Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?
As visões desenvolvimento e aprendizagem AMBIENTE SUJEITO BEHAVIORISTAS AMBIENTE
PIAGET – AÇÃO SUJEITO SOBRE AMBIENTE VYGOTSKI – INTERAÇÃO C/ OUTROS INTERACIONISTAS HOMEM VYGOTSKI – INTERAÇÃO C/ OUTROS
DOIS NÍVEIS DESENVOLVIMENTO RELAÇÃO INTERPESSOAL EXPERIÊNCIA COLETIVA DOIS NÍVEIS DESENVOLVIMENTO O QUE A CRIANÇA JÁ ALCANÇOU O QUE PODE VIR A ALCANÇAR
PROCESSO FORMAÇÃO HUMANA BEHAVIORISTAS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO SUJEITO DETERMINANTE
PROCESSO FORMAÇÃO HUMANA Conceitos Cotidianos Sujeito INTERACIONISMO Perceber real reorganização APRENDIZAGEM Novos Possíveis Atitudes Ampliação conhecimento pensar Conceitos Científicos Reorganização Dimensão social Habilidades Desafios Possíveis Reformulação Sentir Sujeito Outro Autonomia Desafios Real DESENVOLVIMENTO PIAGET - VYGOTSKI
DEZ PRINCÍPIOS DA APREENDIZAGEM Aprender a aprender História Particular Autoconceito Modo de Apropriação conhecimento ESTUDANTE Consciência Do erro Aprendizagem significativa Transferência Conhecimento (repetir) Motivação Elogios Aprendizagem Vivenciada
Como manter o Estudante Motivado no Processo Ensino/Aprendizagem Domínio conteúdo PROFESSOR Significativa Conhecer a forma pela qual aprendem Aprendizagem desafiante Sala aula organizada Pacientes e Competentes Tarefas interessantes Motivação Autoconfiança Aplicabilidade
ERRO CONSTRUTIVO PAPEL ESCOLA APRENDIZAGEM FORMAS