PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS E TÉCNICAS DE PESQUISA Profa. Ms. Paula Ciol
INÍCIO DA PESQUISA DEVE ATENTAR-SE Escolha do tema Compatível com formação. Disponibilidade de tempo. Delimitar assunto. Elaborar plano de trabalho Cronograma. Identificação Procura de catálogos e obras. Localização Livros, artigos, revistas. Fichas/análise e redação
Imaginação, criatividade, iniciativa, originalidade, humildade. PESQUISAR Não é fácil, necessita coragem, persistência, dedicação ao trabalho, conhecimento do método, disciplina, organização. FAZER PESQUISA EXIGE Imaginação, criatividade, iniciativa, originalidade, humildade.
OBJETIVOS Determina o que o pesquisador quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa (sinônimo de meta, fim). Alguns autores separam os objetivos em Gerais e Específicos, mas não há uma regra e outros autores consideram desnecessário. Para se definir os objetivos começar com o verbo no infinitivo: esclarecer tal coisa; definir tal assunto; permitir aquilo outro, demonstrar alguma coisa, analisar etc.
METODOLOGIA Explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa: do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores, das formas de tabulação e tratamento dos dados.
Hipóteses Sinônimo de suposição que tente responder ao problema levantado no tema escolhido para pesquisa. É uma pré-solução para o problema levantado e o trabalho de pesquisa, irá confirmar ou negar a hipótese levantada.
FONTES P/ ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES Conhecimento familiar. Observação. Comparação com outros estudos. Cultura geral. Experiência pessoal. Casos discrepantes.
COMO PLANEJAR A PESQUISA Escolher o tema Formular o problema (delimitar) Definir as variáveis (hipóteses) Levantamento de dados Amostra Métodos e técnicas Analisar os dados Concluir
TÉCNICAS DE PESQUISA PODEM SER Pesquisa documental: arquivos públicos e particulares Pesquisa bibliográfica Pesquisa de campo Pesquisa de laboratório Observação direta Entrevistas ou questionários
O PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO COMEÇA COM UMA DÚVIDA/UMA PERGUNTA? DELA ADVÉM AS HIPÓTESES DE RESPOSTA QUE PRECISAM SER TESTADAS A EXPERIMENTAÇÃO SERÁ O CAMINHO
INSTRUMENTOS UTILIZADOS: COLETA DE DADOS 1. Questionário A linguagem simples e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não usar gírias. Fazer um pré-teste (erros de formulação). Poderá haver uma carta explicação - a proposta da pesquisa; - instruções de preenchimento; - instruções para devolução; - incentivo para o preenchimento; - agradecimento.
Formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso. Respostas livres, abertas ou curtas. - Formulário de múltipla escolha e questões mistas.
Sugestões de planejamento 2. Entrevista Necessário ter um plano para a entrevista para que no momento em que ela esteja sendo realizada as informações necessárias não deixem de ser colhidas. Sugestões de planejamento quem deve ser entrevistado (ter conhecimento) - plano da entrevista e questões a serem perguntadas - pré-teste - diante do entrevistado – não intervir