PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Que trata de alunos com altas habilidades/superdotação
Advertisements

Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
numa perspectiva inclusiva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL
Mesa Redonda Tema: Formação de Professores, Afetividade e Infância
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Projeto político pedagógico uma importante ferramenta educacional
RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO PNEE EM CURSOS DE ELETROTÉCNICA E INFORMÁRICA BÁSICA NO IFSC- CAMPUS CHAPECÓ. Aluno: Paulo Roberto Gauto Orientador: Prof. Dr.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Aldenes Dias Batista Marcinete Duarte da Silva
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA TÍTULO DO ARTIGO O PAPEL DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO EDUCANDO Autor: Edinalva Silva Aguiar.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
Orientações Curriculares para a Educação Básica
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
Profª. Marta Proença Filietaz
AUTORA: Adelice Ferreira Silva Orientadora: Margareth L. de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Porto Nacional – TO. Julho/2010.
Conferência Municipal de Educação
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
AUTOR: Layde Christina A A Veiga Orientador(es): Evania D’arc Fonseca Aires Paranhos Klívia de Cássia Silva Nunes PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA GESTÃO E FAMÍLIA NO COMBATE À INDISCIPLINA AUTORES: Eny Cândida da Silva Oliveira –turma “A” Maria Leny.
AUTORA: Kennya Cristina Rodrigues de Oliveira Moraes Orientadoras: Evânia D’arc Fonseca Aires e Klivia de Cássia Silva Nunes Julho REELABORAÇÃO.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL O Professor de Educação Infantil versus os alunos especiais.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
AUTOR: Genilda Aurélio da Cunha Orientadora: Angela Noleto PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FORTALECIMENTO DO CONSELHO ESCOLAR JUNHO
GESTÃO PARTICIPATIVA: A importância da família na escola
AUTORAS: Márcia Araújo Vaz e Maria do Socorro Félix Bezerra.
AUTOR: João Barbosa Jardim /EdmilsonVieira Orientador(as ) Kátya Cristina Brito/Clecy Peres PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Participação.
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
AUTOR: Silnei Rodrigues Marinho Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO/2010.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
1. Implantação de 1/3 do Planejamento para os professores ; 2. Concurso Público em abril; 3. Acompanhamento Pedagógico intensivo; 4. Reforma do CEI Maria.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
Autoras: Elionice Lima C. Castro Raimunda Nonato C. Batista Orientadora: Terezinha Aquino PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Julho, 2010.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
O papel pedagógico do órgão gestor
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O Projeto Político Pedagógico e a Perspectiva da Educação Inclusiva na Escola Municipal Walfredo Campos Maia O Projeto Político Pedagógico e a Perspectiva da Educação Inclusiva na Escola Municipal Walfredo Campos Maia Autores: Nagelle Lopes Sales Valdemir Ribeiro Farias Orientadores: Kátia Cristina Brito Clecy Peres JULHO/2010

Escola Municipal Walfredo Campos Maia Outubro/2009 a Janeiro/2010. O Projeto Político Pedagógico e a Perspectiva da Educação Inclusiva na Escola Municipal Walfredo Campos Maia CONTEXTO INVESTIGADO: Reformulação do Projeto Político Pedagógico na perspectiva da educação inclusiva LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO: Escola Municipal Walfredo Campos Maia PERÍODO DA PESQUISA: Outubro/2009 a Janeiro/2010. ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)

O Projeto Político Pedagógico e a Perspectiva da Educação Inclusiva na Escola Municipal Walfredo Campos Maia APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA: A necessidade da reformulação do PPP a partir das práticas educacionais inclusivas adotada pela escola desde 2009 com a implantação da sala de recursos multifuncionais. OBJETIVO GERAL: Contribuir para a reelaboração do Projeto Político Pedagógico da Escola Mun. Walfredo Campos Maia a partir da Nova Política Nacional de Educação Especial Na perspectiva inclusiva. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Promover o rompimento com o modelo de escola tradicional através das mudanças de atitudes e práticas pedagógicas colaborativas; Contribuir para a inserção da dimensão inclusiva no Projeto Político Pedagógico. Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Reuniões, Encontros, Mini-cursos com a equipe pedagógica da escola onde foi apresentado o Projeto de intervenção, temas estudados em educação especial; Textos elaborados pelos grupos participantes nas reuniões, encontros, mini-cursos. INSTRUMENTOS UTILIZADOS: PPP- Projeto Político Pedagógico da Instituição de Ensino; Projeto de intervenção; Textos sobre a diversidade. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?

RESULTADOS E CONCLUSÕES Reformulação do Projeto Político Pedagógico, a partir da implementação das discussões sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Compreensão da importância e necessidade de construir culturas inclusivas na Escola Mun. Walfredo Campos Maia; Propiciou o desenvolvimento do trabalho coletivo em prol do mesmo objetivo: Reformular o Projeto Político Pedagógico para atender a todos os alunos igualmente. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE) Resultados e Conclusões

REFERÊNCIAS BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008 _______ República Federativa do, Constituição Federal. Artigo 205, 1988. MEC, Ministério da Educação e Cultura, Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei Nº. 9.394 1996. MANTOAN. Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org). Projeto Político Pedagógico: Uma Construção Possível-Campinas, SP: Papirus, 1995. Não precisa ler as referencias