Profª MSc Cássia Barbosa Reis

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Transcrição da apresentação:

Profª MSc Cássia Barbosa Reis PESQUISA QUALITATIVA Profª MSc Cássia Barbosa Reis

PESQUISA QUALITATIVA Minayo (1999) diz que a abordagem qualitativa não pode pretender o alcance da verdade, com o que é certo ou errado; deve ter como preocupação primeira a compreensão da lógica que permeia a prática que se dá na realidade. Preocupa-se com um nível de realidade que não pode ser quantificado

Trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes. Corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Significado como conceito central Fenômeno entendido nas suas determinações e transformações dadas pelos sujeitos.

Método científico: a)       universalização – criação de leis gerais; b)      neutralidade – o conhecimento deve ser tão fiel ao objeto a ponto de se identificar com ele; c)       validade – comprovação na realidade; d)      confiabilidade – a experiência e seus resultados devem ser repetíveis.

Critérios de cientificidade em pesquisa qualitativa a)       coerência e lógica  uniformidade conceitual; b)      consistência  capacidade de o conhecimento resistir à crítica e à argumentação; c)       intersubjetividade  coerência do conteúdo subjetivo das diversas pessoas; d)      objetivação  interpretação da realidade, provisória e mutante; e)      originalidade  não haver sido estudado anteriormente.

ESTUDOS QUANTITATIVOS ESTUDOS QUALITATIVOS Objetividade Subjetividade Realidade única Realidades múltiplas Redução, controle e predição Descoberta, descrição, entendimento Mensuração Interpretação Soma das partes é igual ao todo Todo é maior que a soma das partes Relatório com análises estatísticas Relatório narrativo Sujeitos Participantes

Relação pesquisador-sujeito* Distante, neutra ASPECTO PESQ. QUANTITATIVA PESQ. QUALITATIVA Relação pesquisador-sujeito* Distante, neutra Pesquisador conhece o espaço e vive o tempo vivido pelos investigados Imagem da realidade social* Estática e externa para o ator Processual e socialmente construida pelos sujeitos Objetivo Explicar, predizer  estabelecimento de relações de causalidade Compreender, descrever, caracterizar  no máximo, apontar relações de associação Sujeitos Quantitativamente suficiente para garantir a representatividade Todas as pessoas que são reconhecidas como sujeitos que elaboram conhecimento e/ou produzem práticas adequadas para intervir nos problemas objeto da pesquisa Estratégia de coleta de dados* Estruturada  experimento, questionário estruturado Não estruturada  observação, entrevista, estudo de caso, história de vida, grupo focal. Técnica de tratamento dos dados Estatística Significado dos conteúdos Preocupação central Validação estatística Compreensão dos significados Abrangência dos achados* Nomotética - pretende certa generalização Ideográfica - trata cada indivíduo como um universo singular

Aspectos Quantitativa Qualitativa   VANTAGENS ·      Possibilita a análise direta dos dados ·      Tem força demonstrativa ·      Permite generalização pela representatividade ·      Permite inferência para outros contextos ·      Permite interação  ·      Considera a subjetividade dos sujeitos ·      Permite compreender resultados individualizados ·      Permite compreender a dinâmica interna de programas e atividades ·      Permite compreender múltiplos aspectos da realidade DESVANTAGENS ·      O significado é sempre sacrificado em detrimento do rigor e precisão exigidos pela análise matemática ·    Não permite análise das relações ·      Os resultados podem ser considerados como verdade absoluta ·       Pode conduzir a uma excessiva coleta de dados ·      Depende de uma capacidade maior de análise por parte do pesquisador ·      Exige maior uso do recurso tempo.

Quando utilizar a abordagem quantitativa Quando utilizar a abordagem qualitativa Þ    Para avaliar resultados que podem ser contados e expressos em números, taxas e proporções Þ    Para conhecer a eficiência de uma ação, programa ou serviço Þ    Para responder a questões relativas à quantidade Þ    Quando o objeto a ser investigado possui diferenças de grau, exigindo uma lógica de mais ou de menos. Þ    Quando se busca estabelecer relações significativas entre variáveis.   Þ    Para avaliar resultados individuais dos participantes de um programa, serviço ou atividade. Þ    Para responder a questões sobre como, o que e por que Þ    Para avaliar a dinâmica interna de processos e atividades Þ    Para avaliar atividades cujos objetivos são gerais e pouco específicos Þ    Quando a coleta de dados quantitativos é tão rotineira que não se presta mais atenção ao significado expresso por eles. FONTE: Adapatado de TANAKA e Melo, 2001.

OBRIGADA! 28/07/06 DOURADOS/MS