CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Currículo - Prof. Viviane C. Cândido
Advertisements

Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Ensinar e aprender história nos primeiros ciclos de aprendizagem Programa Curricular História PBH
O Currículo na Educação Infantil
A formação da identidade do professor de línguas estrangeiras
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Por que Arte-Educação?.
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
A Pré-História da Linguagem Escrita


Professora Suraia Rahmé
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
1º Encontro da família 2015 Escola Profissional São José
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
Política Educacional Brasileira
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
O aparecimento da consciência humana
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Interdisciplinaridade: Relato de Experiência
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
Psicologia da Educação
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Transcrição da apresentação:

CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL EIXOS NORTEADORES Prof. João Batista Martins Dep. Psicologia Social e Institucional / UEL

O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO A PRÁXIS COMO PRINCÍPIO CURRICULAR O DIREITO DA CRIANÇA À ESCOLA

O TRABALHO E AS TRANSFORMAÇÕES HUMANAS LINGUAGEM Transformação do meio ambiente uso de ferramentas x uso de signos transformação do homem Processo de aprendizagem meio social x estrutura cerebral História da humanidade conhecimento construído

LINGUAGEM Desde os nossos primeiros dias, nossas ações adquirem um significado próprio num sistema de comportamento social e, sendo dirigidas a objetivos específicos, são refratadas através do prisma do ambiente da nossa infância. Nosso contato com o ambiente físico e social é mediado por outras pessoas, que nos auxiliam em nosso processo de inserção no meio humano.

CONCEITOS A linguagem contribui para o desenvolvimento psicológico do homem na medida em que as palavras não só apontam para determinadas coisas, mas também lhe permitem abstrair os atributos essenciais das mesmas, configurando-as em determinadas categorias (conceitos), possibilitando assim a emergência dos processos de abstração e generalização.

CONCEITOS A linguagem tem um papel muito importante no processo de desenvolvimento humano. Ela possibilita ao homem designar os objetos e acontecimentos do mundo exterior com palavras. Isto lhe permite relacionar-se com os objetos ausentes e acontecimentos passados. Luria nos oferece uma imagem interessante: quando discute a influência da linguagem para a formação da consciência humana, afirma que a “linguagem duplica o mundo perceptivo”, permitindo aos homens reterem as informações obtidas do mundo exterior e criar um mundo de imagens internas.

MEDIAÇÃO HOMEM CONCEITOS REALIDADE

AÇÃO PRÉ- CONCEITOS LINGUAGEM AÇÕES REALIDADE

MEDIAÇÃO HOMEM REALIDADE OUTRO RELAÇÃO HUMANA

DESENVOLVIMENTO HUMANO RELAÇÃO HUMANA EU OUTRO MUDANÇAS RELAÇÃO PEDAGÓGICA APRENDIZAGEM DESENVOLVIMENTO HUMANO

(PASSADO, PRESENTE, FUTURO) RELAÇÃO HUMANA EU OUTRO HISTÓRIA HUMANA (PASSADO, PRESENTE, FUTURO)

RELAÇÃO HUMANA EU OUTRO IDENTIDADE HUMANA