Metodologia de Ensino da Educação Física

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Advertisements

Introdução à Teoria Geral da Administração TGA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Programa de alfabetização pela televisão,Sim ,eu posso
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Administração Estratégica
DO TREINAMENTO DESPORTIVO AO TREINAMENTO CORPORAL
Evasão em Cursos A Distância.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Didática e Metodologia no Ensino Superior
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
O TRABALHO COM PROJETOS
TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Prática Educativa Pedagogia e Didática Prática Educativa e Sociedade
Planejamento.
Transferência de aprendizagem
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
BENCHMARKING.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Para o ensino dos esportes, artes e cultura
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Metodologia de Ensino da Educação Física
PERFIL DO EDUCADOR João M Lucas Coimbra, Março de 2013.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
CORRIDAS COM BARREIRAS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
DISCIPLINA:EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO E EJA.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Metodologia de Ensino da Educação Física
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ
Metodologia e Didáctica A preparação do ensino ANÁLISE e ESCOLHA das ACTIVIDADES João Manuel Petrica.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
Metodologia de projetos
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
Métodos de treinamento
CURSO DE GEOGRAFIA DEPGEO/UNIR
OBJETIVOS FORMPED DISCIPLINA: OTP Denise Zanon.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Ensino da Educação Física CEAP:CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Metodologia de Ensino da Educação Física PROF.ESP.SAMANDA NOBRE

método

DEFINIÇÕES MÉTODO: Para começar, é interessante observar FERREIRA (1986): do grego méthodos, "caminho para chegar a um fim". Caminho pelo qual se atinge um objetivo. Programa que regula previamente uma série de operações que se devem realizar, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado; processo ou técnica de ensino. Formado por meta, que é sinônimo de "para", e hodos, similar a "caminho". Isso equivale a dizer que é o caminho para, ou ainda sugere a idéia de prosseguimento. LIBÂNEO (2002) afirma que método de ensino é a ação do professor, ao dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos, quando utiliza intencionalmente um conjunto de ações, passos, condições externas e procedimentos.

De acordo com CANFIELD (1981), os métodos de ensino supõem maneiras organizadas e sistemáticas de possibilitar e criar ambientes que, de modo eficiente e científico, levem a resultados favoráveis. Para LAVILLE e DIONNE (1999), método indica regras e propõe um procedimento. Tibeau 2011, diz que método é o tratamento que se dá ao conteúdo a ser aprendido,ou seja, como professor trabalha com o conhecimento a ser ensinado.

Classificação dos Métodos Pedagógicos Verbais (Dizer)    Intuitivos (Mostrar) Activos ( Fazer) Exposição Explicação Diálogo Debates Conferência Painel Interrogação Demonstração Audiovisuais Textos Escritos Trabalhos em Grupo, em Equipe e de Projeto Estudo de Casos Psicodramas Role-Play Simulação e Jogos

PRÍNCIPIOS DO MÉTODO EDUCATIVO; ATIVO; SIMPLES E ÚTIL; INTERESSANTE; INTEGRAL; PRÁTICO; ECONÔMICO; PSICOLÓGICO; SOCIALIZADOR; GRADUAL AOS DIFERENTES NÍVEIS.

EDUCATIVO: Facilitar as reações desejadas do educando; ATIVO: A atividade precisa ser motivadora; SIMPLES E ÚTIL: Facilitar as ações e reações do educando; INTERESSANTE: Estabelecer associações desejadas do educando; INTEGRAL: Deve provocar reações intelectuais, emocionais etc... PRÁTICO:Deve provocar reações favoráveis e aplicáveis as diferentes realidades; ECONÔMICO: Deve adaptar-se a aplicações proveitosas dos princípios da economia... PSICOLOGICO:Deve adaptar-se ao crescimento progressivo do educando; SOCIALIZADOR: Deve oferecer o máximo de cooperação entre os educando; GRADUAL: Deve adaptar-se as diferenças individuais;

MÉTODOS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

MÉTODO GLOBAL; MÉTODO PARCIAL; MÉTODO MISTO EDUCAÇÃO FÍSICA MÉTODO

MÉTODO GLOBAL CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA, APRESENTANDO TODO O SEU CONJUNTO. XAVIER (1981).

VANTAGENS E DESVANTAGENS SEGUNDO TELENÃ : AS VANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL MELHORA O RITMO; MOTIVA FACILMENTE; OFERECE AMPLAS OPORTUNIDADES DE EXPRESSÃO; ADMITE UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DO CORPO;

SEGUNDO TELENÃ (1978): AS DESVANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL LIMITADA PROGRESSÃO TÉCNICA DOS EXERCÍCIOS; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS VANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL DISTRIBUIÇÃO DA PRÁTICA; SIGNIFICADO E UNIDADE; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS DESVANTAGENS DO MÉTODO GLOBAL O ALUNO DEMORA A VER SEU PROGRESSO;

PRÁTICA A VAMOS

Etapa vencida, até a próxima!!!

MÉTODO PARCIAL CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA POE PARTES, DEPOIS UNI-LAS ENTRE SI.

VARIAÇÕES DO MÉTODO PARCIAL PARCIAL PURO; PARCIAL PROGRESSIVO; PARCIAL REPETITIVO; PARCIAL RETROGRESSIVO; PARCIAL ISOLADO;

VANTAGENS E DESVANTAGENS SEGUNDO TELENÃ (1977): AS VANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL MELHORAMENTO DA TECNICA; PROGRESSÃO ESTÁVEL NO MELHORAMENTO DO FISICO; SEGUNDO TELENÃ (1978): AS DESVANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL NÃO MOTIVA SUFICIENTEMENTE; POBREZA RITMICA; NÃO SOLICITA AMPLA PARTICIPAÇÃO DA COORDENAÇÃO...

SEGUNDO CAMPOS (1978) : AS VANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL AMAIORIA DAS PESSOAS USAM; TORNA MAIS FÁCIL A VARIAÇÃO DO TEMPO E DO ESFORÇO; SEGUNDO CAMPOS (1977) : AS DESVANTAGENS DO MÉTODO PARCIAL A CONTINUIDADE NO PADRÃO DE MOVIMENTO PERDE-SE PARCIALMENTE,POIS É FRAGMENTADO.

PRÁTICA A VAMOS

Etapa vencida, até a próxima!!!

MÉTODO MISTO CONSISTE EM ENSINAR UMA DESTREZA MOTORA PELO MÉTODO GLOBAL, APÓS A APRESENTAÇÃO DA DESTREZA, USA-SE O METODO PARCIAL, E RETORNA AO GLOBAL...

VANTAGENS E DESVANTAGENS RÁPIDA ORIENTAÇÃO TÉCNICA DOS EDUCANDOS; FÁCIL CORREÇÃO; DOMÍNIO MAIS RÁPIDO; MOTIVA FACILMENTE; DESVANTAGENS NÃO POSSUI ...

PRÁTICA A VAMOS

Etapa vencida, até a próxima!!!