Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
E o futuro assim será..... Ambientes virtuais Por Marcos A. Pisetta O que fazer?
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Escolhendo o nosso Futuro
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Conceitos e Gerações de EAD
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Educação a Distância em Saúde Renato M.E. Sabbatini UNICAMP e Instituto Edumed.
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Planejamento de Um Curso On-Line
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Aula 1 A Necessidade de Um Novo Ensino em Saúde
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Projeto EduMed Rede Virtual de Educação à Distância e Telemedicina em Ciências da Saúde.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
UNIMINAS – União Educacional Minas Gerais Curso de Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação Módulo I – Ética e Cibercultura Alunas:
Laboratório de Ensino a Distância
Sistema Integrado de Gestão de Informação Médico-Acadêmica
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Pós- Graduação e Educação Continuada em Saúde Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática Biomédica da UNICAMP e Instituto Edumed.
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Educação a Distância: Uma Visão Geral
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Universidade Estadual de Campinas Utilização do Paradigma da WWW no Apoio à Cursos de Informática Médica.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
O Impacto da Internet na Disseminação da Informação Científica e na Potencialização da Inovação Tecnológica no Brasil Renato M.E. Sabbatini Núcleo de Informática.
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Papel do Tutor em EAD.
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini Instituto Edumed.
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
A Divulgação do Conhecimento Através das Redes Virtuais: Publicações Eletrônicas Prof. Dra. Silvia Helena Cardoso Unicamp/Instituto Edumed.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini

Objetivo da Aula Promover uma reflexão sobre a importância e a necessidade de repensar o ensino em saúde no milênio que se inicia, e como as novas tecnologias da informação como a Internet poderão contribuir nesse processo

A Evolução do Ensino em Saúde

O volume de informações médicas publicadas está duplicando a cada quatro anosO volume de informações médicas publicadas está duplicando a cada quatro anos Carga horária excessiva. Estudantes se formando com um conhecimento cada vez mais superficial.Carga horária excessiva. Estudantes se formando com um conhecimento cada vez mais superficial. Problemas do Ensino em Saúde

Cerca de 50 % dessas informações está obsoleta após a graduaçãoCerca de 50 % dessas informações está obsoleta após a graduação A maioria dos recém-formados declara-se sentir inseguros e com pouco conhecimento prático ao iniciar sua prática clínicaA maioria dos recém-formados declara-se sentir inseguros e com pouco conhecimento prático ao iniciar sua prática clínica

Metodologia de ensino obsoleta e ineficienteMetodologia de ensino obsoleta e ineficiente Bibliotecas deficientes e mal utilizadasBibliotecas deficientes e mal utilizadas Professores mal formados e desatualizadosProfessores mal formados e desatualizados

Repercussões dos Problemas no Ensino da Saúde Criação indiscriminada de novas faculdades com qualidade questionada;Criação indiscriminada de novas faculdades com qualidade questionada; Notícias constantes de erros médicos e de processos de pacientes;Notícias constantes de erros médicos e de processos de pacientes;

Contestação do saber médico, perda de status do profissional na sociedade;Contestação do saber médico, perda de status do profissional na sociedade; Má qualidade dos profissionais recém formados;Má qualidade dos profissionais recém formados; Salários aviltados, excesso de profissionais nas grandes cidades; desvalorização da profissão.Salários aviltados, excesso de profissionais nas grandes cidades; desvalorização da profissão.

Qual é a solução para esses problemas? Formação profissional mais aperfeiçoada e com maior rigor Formação profissional mais aperfeiçoada e com maior rigor Educação e treinamento continuados por toda a vida Educação e treinamento continuados por toda a vida

Mudando o Ensino em Saúde É necessário mudar o foco e as práticas do ensino graduado em saúde: –ajudar os estudantes a desenvolverem estratégias para lidarem com o grande e cambiante volume de informação, conceitos, princípios e habilidades

Perfil do Profissional do Século XXI Precisará ser capaz de aprender o resto da vida (“life- long learner”)Precisará ser capaz de aprender o resto da vida (“life- long learner”) Sua competência profissional e conhecimento serão recertificados periodicamenteSua competência profissional e conhecimento serão recertificados periodicamente

Perfil do Profissional do Século XXI Solução para o life-long learner: valorizar e incrementar a educação continuada em SaúdeSolução para o life-long learner: valorizar e incrementar a educação continuada em Saúde Dominar o uso de tecnologias de informação com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônicaDominar o uso de tecnologias de informação com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônica

Recertificação As associação profissionais avaliam a possibilidade de obrigatoriedade da renovação do título a cada cinco anos.As associação profissionais avaliam a possibilidade de obrigatoriedade da renovação do título a cada cinco anos. Essa renovação se dará através de comprovação curricular de cursos de reciclagem, congressos, etc.Essa renovação se dará através de comprovação curricular de cursos de reciclagem, congressos, etc.

Novos modelos do ensino médico Ensino Baseado em ProblemasEnsino Baseado em Problemas Ensino Verticalizado (ensino básico e clínico juntos)Ensino Verticalizado (ensino básico e clínico juntos) DesdepartamentalizaçãoDesdepartamentalização Integração Docente- AssistencialIntegração Docente- Assistencial

Como acessar a informação O acesso tradicional à informação dificulta a educação continuada

Como acessar a informação Os meios eletrônicos facilitam e aumentam a velocidade de acesso à informação e o aprendizado contínuo

Meios Digitais Software educacionalSoftware educacional CD-ROMCD-ROM VideodiscoVideodisco Realidade VirtualRealidade Virtual VideoconferênciaVideoconferência InternetInternet

A Tecnologia como um Novo Paradigma Como a EAD pode oferecer subsídios para um novo modelo de ensino em saúde? Substituição de grande parte do ensino presencial por ensino apoiado por computador, presencial ou a distância, independente e individualizadoSubstituição de grande parte do ensino presencial por ensino apoiado por computador, presencial ou a distância, independente e individualizado

Uso de novas tecnologias para suporte e extensão do ensino presencialUso de novas tecnologias para suporte e extensão do ensino presencial Compartilhamento de conteúdos educacionais entre instituições: o surgimento dos consórcios educacionaisCompartilhamento de conteúdos educacionais entre instituições: o surgimento dos consórcios educacionais Implementação da educação continuada a distância: um “casamento feito no céu”Implementação da educação continuada a distância: um “casamento feito no céu”

Educação versus Informação On-Line Os verdadeiros cursos de educação continuada à distância se diferenciam dos demais recursos de informação na Web em quatro pontos:

A instrução é oferecida de forma estruturada, e otimizada para facilitar o auto-aprendizado;A instrução é oferecida de forma estruturada, e otimizada para facilitar o auto-aprendizado; Existe intensa interação entre professor e aluno, e entre alunos;Existe intensa interação entre professor e aluno, e entre alunos; Existe um gerenciamento do processo instrucional, ou seja, o controle da progressão do aluno, e a avaliação do seu aprendizado e do desempenho em curso, etc.Existe um gerenciamento do processo instrucional, ou seja, o controle da progressão do aluno, e a avaliação do seu aprendizado e do desempenho em curso, etc.

Vantagens da EAD na Educação em Saúde São flexíveis quanto ao espaço e ao tempoSão flexíveis quanto ao espaço e ao tempo Não exigem os custos nem o tempo gasto com viagens e estadiasNão exigem os custos nem o tempo gasto com viagens e estadias Não roubam o tempo de atendimento profissionalNão roubam o tempo de atendimento profissional

Podem ser seguidos a partir de qualquer lugar, bastando possuir um computador e acesso à Internet;Podem ser seguidos a partir de qualquer lugar, bastando possuir um computador e acesso à Internet; Permitem uma grande individualização do ensino; ao permitir que cada um escolha o que quer aprender, em que profundidade, em quanto tempo, e em que ritmo.Permitem uma grande individualização do ensino; ao permitir que cada um escolha o que quer aprender, em que profundidade, em quanto tempo, e em que ritmo. Permitem também o acesso direto ao instrutor, e a avaliação do aluno à distânciaPermitem também o acesso direto ao instrutor, e a avaliação do aluno à distância

“A Internet será a maior revolução na educação de todos os tempos. O potencial educacional da Internet se manifesta em múltiplas áreas e processos. O primeiro impacto ocorrerá na disponibilização de informação para o aprendiz, através das publicações eletrônicas e dos "sites" especializados” Marvin Minsky MIT/USA

A característica interativa da Internet Permite a transmissão de informação entre dois pontos quaisquer ligados à rede, em ambos os sentidos, com grande velocidade.

Permite simular praticamente qualquer situação que ocorra num contexto educacional: aulas magistrais e palestrasaulas magistrais e palestras sessões de tira-dúvidassessões de tira-dúvidas discussões de casos clínicosdiscussões de casos clínicos exames orais ou escritosexames orais ou escritos trabalho em grupotrabalho em grupo transmissão de vídeo ou de áudiotransmissão de vídeo ou de áudio

A característica interativa da Internet Depende de uma comunicação eficazDepende de uma comunicação eficaz Insucesso se dá por falhas de comunicação na relação com estudantesInsucesso se dá por falhas de comunicação na relação com estudantes

Professores e alunos devem entender que o conhecimento é criado na interação entre pessoasProfessores e alunos devem entender que o conhecimento é criado na interação entre pessoas A educação é um processo social e não um mero acesso a um acervo de conhecimentoA educação é um processo social e não um mero acesso a um acervo de conhecimento A formação de comunidades virtuais é o resultado direto da facilidade da intercomunicação virtual e onipresenteA formação de comunidades virtuais é o resultado direto da facilidade da intercomunicação virtual e onipresente

Conclusões Não há dúvidas de que o ensino em saúde passa por uma das maiores crises de sua história: uma crise de identidade e de objetivos, mas também uma crise provocada pela avalanche inexorável do progresso científico, que inviabiliza os modelos clássicos de ensinoNão há dúvidas de que o ensino em saúde passa por uma das maiores crises de sua história: uma crise de identidade e de objetivos, mas também uma crise provocada pela avalanche inexorável do progresso científico, que inviabiliza os modelos clássicos de ensino

Entre as inúmeras tentativas de reformar e revolucionar o ensino o uso maciço de tecnologias de informação assume grande preponderância, exigindo formação do estudante quanto ao seu uso efetivo e constante;Entre as inúmeras tentativas de reformar e revolucionar o ensino o uso maciço de tecnologias de informação assume grande preponderância, exigindo formação do estudante quanto ao seu uso efetivo e constante; Entre as novas tecnologias de informação, a Internet e a educação a distância representam essa revolução.Entre as novas tecnologias de informação, a Internet e a educação a distância representam essa revolução.

A Internet muda tudo, até a saúde Obrigado pela atenção!