Estágio Curricular Supervisionado I Ensino Fundamental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Advertisements

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Formação em ação Segundo Semestre..
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
  Ana Carolina Castelli da Silva
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Estudo de Cunho Etnográfico
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Educação Ambiental - GPEEA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O papel do conteudista.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
TÍTULO ÁREA TEMÁTICA INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO APOIO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
Iniciação Científica º Série/EM.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Odilei Avelino dos Santos
SITUAÇÕES.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Professor: José Medina
Como elaborar um projeto de pesquisa?
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Profa. Alexandra.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Objetivo geral Proporcionar aos alunos os elementos necessários para a organização e realização de trabalhos científicos.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Estágio Curricular Supervisionado I Ensino Fundamental UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Turma da Reoferta – 2014 Estágio Curricular Supervisionado I Ensino Fundamental Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

Sequência Didática Etapas de Produção UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Sequência Didática Etapas de Produção Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD O que é a SD? Um conjunto de atividades ligadas entre si e planejadas para o ensino de um conteúdo específico abrangendo todas as etapas de ensino. Ela é organizada de acordo com os objetivos que o professor elencar e envolve atividades de aprendizagem e de avaliação. Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

Etapas de elaboração da Sequência Didática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Etapas de elaboração da Sequência Didática Título, Público Alvo (Caracterização dos Alunos, da Escola e da Comunidade Escolar), Problematização, Objetivos (Gerais e Específicos), Conteúdos, Dinâmicas, Avaliação e Bibliografia (Referencial Teórico e Material utilizado). Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

A sequência didática será desenvolvida em etapas: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD A sequência didática será desenvolvida em etapas: Etapa 1: definição de Título, Público Alvo e problematização. Etapa 2: Objetivo Geral, Objetivos Específicos e Conteúdos. Etapa 3: Dinâmica/Metodologia, Avaliação e Bibliografia. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD TÍTULO: Embora seja o elemento mais simples da SD , deve ser capaz de ser atrativo e refletir em linhas gerais a temática na qual os conteúdos serão desenvolvidos. PÚBLICO ALVO: A SD deve definir o público a que se destina, assim como os elementos e a metodologia deve estar de acordo com o público. Aqui devem ser definidos a série, semestre e a escola onde será aplicada. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD PROBLEMATIZAÇÃO: É a formulação de um problema. Problematizar é trazer a tona uma abordagem contextualizada. Contextualizar é problematizar. É uma forma de abordar o conteúdo. É promover o interesse do aluno a partir de perguntas bem colocadas. O aluno deve se sentir desafiado a mobilizar seus conhecimentos no sentido de responder a problemática apresentada. E, mais importante, estimulado a aprender mais a respeito a fim de construir explicações satisfatórias. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD OBJETIVO GERAL: Refere-se a uma meta a ser atingida e se relaciona à aprendizagem ou a algum atributo de desenvolvimento do aluno. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apresentam as intenções de ensino, e ajudam no planejamento no que se refere à escolha das metodologias mais adequadas e das formas de avaliação. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

SEQUÊNCIA DIDÁTICA CONTEÚDOS: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD CONTEÚDOS: Referem-se ao conteúdo a ser trabalhado, de acordo com o combinado com o professor regente da disciplina de Ciências. Os conteúdos devem se relacionar com os demais elementos da SD. DINÂMICA/METODOLOGIA: É importante que sejam selecionadas dinâmicas de aula variadas, de acordo com as possibilidades oferecidas pela escola. As dinâmicas devem estar intimamente relacionadas aos conteúdos trabalhados e aos objetivos propostos. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD AVALIAÇÃO: As formas de avaliação devem ser descritas. Tais métodos precisam ter relação com os objetivos e com os conteúdos previstos na SD. O que se avalia deve estar diretamente relacionado com o que se pretende ensinar. BIBLIOGRAFIA: Este item deve ser apresentado todo material bibliográfico utilizado para preparar e aplicar a SD, tanto no que se refere ao referencial teórico quanto aos materiais utilizados (livros didáticos, textos, vídeos, jogos educativos). SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD No AVA está disponível uma tabela para a produção da SD com destaque para as diferentes etapas de produção A cada etapa desenvolvida e postada haverá um feed back para que o aluno continue a realizar a atividade. Atentem para as datas estabelecidas na tabela. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD A SD se desenvolve a partir de um problema central e a partir dele você deverá organizar aula a aula um conjunto de atividades para que seus alunos consigam propor soluções para o problema estudado. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD A SD tem um papel central na prática docente. O planejamento, desenvolvimento, avaliação e aplicação da SD faz parte de sua própria aprendizagem com vistas a desenvolver os processos de organização, aplicação e avaliação da sequência de aulas. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD O tema da SD e os conteúdos a serem desenvolvidos devem estar de acordo com o que é definido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e com o que for combinado com o professor regente da sala de aula onde você desenvolverá seu estágio. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD As aulas devem ser programadas para o tempo de uma aula real no ensino fundamental. Lembrem que o estágio de regência será de 20 horas. Portanto, vocês devem planejar 10 aulas, uma vez que as aulas são duplas. O conteúdo deverá estar de acordo com o combinado com o professor regentes, com o público alvo e com a série a que se destina (5º ao 9º ano). SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD A cada etapa desenvolvida você poderá rever as etapas anteriores de acordo com o feed back e o amadurecimento de suas ideias iniciais. A avaliação será realizada a partir de critérios pré-estabelecidos na forma de comentários em cada uma das etapas realizadas, com o objetivo de aprimorar a SD ao longo do tempo. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Observação Trabalhos com plágio serão avaliados com nota mínima (zero). Consideramos plágio a cópia total ou parcial de qualquer trabalho de autoria de terceiros. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

Exemplo de uma atividade de SD UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Exemplo de uma atividade de SD Título: Córrego urbano e ambiente Público Alvo: Alunos do EJA - Ensino Fundamental - ciclo II Aluno Carlos Alberto Pereira – Curso de Especialização - USP SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD Problematização: A interdição pelo poder público de uma passagem de veículos e pedestres na cidade provocada pela intensas chuvas, erosão e má conservação, em um pequeno córrego da cidade, provocou o isolamento de várias pessoas de um bairro, discussão sobre o córrego, alternativa de solução e necessidade de replantio de árvores e programa de educação ambiental local. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD O fato ocorrido em janeiro, época de intensas chuvas acabou rachando o asfalto e desmoronando parte da proteção lateral de uma pequena passagem urbana. A construção de uma ponte adequada ao local, levou quase um ano e uma discussão na cidade sobre o córrego. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD  Objetivos Gerais: Procurar trabalhar o fato ocorrido com a passagem do córrego com alunos/adultos da EJA, muitos moradores do bairro e conhecedor do local, para que possam aprofundar o problema ocorrido, fornecendo dados/informações que muitos não têm e outros tratam o problema como fatalidade ou de forma simples e superficial. SEQUÊNCIA DIDÁTICA Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli

OBRIGADA! UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ –UESC COLEGIADO DE BIOLOGICAS – MODALIDADE EAD CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA – MODALIDADE EAD COMEÇAR - Silvana Tavano Cada coisa tem um jeito de começar. Todo mundo sabe: as frases começam com palavras e as palavras, com letras. Muitas histórias começam com “era uma vez”.  Na escola, tem o primeiro dia de aula e o primeiro dia de férias.  Todo começo de mês é dia 1º e os anos sempre começam em janeiro. Será que o mundo começou num dia 1o de janeiro? Mas as coisas nem sempre começam sendo o que são: o pintinho começa sendo ovo, o sapo, sendo girino, e a borboleta, sendo lagarta.  E tem os começos que não aparecem: a árvore começa embaixo da terra e as nuvens encobrem o começo do céu. Mas e o mar? Começa ou acaba na areia? O vento também é um mistério: às vezes, começa antes da chuva, e de vez em quando começa por nada. É só vontade de ventar. Tem muitas coisas que começam só por causa de uma vontade: um segredo começa quando a gente não conta nada. Uma amizade, quando a gente quer contar tudo. Para saber onde as coisas vão dar, só tem um jeito: COMEÇAR! OBRIGADA! Profa. Alexandra Marselha Siqueira Pitolli