Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud. Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud.

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Transcrição da apresentação:

Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud

Objetivo Ajudar a comunidade escolar a avaliar e se engajar na luta pela melhoria da qualidade da educação.

À quem se destina Comunidade Escolar Profissionais da escola, alunos, pais, conselheiros, gestores, associações, universidades e outras organizações interessadas e diretamente envolvidas com os problemas da escola e sua melhoria.

O que é qualidade na educação?

Estratégia de elaboração do material Constituição de Grupo Técnico e realização de oficina. Construção de proposta preliminar. Teste piloto em 14 escolas situadas nas 5 regiões do país. Oficina para discussão dos resultados e adequação do instrumental, agregando escolas e redes que participaram do teste.

Grupo Técnico: Campanha Nacional pelo Direito a Educação – CENPEC – CNTE – CONSED - Fundação Abrinq – Fundescola – IBGE - Instituto Pólis – IPEA – Undime – Uncme – Caise, Seif e Seesp/ MEC -Ceale/UFMG - Cedac - Ceel/UFPE - Cefortec/UEPG - Centro de Cultura Luiz Freire - Cform/UnB - Fundação Victor Civita - Instituto Avisa Lá - Instituto Ayrton Senna - Instituto Paulo Freire - Projeto Chapada

O conceito de qualidade na educação

As Dimensões da Qualidade Ambiente Educativo Prática Pedagógica e Avaliação Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita Gestão Escolar Democrática Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola Espaço Físico Escolar Acesso e Permanência dos Alunos na Escola

Os indicadores estão distribuídos nas dimensões Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3 Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc. Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc. Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc.

Metodologia de uso

ETAPA 1 Preparação da avaliação e planejamento participativos Formação de um grupo para coordenação do processo. Leitura e estudo da publicação Indicadores da Qualidade na Educação e do regulamento do Programa Ação na Escola.

ETAPA 2 A mobilização da comunidade escolar

Quem compõe a comunidade escolar Famílias Alunos Professores Diretores Supervisores e coordenadores Instâncias colegiadas Instituições que trabalham com as escolas Técnicos da Secretaria de Educação Lideranças comunitárias

A mobilização da comunidade escolar Usar a criatividade: Carta para os pais. Faixa na frente da escola. Divulgação no jornal ou rádio local. Discussão da proposta em sala de aula. Divulgação em associações comunitárias locais.

ETAPA 3 A avaliação participativa – o grande dia Duração aproximada: meio período. Recepção dos participantes, apresentação dos objetivos da iniciativa e dos procedimentos de trabalho.

A avaliação é realizada em grupos São constituídos sete grupos, cada um avalia uma das sete dimensões. Representativos e heterogêneos: cada grupo deve ter representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.

dimensões indicadores perguntas Estrutura dimensões indicadores perguntas

Avaliação dos indicadores e perguntas As perguntas vinculadas a cada um dos indicadores se referem a práticas, atitudes ou situações que os qualificam. O resultado da avaliação é expresso por meio de cores: Caso o grupo avalie que essas práticas, atitudes ou situações estão consolidadas na escola, deverá atribuir-lhes cor verde, pois podem ser consideradas boas. O instrumental deixa claro que, neste caso, a escola está num bom caminho no constante processo de melhoria da qualidade. Se, na escola, essas atitudes, práticas ou situações ocorrem, mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas, o grupo lhes atribuirá cor amarela. Elas merecem cuidado e atenção. Caso o grupo avalie que, na escola, essas atitudes, situações ou práticas são inexistentes ou quase inexistentes, irá atribuir-lhes cor vermelha, pois exigem intervenção imediata.

Cada grupo deve escolher um coordenador e um relator O coordenador cuidará para que todas as perguntas sejam respondidas no tempo previsto, buscando chegar a consensos sobre a situação da escola em relação aos indicadores ou identificando as opiniões conflitantes quando não for possível chegar a um consenso. Terá também a responsabilidade de garantir que todos se coloquem e que a metodologia seja cumprida. O relator será responsável por tomar nota e expor na plenária o resultado da discussão do grupo.

Cuidados com a avaliação Preparar os coordenadores e professores para não induzir a avaliação e atribuição de cores. A avaliação / atribuição de cores dos indicadores e perguntas é coletiva, ou seja, exige debate. Estimular a participação de todos, especialmente dos estudantes. Reconhecer o conflito como parte integrante do processo democrático. Para as questões e indicadores nas quais não se chegue a um consenso de avaliação, pode-se optar pela utilização de duas cores, representando assim as divergências.

Plenária Apresentação das avaliações de cada grupo. Nova discussão dos indicadores avaliados, se for considerado necessário. Acordo de prioridades para a escola na melhoria da qualidade de sua educação.

ETAPA 4 Elaboração do Plano de Ação O Plano de Ação é uma etapa fundamental do trabalho. Estratégias distintas podem ser usadas de acordo com as escolas: Nova mobilização da totalidade da comunidade escolar. Criação de comissão específica. Responsabilização do Conselho Escolar. Outras idéias.

Sugestão: Utilizar os indicadores produzidos pelos órgãos oficiais como referência no processo de avaliação e elaboração do plano de ação.

Exercício em grupo Objetivos: Vivenciar a metodologia do instrumental. Explicitar dúvidas. Orientações: Divisão de grupos por dimensões. Simulação da avaliação com definição de identidades (professor, aluno, pai/ mãe, funcionário) e escolha de coordenador e relator. Atribuição de cores às perguntas e indicadores. Apresentação à plenária das situações vividas. Tempo: quarenta minutos para o exercício e mais 5 minutos para cada grupo expor suas questões à plenária.

Exercício em grupo Relatos: Resumo dimensão / indicadores avaliados. Dificuldades e facilidades. Houve debate? Como foi o processo de atribuição de cores? Como foi o processo de chegar em consensos? Apareceram conflitos? Se sim, como foram tratados?

Regularidade do uso A continuidade no uso reforça o sentido da avaliação: identificar o que é preciso melhorar, reconhecer o que vai indo bem, refletir sobre o que está sendo realizado. O uso periódico aumenta o conhecimento sobre a escola. Recomendação: uso anual.

Monitoramento Importância de se monitorar a implementação do plano de ação. Dar devolutivas para a comunidade escolar dos resultados alcançados.

Foco no ensino fundamental O material foi elaborado para ser usado por escolas de ensino fundamental. Entretanto, também pode ser usado por escolas de educação infantil e ensino médio, desde que seja feita uma adequação dos indicadores e das perguntas conforme as necessidades específicas desses níveis de ensino.

A informação é da escola! Nenhuma informação produzida nesta avaliação será divulgada publicamente ou utilizada em rankings ou para comparação entre as escolas. As avaliações de cada escola são subjetivas e dependem do grau de criticidade, da capacidade avaliativa, da compreensão dos processos vivenciados por cada escola. Ou seja, cada avaliação é uma avaliação e não há como comparar o desempenho das escolas as tendo como base.

Pode ser usado como um instrumento de gestão Meio de conhecer as escolas e suas especificidades. Fornece informações para definir prioridades de investimentos. Contribui para a (re)elaboração do projeto político- pedagógico.

Destaques do material Desenvolve a capacidade de percepção, análise e proposição das comunidades escolares. Fornece um painel detalhado da situação da escola em relação às múltiplas dimensões do processo educativo. Possibilita a fala de segmentos da comunidade escolar que, muitas vezes, não tem espaço para dar suas opiniões. Facilita a construção de consensos e a identificação de conflitos entre diferentes segmentos da comunidade escolar.

Destaques do material Responsabiliza os diferentes segmentos da comunidade escolar pela qualidade da educação e a direciona para a realização de ações pela melhoria dessa qualidade. Favorece a revisão/ atualização do Projeto Político Pedagógico. Legitima, qualifica e fortalece as demandas da escola perante o poder público. Secretarias podem e devem apoiar o uso dos indicadores mas sempre a partir da ótica das escolas.

Download do instrumental disponível em: www.acaoeducativa.org.br/indicadores