Planejamento e Plano de aula.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
A professora Rosângela desenvolveu as atividades referentes a sistema métrico conforme planejamento até o final do bimestre. A professora Morgana realizou.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ponto de vista empresarial
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
RELATO DE EXPERIÊNCIA ORIENTAÇÕES GERAIS
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES IPEZAL - ANGÉLICA-MS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
“Sempre há planejamento no fazer humano.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formas de Planejamento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Formação por competências
EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A DIVERSIDADE
Questões metodológicas do Ensino Religioso
CURRÍCULO por COMPETÊNCIAS e HABILIDADES.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
O ATO DE AVALIAR NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Planejamento - Professor
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Plano de Desenvolvimento da Escola
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PERSPECTIVAS PARA 2009.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
GUIA DO SUPERVISOR PEDAGÓGICO CONHECENDO A VERSÃO PRELIMINAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Gerenciamento de Sala de Aula
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Reunião coletiva com fundamental II e médio " É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal maneira que num dado momento.
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
O trabalho em Marx A ontologia do ser social
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
REPLANEJAMENTO 2015.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Método de Ensino.
Termo de Terminalidade
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
Transcrição da apresentação:

Planejamento e Plano de aula. Coordenação Pedagógica e STE. Abril/2010

Planejamento e Plano de aula, por que elaborar um? “Uma aranha tece tão bem quanto um tecelão. Uma abelha constrói uma colméia como um arquiteto ou um engenheiro planejaria uma construção desse tipo. A diferença entre a aranha e o tecelão, a abelha o arquiteto, é que o ser humano consegue conceber o plano, imaginar e idealizar o resultado do trabalho antes dele ser feito”. Este pensamento, do filosofo KARL MARX, sintetiza bem a capacidade do homem de planejar suas atividades. Planejar é antecipar algo que vai acontecer e o resultado do que espero e que preciso atingir... Planejar é uma parte importante do contexto escolar. Planeja-se o ano, semestre, bimestre, mês e o diário para termos uma visão global dos conteúdos e do caminho que será percorrido.

Pontos positivos do ato de planejar Garantia da sequencia lógica e didática no desenvolvimento das atividades; Esclarecimento dos objetivos propostos; Previsões das possíveis dificuldades; Monitoramento dos resultados; Estabelecimentos de critérios e instrumentos de avaliações; Previsão de momentos necessários para avaliar o desempenho dos alunos; Organização e articulação;

O que é necessário para planejar? • Respeitar o nível do desenvolvimento do aluno; • Ter conhecimento dos documentos da escola: PPP, PDE, PCN e Referencial curricular; • Capacidade te trabalho em equipe; • Clareza dos objetivos, das habilidades e competências que se que alcançar... Fonte: Escola & Cia, e Aprende Brasil.