I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI - 2007 CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Professor de Educação Física e os
Advertisements

MÓDULO X Como articular a gestão pedagógica
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Estudo de Caso de uma População Idosa Abrigada em Instituição Privada de Longa Permanência em Santo André: Perfil Sócioeconômico e Financeiro. Mauren.
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
Contribuição da Tecnologia da Informação
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
Demandas Judiciais no Âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
I Encontro Nacional sobre Tuberculose em Hospitais
A Produção do Cuidado na Rede Básica de Atenção à Saúde.
Princípios - Complexo Hospitalar.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
O papel dos hospitais em um contexto de reestruturação
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
A Recomendação n. 31 do CNJ – Teoria e Prática Análise do discurso do sujeito coletivo no caso da judicialização da saúde Profa. Ana Carla Bliacheriene.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Mariane Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Patrick Dias (Economista)
Apresentação Diagnóstico Social
Curso de Extensão: Nível de Serviço em Aeroportos Apresentação Inicial 13/03/2014.
Tópicos Especiais em Saúde
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Edital MCT – CNPq/MS – SCTIE – DECIT Nº 26/2006 Determinantes Sociais da Saúde, Saúde da Pessoa com Deficiência, Saúde da População Negra e Saúde da População.
Superintendência de Atenção Integral a Saúde
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Redes de Atenção à Saúde.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

REGULAÇÃO EM SAÚDE: INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIA, GESTÃO DO CUIDADO E FORMAS DE CONTRATUALIZAÇÃO ENTRE OPERADORAS E PRESTADORES DE SERVIÇO. Prof. Dr. Adilson Alves 2007

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO DE PESQUISA  Profa. Dra. Ana Luíza D’ Ávila Viana (FMP- USP)  EQUIPE DO PROJETO:  Prof. Dr. Adilson Alves (FAECO-CUFSA)  Prof. Me. Hudson Pacífico da Silva (FMP- USP)  Prof. Antonio Eduardo A. Jr. (Hospital Sírio Libanês)  Élide Mendes (Bolsista – FMP-USP)

APRESENTAÇÃO IMPORTÂNCIA DA REGULAÇÃO DO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO DEBATE ATUAL SOBRE OS RUMOS DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL.

JUSTIFICATIVA  ESCASSEZ DE PESQUISAS NACIONAIS SOBRE AS FORMAS DE CONTRATUALIZAÃO;  ESCASSEZ DE ESTUDOS SOBRE AS NEGOCIAÇÕES PARA INCLUIR OS PROCEDIMENTOS REALIZADOS COM AS NOVAS TECNOLOGIAS NO ROL DE PROCEDIMENTOS A SEREM REEMBOLSADOS PELAS OPERADORAS E PELO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE;  ESCASSEZ DE ESTUDOS EMPÍRICOS SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS POR PARTE DOS PRESTADORES ;  CRESCENTE DEMANDA POR SERVIÇOS DE ALTA DENSIDADE TECNOLÓGICA E EXPRESSIVA PARTICIPAÇÃO DO SETOR PRIVADO NA OFERTA DE SERVIÇOS HOSPITALARES.

OBJETIVO GERAL ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E OS PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICOS – ASSISTENCIAIS A PARTIR DO GERENCIAMENTO DO CUIDADO, DO PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS DIAGNÓSTICAS E TERAPÊUTICAS E DAS FORMAS DE CONTRATUALIZAÇÃO ENTRE ESSES DOIS AGENTES.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS IDENTIFICAR E AVALIAR, O POSICIONAMENTO DAS OPERERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICO-ASSISTENCIAIS QUANTO AO GERENCIAMENTO DO CUIDADO; IDENTIFICAR E ANALISAR AS POLÍTICAS DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS POR PARTE DE PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICO- ASSISTENCIAIS E O COMPORTAMENTO DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE QUANTO A ESTE PROCESSO;

LEVANTAR AS FORMAS DE CONTRATUALIZAÇÃO ESTABELECIDAS ENTRE AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE E OS PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDIC0-ASSISTENCIAIS, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DIVERSIDADE DE SITUAÇÕES EXISTENTES; ELABORAR RECOMENDAÇÕES, COM BASE NOS RESULTADOS OBTIDOS, PARA MELHORAR O PROCESSO DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

METODOLOGIA A PESQUISA ESTÁ ESTRUTURADA EM TRÊS MÓDULOS: 1) REVISÃO DA LITERATURA; 2) COLETA E ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS; 3) ESTUDO DE CASO.

ESTUDO DE CASO: DE NATUREZA QUALITATIVA ENVOLVENDO DOIS PRESTADORES DE SERVIÇOS MÉDICO-ASSISTENCIAIS, UM NA REGIÃO SUDESTE (SP) E OUTRO NA REGIÃO NORDESTE (RECIFE); AMBOS OS PRESTADORES SÃO ENTIDADES HOSPITALARES QUE ATENDEM CLIENTELA DE PLANO DE SAÚDE COM PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE; APLICAÇÃO DE ROTEIROS SEMI-ESTRUTURADOS DE ENTREVISTA COM OS GESTORES DOS DOIS HOSPITAIS SELECIONADOS PARA APROFUNDAR ASPECTOS RELEVANTES DO GERENCIAMENTO DO CUIDADO, DO PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E DAS FORMAS DE CONTRATUALIZAÇÃO COM AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE; O PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS COMPREENDERÁ ABORDAGENS QUANTITATIVAS PARA O ESTUDO DE EVENTOS QUALITATIVOS E ESCALAS DE MEDIDAS QUALITATIVAS PARA O ESTABELECIMENTO DE PREMISSAS DE RELAÇÃO ENTRE OS INDICADORES SELECIONADOS.

CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (COMUNIDADE E CUFSA)

 IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS NO PROCESSO DE INCORPORAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE, DO PONTO DE VISTA DA SAÚDE SUPLEMENTAR E DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS;  AÇÕES VOLTADAS PARA FORTALECER A REGULAÇÃO DO MERCADO DE SAÚDE SUPLEMENTAR MEDIANTE LEVANTAMENTO E SISTEMATIZAÇÃO DAS FORMAS DE CONTRATUALIZAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS OPERADORAS DE PLANOS PRIVADOS DE ASSISTÊNCIA MÉDICA Á SAÚDE E OS NOVOS PRESTADORES DE SERVIÇOS;

 PROPOSTAS PARA REDUÇÃO DE DESIGUALDADES REGIONAIS NA OFERTA DE PRODECIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE, MEDIANTE MAPEAMENTO DO FLUXO DE PACIENTES DE OUTROS ESTADOS/REGIÕES/MUNICÍPIOS QUE SÃO ATENDIDOS PARA REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS COMPLEXOS EM PRESTADORES LOCALIZADOS EM GRANDES METRÓPOLES NACIONAIS.  EMBORA A PESQUISA TENHA COMO CAMPO DE ESTUDO DOIS HOSPITAIS DE ALTA COMPLEXIDADE, OS RESULTADOS ENCONTRADOS PODERÃO SER UTILIZADOS PARA COMPREENDER ESSA DINÂMICA NA REGIÃO DO ABC E, PROPICIAR A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS SEMELHANTES E QUE FORTALEÇAM O TRINÔMIO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM NOSSA REGIÃO.

 INÍCIO: FEVEREIRO DE 2007  ESTÁGIO ATUAL: REVISÃO DA LITERATURA  ETAPAS A SEREM CUMPRIDAS:  COLETA E ANÁLISE DE DADOS SECUNDÁRIOS;  ESTUDO DE CASO;  RELATÓRIO FINAL  TÉRMINO: DEZEMBRO DE 2008