As visões desenvolvimento e aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Relação professor/aluno
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
Vídeo Educar – Rubem Alves
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Quando falamos em aprender...
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Ensaios Pedagógicos PARA UMA CULTURA DAS DIFERENÇAS Lino de Macedo
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Construindo o futuro do seu filho!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Roteiro de observação de estágio
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Os aspectos filosóficos do ambiente escolar Aula 12
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
A IMPORTÂNCIA DO TUTOR COMO ORIENTADOR E MEDIADOR NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA FACINTER MARIA LUIZA NOSE ROSSI.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Atividade complementar 04
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Docência universitária: repensando a aula
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Projetos e Sequências Didáticas
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Como promover o sucesso da aprendizagem do aluno e a sua permanência na escola?

As visões desenvolvimento e aprendizagem AMBIENTE SUJEITO BEHAVIORISTAS AMBIENTE

PIAGET – AÇÃO SUJEITO SOBRE AMBIENTE VYGOTSKI – INTERAÇÃO C/ OUTROS INTERACIONISTAS HOMEM VYGOTSKI – INTERAÇÃO C/ OUTROS

DOIS NÍVEIS DESENVOLVIMENTO RELAÇÃO INTERPESSOAL EXPERIÊNCIA COLETIVA DOIS NÍVEIS DESENVOLVIMENTO O QUE A CRIANÇA JÁ ALCANÇOU O QUE PODE VIR A ALCANÇAR

PROCESSO FORMAÇÃO HUMANA BEHAVIORISTAS AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO SUJEITO DETERMINANTE

PROCESSO FORMAÇÃO HUMANA Conceitos Cotidianos Sujeito INTERACIONISMO Perceber real reorganização APRENDIZAGEM Novos Possíveis Atitudes Ampliação conhecimento pensar Conceitos Científicos Reorganização Dimensão social Habilidades Desafios Possíveis Reformulação Sentir Sujeito Outro Autonomia Desafios Real DESENVOLVIMENTO PIAGET - VYGOTSKI

DEZ PRINCÍPIOS DA APREENDIZAGEM Aprender a aprender História Particular Autoconceito Modo de Apropriação conhecimento ESTUDANTE Consciência Do erro Aprendizagem significativa Transferência Conhecimento (repetir) Motivação Elogios Aprendizagem Vivenciada

Como manter o Estudante Motivado no Processo Ensino/Aprendizagem Domínio conteúdo PROFESSOR Significativa Conhecer a forma pela qual aprendem Aprendizagem desafiante Sala aula organizada Pacientes e Competentes Tarefas interessantes Motivação Autoconfiança Aplicabilidade

ERRO CONSTRUTIVO PAPEL ESCOLA APRENDIZAGEM FORMAS