Ampliando conhecimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo: Kátia Diehl Magali Rosane Beltrão Rosária
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Hipermídia Aula 3.
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
Construindo análise de charges Redação
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O trabalho com conceitos em História
Mapas Conceituais.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Gráfico de uma função 1⁰ Ano Prof. Douglas.
A Aprendizagem Significativa como modelo a ser perseguido pela escola atual. Júlio César Furtado
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Mestrado em Estudos de Linguagens Turma: 2º semestre de 2013 Disciplina: Ambientes Sociotécnicos para Ensino/Aprendizagem de Línguas Profa. Dra. Maria.
ENCONTRO com PROFESSORES COORDENADORES E PCAGPs
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
O Uso Pedagógico do Blog
Autoria de Aplicações Hipermídia Daniel Schwabe Departamento de Informática PUC-Rio [ Parte 6 ]
O papel do conteudista.
Leitura de Textos Científicos
Tutorial de pesquisa.
Mapa Conceitual.
COMO FAZER UMA APRESENTAÇÃO
Mapas conceituais e “Cmaptools”
Livro: Estratégias de leitura
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
Resumo Capítulo 4 Redes Semânticas enquanto Ferramentas Cognitivas
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
ELABORAÇÃO DE ARTIGO PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICO
Com certeza, os seus pertences pessoais estão guardados em um guarda-roupa. No entanto, se estão organizados ou não, dependerá de cada pessoa. Mesmo estando.
PRÓ-REITORIA ADJUNTA DE ENSINO A DISTÂNCIA – PROEAD
Dicas para elaboração de um mapa conceitual
Importância da Leitura
Hermenêutica Jurídica
Mapas Conceituais.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
TÉCNICAS ATIVAS DE ENSINO
ESTADO subdivide-se em ExecutivoLegislativoJudiciário Para construção do Mapa Conceitual utilize Barra de Ferramentas situada na parte inferior do programa.
NTE/NOVA ANDRADINA O PÔSTER Curso ATAC II – Aula 04.
Textos Argumentativos
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
2004. Retomamos a idéia e uma professora de 4ª série abraçou junto a causa. Como surgiu a idéia? 2003 A partir de um trabalho aprensentado no ano 2º FORUM.
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Iniciando o Cmap Tools Este tutorial se destina a dar uma iniciação ao Cmap Tools, para criação de Mapas Conceituais Seminário Integrador V.
PROGRAMA ROBÓTICA EDUCACIONAL
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
Psicologia da Educação Curso - Educação Física Avaliação Abril.2012.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PARA UMA ESCOLA SOCIOCOGNITIVA Mª Fátima Pires – DESTREZAS DE PENSAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
Introdução à Leitura.
Potencializando a Aprendizagem “Só há ensino se houver aprendizagem” Prof. Abel Ardigó.
COMO FAZER UMA DEFESA DE MONOGRAFIA
O olhar sensível Trabalho com Arte.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
Leitura e Documentação
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Currículos e Programas
ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Transcrição da apresentação:

Ampliando conhecimentos Mapas conceituais Ampliando conhecimentos

Definindo um mapa conceitual O mapa conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento. É um recurso que pode ser utilizado para representar graficamente relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, a pessoa pode exercitar sua capacidade de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no decorrer do processo. Além disso, na dinâmica da elaboração de um mapa conceitual, é possível acompanhar o raciocínio desenvolvido pelo autor durante a aprendizagem.

ESTRUTURA BÁSICA CONCEITO 1 | V FRASE DE LIGAÇÃO CONCEITO 2

O QUE SÃO

Objetivos: Ajudar o estudante a organizar e representar suas idéias graficamente; Partir dos conhecimentos já consolidados e fazer relações entre os conceito adquiridos durante o desenvolvimento da pesquisa, trabalho, etc. Ajudar o autor do MC a reconhecer o conhecimento adquirido e relacioná-lo ao seu conhecimento prévio.

Modelos: Tipo Teia de Aranha

Tipo Hieráquico

ATIVIDADE Em duplas: Escolha um tema para ser desenvolvido; Identifiquem algumas palavras relacionadas a este conteúdo (05 a 10 termos). Dica: o que é; de onde vem; do que é composto, o que fazemos com; o que me lembra, etc. Construindo o Mapa Conceitual: Ordenar os conceitos – acima os conceitos mais gerais e, mais abaixo, os mais específicos (mas próximo aos termos gerais que se relacionam);

Lembrando: Os conceitos geralmente aparecem em caixas, e a relação de significados entre os dois termos é indicada por uma linha que os une. Nesta linha deve haver uma proposição, de acordo com o sentido que se quer dar. É possível que uma mesma frase se conecte a dois ou mais conceitos. 4. Fazer uma pesquisa a fim de levantar novas informações sobre o tema escolhido pela dupla.