Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
N.A.F.T.A..
Advertisements

Organização e Técnicas Comerciais
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil.
Empreendimentos Internacionais – Aula XII
1 S e r v i ç o P ú b l i c o F e d e r a l Protegendo Quem Investe no Futuro do Brasil S e r v i ç o P ú b l i c o F e d e r a l Protegendo Quem Investe.
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Marketing.
Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores
Capítulo 15 Projeto e gerenciamento de canais e redes de valor
Seminario CVA-RICESU Nilton Oliveira LexisNexis - Brasil.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Marketing no Século XXI
Marketing Capítulo 2 Análise Ambiental
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Pesquisa IBRC Como está o investimento das empresas em relacionamento
Movimentos Migratórios e Urbanização
Copyright © 2006 by Pearson Education
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Sustentabilidade: Desafio Actual do Ensino Superior
SIM - Sistema de Informações de Marketing
Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização
Administração de Marketing
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
E-commerce Pedro Vasconcelos e Oraci Pinheiro Jr..
A economia Global.
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Pensar Globalmente – Agir Localmente
UFP Marketing Internacional Marketing na Ásia. Segundo diversos especialistas em comércio internacional a região da Ásia será uma região.
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Capítulo 6 Análise dos mercados consumidores
HBO LATIN AMERICA. A HBO Latin America (HBO LAG) é uma empresa fundada em 1991 que pertence a: Sony Pictures Television International, Home Box Office,
ECONOMIA PÓS - GUERRA 1ª Guerra Mundial: Houve um crescimento na indústria de aço e motores de combustão interna, eletricidade e petróleo. 1929: Queda.
Sistemas de Informações de RH
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Estratégia e o Cenário de Negócios
O Ambiente de Marketing
Marketing Internacional. Principais tipos de marketing Produto: destinado a criar trocas para produtos tangíveis. Serviço: destinado a criar trocas para.
É o processo de focalizar os recursos e objetivos de uma organização sobre as necessidades e oportunidades do ambiente global – o planeta Terra é seu.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
G-20.
AULA 4 Marketing.
AULA 3 Marketing.
Novos modelos de negócios
Origens e bases do mundo global.
MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
Marketing de Relacionamento
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
A ECONOMIA GLOBALIZADA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
LATAM TRANSPORTADORA AÉREA OFICIAL Comercial de Eventos, Feiras e Congressos. Dezembro/2015 Vanessa Okara.
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
CANAIS DE MARKETING 2 Facilitadora Rejane.
O QUE VIMOS ATÉ AGORA Globalização; Redes técnicas; Redes Geográficas; Corporações Multi e Trans nacionais; Aceleração dos fluxos;
Administração de marketingCapítulo 6 — Análise dos mercados consumidores Copyright © 2006 by Pearson Education 6-1 Questões abordadas no capítulo Como.
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Transcrição da apresentação:

Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 1: Necessidade de informações 1. Que decisões você toma regularmente? 2. De que informações você precisa para tomar essas decisões? 3. Que informações você obtém regularmente? 4. Que estudos especiais você solicita periodicamente? 5. Que informações você quer e não está obtendo agora? 6. Que informações você gostaria de obter diariamente? Semanalmente? Mensalmente? Anualmente? 7. Quais revistas ou relatórios comerciais você gostaria de consultar regularmente? 8. Sobre quais assuntos você gostaria que o mantivessem informado? 9. Qual programa de análise de dados você deseja? 10. Quais são as quatro principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informações de marketing atualmente em uso? Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 2: Fontes de dados secundários • Nielsen Company: dados sobre produtos e marcas vendidos por lojas de varejo (Retail Index Services), dados de compra dos supermercados (Scantrack), dados de audiências de televisão (Media Research Services), dados de circulação de revistas (Neodata Services, Inc.) e outros. • MRCA Information Services: dados sobre compras semanais de produtos de consumo feitas por famílias (National Consumer Panel) e dados sobre consumo de alimentos em casa (National Menu Census). • Information Resources: dados de compra em supermercados (InfoScan) e dados sobre o impacto de promoções em supermercados (PromotioScan). • SAMI/Burke: relatórios de transferências de mercadorias de armazéns para lojas de produtos alimentícios em setores selecionados de mercado (SAMI Reports) e dados de compra em supermercados (Samscam). • Simmons Market Research Bureau (Grupo MRB): relatórios anuais cobrindo mercados de televisão, artigos esportivos e remédios com marcas comerciais com dados demográficos por sexo, renda, idade e preferência de marca (mercados seletivos e a mídia que os atinge). • Outros institutos de pesquisa comercial que enviam dados para assinantes são: Audit Bureau of Circulation; Arbitron, Audits and Surveys; Dun & Bradstreet; National Family Opinion; Standard Rate & Data Service, e Starch. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 3: Forças globais que afetam o marketing 1. A substancial aceleração do transporte, das comunicações e das transações financeiras internacionais, que estão levando ao rápido crescimento do comércio mundial e dos investimentos, especialmente do comércio tripolar (América do Norte, Europa Ocidental e Oriente Médio). 2. O movimento da capacidade e das habilidades de manufatura em direção a países de menor custo. 3. A ascensão de blocos econômicos como a União Européia e o Nafta. 4. Os grandes problemas de dívidas de vários países, juntamente com a crescente fragilidade do sistema financeiro internacional. 5. O aumento das trocas e das negociações com condições para favorecer as transações internacionais. 6. O movimento em direção a economias de mercado em países antes socialistas, em conjunção com a rápida privatização de empresas estatais. 7. A rápida disseminação dos estilos de vida globalizados. 8. A gradual abertura de novos e importantes mercados, como a China, a Índia, a Europa Oriental, os países árabes e a América Latina. 9. A crescente estratégia das multinacionais de transcender suas características locais e nacionais e se tornar empresas transnacionais. 10. O crescente número de alianças estratégicas entre corporações de diferentes países — companhias aéreas, por exemplo. 11. Os crescentes conflitos étnicos e religiosos em alguns países e regiões. 12. O crescimento de marcas globais de automóveis, alimentos, roupas, aparelhos eletrônicos etc. Copyright © 2006 by Pearson Education

Copyright © 2006 by Pearson Education TABELA 4: Atividades de lazer mais populares nos Estados Unidos (percentual de adultos que as praticam) Caminhada 59 por cento Acampamento 21 por cento Jardinagem 45 por cento Corrida 18 por cento Natação 35 por cento Musculação 17 por cento Fotografia 26 por cento Golfe 16 por cento Ciclismo 25 por cento Educação continuada 16 por cento Pesca 23 por cento Excursionismo 14 por cento Boliche 21 por cento Passeios de lancha 9 por cento Fonte: Scarborough Research, 2001, apud “Where does the time go?”, American Demographics, abr. 2002, p. 56. Copyright © 2006 by Pearson Education