Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIPÍDEOS Prof. Tânia Carolina.
Advertisements

Trabalho de Biologia Tema: Alimentação Saudável
ATIVIDADE BIOLOGIA CARBOIDRATOS - LIPÍDIOS – PROTEÍNAS
TECIDO ADIPOSO.
LIPÍDIOS.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
A importância dos alimentos
FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
CITOQUÍMICA - LIPÍDEOS
Ácido graxo é utilizado como combustível o re-esterificado
Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Metabolismo: O papel da glicose
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO - CÉLULAS
Alimentação e digestão no ser humano
Bioquímica Prof. Msc Brunno Macedo
Professora: Emanuelle Grace
Sistema Digestório.
M ODULO VI – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.
Metabolismo das gorduras
Células By: Isis Layane.
Lipídios.
BA. 13 – Homeostase e digestão Parte 2
Lipídeos Estrutura e função.
TECIDO CONJUNTIVO PROF. PANTHERA.
Gordura Localizada Profª Camila Torrigo
Fundamentos Químicos da Vida
Questões de pesquisa Qual a principal característica dos lipídios?
Centro Universitário Candido Rondon
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
MOLÉCULAS ORGÂNICAS CARBOIDRATOS
Disciplina de Biologia Professora Viviane
Metabolismo dos Lipídios
Disciplina de BHE Profa. Dra. Eleonora Picoli. RNAr + proteínas 2 subunidades Auxiliam na síntese proteica.
Lipodistrofia Localizada
Lipídios Profa. Halene Maturana.
Paula Costallat Cantão
Diante da ingestão de uma dieta hipoglicídica, o seguinte processo é ativado: Glicólise Lipogênese Gliconeogênese Glicogênese Glicogenólise muscular.
HISTOLOGIA TECIDO ADIPOSO
PROFESSOR: Tiago Carvalho
Carboidratos e lipídeos
O corpo humano alimentos
METABOLISMO DE CARBOIDRATOS
Classificação  Tipos básicos de Tecidos Animais:
Tecido Conjuntivo de Propriedades Especiais
Lipídios Aline Baroni.
ESTEATOSE.
Metabolismo de lipídeos I
Tecido adiposo Ana Paula Ribeiro.
Metabolismo de lipídeos I
Lipídios.
Microbiologia – Profª Janara
Idas e Vindas do Tecido Adiposo Marrom: Regulação pelo Frio
Tecido Apidoso.
LIPÍDIOS.
Tecido conjuntivo.
DIABETES CEEJA JEANETE MARTINS Coordenadora: Adriana Vitorino Rossi
Metabolismo de Lipídios
Tecido conjuntivo II Tecidos Adiposo Cartilaginoso  Profª Maria de Lourdes Marques Camargo.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
Metabolismo de lipídeos I
Tecido Adiposo Gisela Rodrigues da Silva Sasso Ricardo Santos Simões
Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo Especialista em Docência Universitária Mestre em Ecologia e Produção Sustentável.
Carboidratos e Lipídios
Morfologicamente apresenta grande quantidade de material extracelular (matriz), constituída por uma parte não- estrutural, denominada de substância fundamental.
Lipídios.
Tecido Adiposo. Tipo especial de tecido conjuntivo com predominância de adipócitos células adiposas Podem ser encontradas isoladas ou formando agregados.
OBJETIVO: Justificar a necessidade de determinados elementos em uma alimentação saudável, levando em conta seus nutrientes e métodos de conservação, de.
Transcrição da apresentação:

Tecido Adiposo Prof. Kemil rocha sousa

Tecido Adiposo O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma. Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.

Origem Originam-se dos lipoblastos, que por sua vez têm origem a partir de células mesenquimatosas

Classificação O tecido adiposo pode ser classificado de acordo com o número de vacúolos de gordura presentes em cada célula. Cada umas das variedades possui fisiologia, distribuição no corpo, estrutura e patologia diferenciadas. Unilocular Multilocular

Unilocular O tecido adiposo do tipo unilocular recebe esse nome pelo fato de suas células apresentarem uma gotícula de gordura predominante, que preenche quase todo o seu citoplasma. Ele é também conhecido como tecido adiposo comum ou amarelo, apesar de que sua cor varia entre o branco e o amarelo-escuro. Essa variação na coloração é explicada pelo acúmulo de carotenoides dissolvidos na gordura, que pode oscilar a depender da dieta. Forma o panículo adiposo, camada de gordura disposta sob a pele; no recém nascido é de espessura uniforme, já em adultos o acúmulo é em determinadas posições, sendo a distribuição regulada por hormônios. Principal lipídio armazenado é o triglicerídeo. Fontes: alimentação, fígado, síntese a partir de glicose. Gordura amarela: metabolismo energético, isolamento térmico e amortecimento.

Multilocular Formado por células que contêm várias gotículas de gordura, ou seja, possui vários vacúolos de gordura e várias mitocôndrias. Sua cor castanha é devido à vascularização abundante e às numerosas mitocôndrias, que fazem gerar energia mais rápido que o tecido unilocular. Localiza-se em áreas determinadas, encontrados em grande quantidade em animais hibernantes e em recém nascidos. Tem como principal função gerar calor. Gordura marrom.

Distribuição da Gordura Corporal A gordura ou tecido adiposo é encontrado em vários lugares do corpo, principalmente abaixo da pele e sobre os rins. A distribuição corporal de depende do sexo, geralmente: Mulheres- seios, coxas, cintura e nádegas. Homens- peito, abdômen e nádegas.

Distribuição da Gordura Corporal HOMEM MULHER

Distribuição da Gordura Corporal

Adipósito Células de gordura não se multiplicam após a puberdade!! Apenas aumentam de tamanho!

Como a gordura entra em seu corpo?

Como a gordura entra em seu corpo?

Como a gordura é processada no corpo? Ao comer alimentos com gordura, geralmente triglicérides: As grandes gotas de gordura se misturam aos sais biliares da vesícula biliar (emulsificação); A mistura quebra as grandes gotas em várias gotas menores chamadas miscelas, aumentando a área de superfície da gordura; O pâncreas secreta enzimas chamadas lipases que atacam a superfície das miscelas e quebram a gordura em partes (glicerol + ácidos graxos); Essas partes são absorvidas nas células internas do intestino; Nas células intestinais, as partes são reunidas em pacotes de moléculas de gordura (triglicerídeos) com uma camada de proteína chamada quilomícrons A camada de proteína faz com que dissolva mais facilmente na água

Como a gordura é processada no corpo? Os quilomícrons são liberados dentro do sistema linfático; Não vão direto para a corrente sanguínea devido serem muito grandes para passar pelos vasos capilares; O sistema linfático eventualmente se conecta às veias, neste ponto os quilomícrons passam para a corrente sanguínea; MAS PORQUÊ QUEBRAR AS GORDURAS (GLICEROL + ÁCIDOS GRAXOS) SE SERÃO AS MOLÉCULAS REUNIDAS NOVAMENTE? As moléculas de gordura são muito grandes para atravessar a membrana plasmática Porém ao serem transportadas nas linfas ou no sangue é preferível serem poucas moléculas de gordura grandes que várias pequenas carregando grande quantidade de H2O.

Como a gordura é armazenada no corpo ?

Como funciona a queima de gorduras?