A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola que queremos Contextualização, participação e resultados de aprendizagem Utilização metódica de instrumentos de planejamento e gestão de aprendizagem.
Advertisements

A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Apresentação da proposta do
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
Escola Secundária Quinta do Marquês
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
28/05/2004SIADAP Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho na Administração Pública Definição de Objectivos.
Avaliação Interna Escola Secundária da Ramada
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
COMPETÊNCIAS SAI (PAIPUFRGS)
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Secretaria da Educação e Cultura
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
(DC): uma educação que garanta a socialização moral e a ordem social
Gestão do Clima Escolar
AUTOAVALIAÇÃO.
PLENÁRIA FINAL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Secretaria da Educação
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Portfólio de Estágio Supervisionado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CAMARATE D
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Medidas educativas para alunos com NEE
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
04 de dezembro de Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (define orientações do.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO ORGANIZAÇÃO DO ANO LECTIVO Relatório Nacional Lisboa, Março de 2009.
Teoria e Desenvolvimento do Currículo “Avaliação de escolas em Portugal: que futuro?” Inês Coelho, Cláudia Sarrico, Maria João Rosa Docente: Preciosa Fernandes.
Módulo 4 – Legislação desportiva
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
“A Supervisão pedagógica nas Escolas TEIP”
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
26 de setembro de 2013 AEC.  Alexandra Guerreiro / Rui Ferreira (Coordenação)  Andreia Massano  Carlos Veiga  Celeste David  José Gomes  Dora Barreiros.
Avaliação de Operacionalização Cursos Especialização Tecnológica - CET Rede Avaliação QREN 3 Novembro 2011.
O papel pedagógico do órgão gestor
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores

CAMPOS DE ANÁLISE ( Quadro de referência para a Avaliação Externa das escolas da IGEC de 2011/2012) Liderança Visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com a escola. Valorização das lideranças intermédias. Desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras. Motivação das pessoas e gestão de conflitos. Mobilização de recursos da comunidade educativa. Gestão Critérios e práticas de organização e afetação dos recursos. Critérios de constituição dos grupos e das turmas, de elaboração de horários e de distribuição de serviço. Avaliação do desempenho e gestão das competências dos trabalhadores. Promoção do desenvolvimento profissional. Eficácia dos circuitos de informação e comunicação interna e externa.

OBJETIVOS GERAIS DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO Neste processo avaliativo tencionamos prosseguir com os seguintes objetivos gerais estipulados no art.º. 3º. do Capítulo I da Lei nº 31/2002 de 20 de Dezembro: Promover uma discussão séria e objetiva entre todos os grupos, favorecendo a criação de uma cultura de avaliação mais aprofundada e de autoavaliação permanente; Conseguir uma imagem da escola tal como é vista por professores, funcionários, alunos e pais; Ajudar a identificar e a definir áreas prioritárias para avaliar com maior profundidade;  

Promover a melhoria da qualidade do sistema educativo, da sua organização e dos seus níveis de eficiência e eficácia, apoiar a formulação e desenvolvimento das políticas de educação e formação e assegurar a disponibilidade de informação de gestão daquele sistema; Assegurar o sucesso educativo, continuando a promover uma cultura de qualidade, exigência e responsabilidade na Escola; Permitir incentivar as ações e os processos de melhoria da qualidade, do funcionamento e dos resultados da Escola, através de intervenções públicas de reconhecimento e apoio a estas; Sensibilizar os vários membros da comunidade educativa para a participação ativa no processo educativo, valorizando o seu papel neste processo;  

Garantir a credibilidade do desempenho da Escola;   Promover uma cultura de melhoria continuada da organização, do funcionamento e dos resultados da Escola, bem como do Projeto Educativo; Organizar um sistema interno de monitorização da ação, contínuo, rigoroso e refletido, que permita em que aspetos e em que medida o Agrupamento tem sido bem e menos bem sucedido; Procurar certificar o(s) padrão(s) de qualidade da Escola.

Questionários do grau de satisfação para professores: AMOSTRA/RESULTADOS Ano letivo de 2011/12 – 191 professores , amostra de 44% do corpo docente do Pré escolar, 1º,2º e 3º ciclos - diversificado. Questionários do grau de satisfação para professores: 84 inquéritos Em suporte papel, distribuído aos professores de todos os níveis de ensino e aplicado de forma anónima.

Leitura agregada de questões:

Desempenho global da direção. Modo como a Direção gere o Projeto Educativo do Agrupamento. Clima institucional criado pela Direção. Gestão dos recursos humanos. Forma como o sistema de avaliação do desempenho em vigor foi organizado. Eficácia do funcionamento dos serviços do Agrupamento. Rapidez e eficiência com que a Direção responde a situações que lhe são solicitadas.

Interação da direção com os professores. Relacionamento da Direção com os professores. Forma como a Direção gere os conflitos e interesses. Mecanismos de consulta e diálogo entre professores e Direção. Disponibilidade da Direção para ouvir …

Relação Direção/Comunidade. Papel da Direção na Comunidade. Modo como a Direção envolve a comunidade educativa nos projetos do Agrupamento

Envolvimento dos professores. Modo como a Direção envolve os professores na concretização do Projeto Educativo do Agrupamento Modo como são envolvidos os professores nos processos de tomada de decisão. Forma como a Direção apoia projetos. Atitude da Direção face à delegação de competências e de responsabilidades Modo como a Direção valoriza o meu contributo para a valorização do Agrupamento

Mudança e inovação Postura da Direção face à mudança e à inovação. Envolvimento da Direção na promoção de formação Atitude da Direção face a sugestões de melhoria Atitude da Direção para o desenvolvimento de uma cultura de mudança Estímulo da Direção a iniciativas e sugestões de melhoria

Meios de comunicação e informação. Canais de comunicação interna instituídos pela Direção. Meios de divulgação de informação aditados pela Direção. Equipamentos informáticos disponíveis. Software disponível. Equipamentos de comunicação disponíveis.

Condições de trabalho Condições de higiene. Condições de segurança. Serviços de refeitório e bar.

Motivação dos professores na vida da escola Recetividade para novos métodos de trabalho. Desenvolver trabalho em equipa. Participar em ações de formação. Participar em projetos de mudança propostos pela direção. Sugerir melhorias.

Respostas Abertas Os aspetos positivos : Autonomia para desenvolver e implementar projetos. Relação e comunicação entre a Direção e professores. Partilha e apoio de conhecimentos e recursos. NOTA: 44% não responderam

Respostas Abertas A melhorar : Aumento/qualificação do pessoal não docente. Serviços administrativos. Continuidade Pedagógica e articulação entre Ciclos. Diminuição de alunos por turma. Promoção de ações de formação. Alargar horário dos serviços ( bar, papelaria, reprografia, etc…). Equipamento informático. NOTA: 44% não responderam.

Questões cujo grau de Insatisfação CONCLUSÕES Questões cujo grau de Insatisfação foi mais elevado 17. Envolvimento da Direção na promoção de formação. 28. Equipamentos de comunicação disponíveis.

Questões cujo grau de Satisfação CONCLUSÕES Questões cujo grau de Satisfação foi mais elevado 32. Recetividade para novos métodos de trabalho. 24. Estímulo da Direção a iniciativas e sugestões de melhoria.

A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores Filomena Cruz Isabel Campos Jacinto Matos Miguel Cavadas A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores