos nas eleições 2014 Carta aos candidatos à Presidência da República, aos governos.
LEI 9985/2000 SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA NATUREZA SNUC Art. 1o Esta Lei institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
SERVIÇOS AMBIENTAIS : DESAFIOS E OPORTUNIDADES CEMAER Eder Zanetti 2010.
Gerhard Valkinir Cabreira
A evolução da Gestão Ambiental na Sabesp Sup. Wanderley da Silva Paganini São Paulo, 30 de janeiro de ª Audiência de Sustentabilidade.
Cap-Net Brasil: Rede Brasileira de Capacitação em Recursos Hídricos Semana da Água Amazônica Oficina Gestão Estratégica de Recursos Hídricos 19 de março.
Problemas Ambientais Brasileiros
Meio Ambiente e Sustentabilidade Marcelo José de Lima Dutra Secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade Gestão de território e Meio ambiente.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Restauração de Habitats
Ética e RSE Sérgio Caldas.
2011 – Ano Internacional das Florestas. Se 2010 foi o ano da Biodiversidade, 2011 entra para a história como Ano Internacional das Florestas, segundo.
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
A ECO-92, Rio-92, Cúpula ou Cimeira da Terra são nomes pelos quais é mais conhecida a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.
PROF.: MÔNICA PERNAMBUCO COSTA
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA DESTRÓI MILHÕES DE HECTARES DE FLORESTAS POR ANO.
Floresta Nacional de Caxiuanã
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Produção de lotes baratos e regulares para a população de baixa renda.
Problema 01 Grupo 02. Se no presente o estado brasileiro decidisse criar um programa de restauração ecológica, com o respectivo aporte financeiro, e a.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Não faz sentido considerar as APPs como ecossistemas intocáveis
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA/UNEP)
Políticas de proteção de áreas verdes
OBJETIVO Estudos, produção de conhecimento e propostas para o planejamento da RMBH PLANO + Processo de Planejamento e Gestão SISTEMA DE PLANEJAMENTO METROPOLITANO.
ALOISIO RUSCHEINSKY T E M A G E R A D O R da EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGUA.
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
TÍTULO II–DA POLÍTICA URBANA DO MUNICÍPIO CAPÍTULO I – DOS PRINCÍPIOS Art. 10. Os princípios que regem a Política Urbana do Município do Salvador são:
TURISMO E GLOBALIZAÇÃO CIC/2016 JANDERSON. TURISMO Deslocamento de indivíduo ou grupo, por até um ano, com objetivo de lazer e entretenimento, sem fixar.
Brasília – agosto/2015 SITUAÇÃO DA INFRAESTRUTURA HÍDRICA NO BRASIL MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA HÍDRICA.
Ministério do Meio Ambiente
André Castro dos Santos Clauber Barão Leite Haline de Vasconcellos Rocha.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Meio Ambiente e Sustentabilidade La Sustentabilidad Ambiental en Iberoamérica: el Rol de las Instituciones Locales

Meio Ambiente e Sustentabilidade 3 No contexto brasileiro Manaus emerge como uma das cidades prioritárias para a conservação de recursos naturais e a construção de modelos de desenvolvimento capazes de potencializar os serviços ambientais e a riqueza derivada de seu patrimônio natural, conferindo benefícios às populações locais. Suas características de metrópole urbana dentro da mais vasta floresta do planeta a credencia como uma cidade inovadora do ponto de vista socioambiental, confirmando sua vocação para um desenvolvimento com sustentabilidade..

Meio Ambiente e Sustentabilidade 4 O CRESCIMENTO DA METRÓPOLE TROPICAL Expansão urbana da Cidade de Manaus

Meio Ambiente e Sustentabilidade Evolução da Mancha urbana da Cidade de Manaus EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE MANAUS.

Meio Ambiente e Sustentabilidade Mapa de recursos hídricos da Cidade de Manaus Cidade de Manaus, 19 bacias e inúmeros cursos d’água HIDROGRAFIA URBANA DA CIDADE DE MANAUS

Meio Ambiente e Sustentabilidade Manaus enfrenta o desafio em equilibrar as suas realidades, a cidade-metrópole, a cidade- floresta e a cidade-rio, uma delicada interface que representa a sua própria essência. DESAFIOS URBANOS DA METRÓPOLE

Meio Ambiente e Sustentabilidade Desafios da Gestão Ambiental Urbana da Cidade de Manaus : SANEAMENTO- proteger os seus mananciais remanescentes e garantir o acesso a água potável e ao saneamento básico a seus residentes.

Meio Ambiente e Sustentabilidade Desafios da Gestão Ambiental Urbana da Cidade de Manaus: REABILITAÇÃO URBANA DE ÁREAS DEGRADADAS- Recuperar as áreas degradadas da cidade com especial ênfase as bacias hidrográficas (Mindu, Gigante e dos Franceses) e os assentamentos urbanos precários do município. 9 Centro de Vigilância Parque Linear Corredor Ecológico Av. Djalma Batista Av. Constantino Nery

Meio Ambiente e Sustentabilidade 10 Desafios da Gestão Ambiental Urbana da Cidade de Manaus: REQUALIFICAÇÃO URBANISTICA AMBIENTAL– Restabelecer as áreas naturais da cidade com incremento de criação de áreas verdes e de lazer, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, restabelecimento do microclima e o resgate dos habitats naturais para a biodiversidade.

Meio Ambiente e Sustentabilidade 11 Desafios da Gestão Ambiental Urbana da Cidade de Manaus : MUDANÇAS CLIMÁTICAS – Mitigar as emissões de CO2 e promover a resiliência da cidade aos fênomenos naturais extremos, enchentes e secas. Abril de 2007 Outubro de 2010

Pensar localmente, agir globalmente Força Tarefa CGLU Clima Plano de Ação Cidades e Biodiversidade URBELAC-Cidades Intermadiárias Sustentáveis

No podemos atacar problemas nuevos con herramientas viejas Julio Pereyra