Fixar características de cada um produtos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

Gerência de Produtos.
COCA-COLA GUARARAPES Fundada em 31/12/1983, a Coca-cola Guararapes firmou sua excelência no seguimento de bens de consumo, na produção e distribuição de.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
LEARNING ORGANIZATION
Docente: Cláudia Seabra.
Marketing Mix – A distribuição
Fontes de valor da marca
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
Segmentação Micro-segmentação
Opções para atribuir uma marca aos produtos/serviços
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
Logística e Gerenciamento da
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
A Redken é uma marca que foi comprada pela multinacional de beleza L’Oréal em 1993, mundialmente conhecida, a marca é sinônimo de moda, ciência e inspiração.
Logística de distribuição
Composto de marketing-4P´s
Diferenciação e Posicionamento
A função comercial e o marketing
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Artes Gráficas.
Samsung S3 Publicidade e Propaganda: conceitos e categorias
Distribuição.
As Vendas e as Prestações de Serviços
Introdução à Logística
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PRODUTO – O que é e como fazer?
Gestão de Negócios Aula 6 Haroldo Andrade.
Conceitos de marca.
O QUE É UMA MARCA ?.
Preço.
Mix de Marketing O Produto
Cadeia de Valor.
Empreendedorismo ________________________________________
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Design Embalagem Rotulagem
Desenvolvimento de Marcas Fortes Criação de Brand Equity
Criação de Marcas Corporativas
Brand Equity.
Introdução ao Marketing
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
O MERCADO.
Produto Um produto ou serviço de “Qualidade” é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, acessível, segura e no tempo certo às necessidades.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
O Marketing-Mix.
Marketing de Serviços O diferencial.
PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DE MARCAS
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
2- GERENCIANDO MARCAS NO SETOR PÚBLICO
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
As opções estratégicas de diferenciação
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DE Branding
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL
Estratégias de Ponto Aula 10.
Comunicação.
Cadeia de Valor.
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
Plano de Negócio Exercício.
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Introdução à Administração
O QUE É UMA MARCA ?. Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma.
Marketing Operacional
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
Transcrição da apresentação:

Fixar características de cada um produtos Dimensão Tangível Dimensão Intangível

Fixar características de cada um produtos Dimensão Tangível Dimensão Intangível

Dimensão Tangível A qualidade do produto A vantagem do produto A embalagem

Dimensão Tangível A qualidade do produto A vantagem do produto A embalagem

Atributos do produto, cujas performances respondem às expectativas dos seus clientes. A qualidade do produto Características funcionais Características físicas e Design

Dimensão Tangível A qualidade do produto A vantagem do produto A embalagem

As vantagens concorrenciais do produto são importantes se: Atributo(s) do produto, que se apresentam mais competitivos que a concorrência. A vantagem do produto As vantagens concorrenciais do produto são importantes se: Correspondem a uma verdadeira expectativa dos clientes Sejam facilmente perceptíveis pelos consumidores Não provoquem um aumento de preço inibidor Não possam ser facilmente copiadas

Dimensão Tangível A qualidade do produto A vantagem do produto A embalagem

Funções de Comunicação A embalagem Está em contacto directo com o produto. Embalagem primária Incorpora várias unidades para constituir uma unidade de venda. As dimensões Embalagem secundária Embalagem terciária Permite transportar um certo número de unidades da fábrica para o ponto de venda. Funções Técnicas As funções Funções de Comunicação

Funções Técnicas As funções Funções de Comunicação

Funções Técnicas 1ª) Protecção e conservação do produto (ex. As garrafas coloridas da Super Bock e da Sagres protegem a cerveja da luz) 2ª) Comodidade de utilização (ex. saquetas individuais de ketchup…) 3ª) Facilidade de transporte, armazenagem e arrumação (ex. as pegas das garrafas e garrafões) 4ª) Protecção do ambiente (ex. adopção de materiais não poluentes, bio - degradáveis e recicláveis)

Funções Técnicas As funções Funções de Comunicação

Funções de Comunicação 1ª) Impacto visual 2ª) Reconhecimento (Da marca pela cor, grafismo e materiais) 3ª) Expressão do posicionamento 4ª) Conceder informação ao consumidor 5ª) O impulso da compra (Deve suscitar o desejo da compra)

Fixar características de cada um produtos Dimensão Tangível Dimensão Intangível

Etapa Tipo de serviço Dimensão Intangível Pré-venda Compra Transacção Acolhimento e comodidade Informação sobre os produtos oferecidos Aconselhamento Compra Transacção Encomenda e reserva Modos de facturação Tipos de pagamento Pós-venda Garantia de manutenção e reparação Entrega ao domicílio Tratamento de reclamações

Conceitos de marca

(Organização Mundial de Propriedade Industrial) Definição da OMPI (Organização Mundial de Propriedade Industrial) “Um sinal que serve para distinguir os produtos ou serviços de uma empresa dos outros de outras empresas.” DEFINIÇÃO JURÍDICA

Definição da AMA (American Marketing Association) “Um nome, um termo, um sinal, um desenho, ou uma combinação destes elementos, com vista a identificar um produto ou serviço de um vendedor, ou de um grupo de vendedores, e a diferenciá-los dos concorrentes.” DEFINIÇÃO MARKETING

 DEFINIÇÃO JURÍDICA DEFINIÇÃO MARKETING APRESENTAM UM SINAL DE VENDA SINAL DE FÁBRICA

  MARCA Corresponde à identificação NOME COMERCIAL das organizações Ex. SOANE NOME COMERCIAL (TRADE NAME)  Sinal distintivo de um estabelecimento comercial Ex. Cervejaria Galiza INSIGNIA

Marca ??? MARCA BRAND MARK BRAND NAME Galp energia (SÍNBOLO/DESIGN) (NOME-MARCA) Galp energia

Funções das marcas

Funções das marcas IDENTIFICAÇÃO PRÁTICA GARANTIA Identifica o produto quanto às suas características principais, facilita o reconhecimento e favorece a fidelização. IDENTIFICAÇÃO A marca permite a memorização e simultaneamente a adopção de um comportamento de compra repetido, logo potenciador da fidelização. PRÁTICA A marca garante independentemente do lugar ou do momento de compra, que a qualidade é a mesma. GARANTIA

Funções das marcas INOVAÇÃO PREMIUM PRICE Ajuda as empresas a introduzirem novos produtos que trazem o nome da marca de um ou mais produtos existentes, visto que os consumidores já se sentem familiarizados com a mesma. INOVAÇÃO Permite às empresas imputarem um preço premium aos seus produtos, pelos consumidores tornarem-se menos sensíveis às variações de preços, porque são mais fiéis. PREMIUM PRICE

Tipos de marcas

Tipos de marcas MARCA MONOLÍTICA OU UMBRELLA MARCA PRODUTO OU DIFERENCIADA MARCA HÍBRIDA

MARCA MONOLÍTICA OU UMBRELLA A ORGANIZAÇÃO ATRIBUI A SUA MARCA A TODOS OS PRODUTOS. EXS. MITSUBISHI (Automóvel, electrónica doméstica e industrial, aviões, negócios bancários...) VIRGIN (Aviões, bebidas, discotecas, lingerie, agências de matrimónio, etc...)

MARCA PRODUTO OU DIFERENCIADA A ORGANIZAÇÃO ATRIBUI MARCAS DIFERENTES AOS SEUS PRODUTOS. Ex. PROCTER & GAMBLE (Pringles, Neo-blanc,Ariel, Pantene, Tide, Fairy,etc..)

MARCA HÍBRIDA A MARCA DA EMPRESA IDENTIFICA AS ACTIVIDADES INSTITUCIONAIS E DE ALGUNS PRODUTOS, TENDO OS OUTROS MARCAS PRÓPRIAS. Exs. GILLETE é a marca UMBRELLA para a gama de higiene masculina, enquanto a DURACELL é a marca da GILLETE para as pilhas. Ver COMPAL E FRIZE

Vantagens da marca Umbrella ESCOLHA DE MARCAS UMBRELLA OU MARCAS PRODUTO Vantagens da marca Umbrella - Custo reduzido. Não há necessidade de investir numa marca para lançar uma nova gama de produto. - Concentração dos investimentos sobre uma só marca, permite desenvolver marcas poderosas à escala nacional, europeia ou mundial. - Novos produtos comercializados sob uma marca contribuem para reforçar a sua notoriedade.

Desvantagens da marca Umbrella ESCOLHA DE MARCAS UMBRELLA OU MARCAS PRODUTO Desvantagens da marca Umbrella - A marca umbrella dilui a imagem, enquanto as marcas específicas para cada gama de produtos permite posicionamentos bem diferenciados. - Pode ser incómoda para produtos com exigências de imagem contraditórias. Podem comercializar-se automóveis de luxo com uma marca utilizada para modelos populares? - A marca umbrella favorece a contaminação de uma crise pontual ao conjunto de produtos. - A marca umbrella não permite valorizar o capital da marca, aquando da cedência de uma parte do portfólio de produtos.

IDENTIDADE GLOBAL DA MARCA Triângulo da marca (Paulo Lencastre, 1991) OBJECTO: Missão/Marketing -Mix SINAL: Nome/ Identity-Mix INTERPRETANTE: Imagem/Public Mix

Missão/Marketing -Mix OBJECTO: Missão/Marketing -Mix Pilar do objecto - Produto Organização Missão Valores Marketing - Mix

SINAL: Nome/ Identity Pilar da identidade Conjunto de signos: O nome da marca O logótipo

INTERPRETANTE: Imagem/Public Mix Pilar do interpretante Efeitos que os sinais produzem nas pessoas que os descodificam, i.e., a imagem da marca junto dos seus diferentes públicos.

Questões para reflectir... 1ª) Apresente que factores se devem considerar no processo de criação de valor no produto (definição das características do produto). 2ª) Refira as várias dimensões e funções da embalagem. 3ª) Apresente as funções da marca. 4ª) Refira as vantagens e desvantagens da marca Umbrella.