Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Formosa: Exercício de entender suas relações.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
PLANO DE GESTÃO.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Protocolo de Gestão Integrada
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
ORGANOGRAMA GERAL PREFEITO MUNICIPAL CONSELHOS MUNICIPAIS
Ministério da Cultura.
Gestão intersetorial - combate à pobreza, proteção de direitos e promoção de oportunidades para o desenvolvimento das famílias Instrumentos: Cadastro.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Seminário “Instituições de Longa Permanência para Idosos” POLÍTICAS PUBLICAS PARA IDOSOS: EXPERIENCIA DO PARANÁ DENISE RATMANN ARRUDA COLIN Coordenadora.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Política Nacional de Habitação
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
BALANÇO PARAISÓPOLIS 1º Trimestre – março/abril/maio.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Comissão de EJA de Alagoas
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Execução Orçamentária 2009 (janeiro-outubro). “Muita propaganda e pouco resultado” Assessoria de Finanças da Liderança do PT na ALESP.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
ABRIL 2010.
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
conceitos, importância e orientações metodológicas.
MAIO 2010.
Centro de Referência de Assistência Social
Plano de Desenvolvimento Participativo para Russas (Preliminar) Principais Metas: Russas- CE, 21 de abril de
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
09 DE ABRIL DE 2008 AUDIÊNCIA PÚBLICA - LDO 2009.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial DEMANDA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA (OSTE – SSP) DIAGNÓSTICO DA VULNERABILIDADE SOCIAL DIAGNÓSTICOS SETORIAIS PLANOS DE AÇÃO SETORIAIS ACOMPANHAMENTO MONITORAMENTO AVALIAÇÃO Coord. Executiva Local e Sociedade Civil Organizada OFICIALIZAÇÃO E LANÇAMENTO DO PROGRAMA Governador Secretários SEADS e SSP Prefeito e Subprefeitos RELATÓRIO DO PROJETO PARAISÓPOLIS HABI-SEHAB ARTICULAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO COMITÊ INTERSECRETARIAL/ INTERGOVERNAMENTAL EXECUÇÃO DO PLANO DE AÇÃO LOCAL COORDENAÇÃO GERAL E TÉCNICA DO PROGRAMA SEADS / COORDENAÇÃO DAS SUBPREFEITURAS PLANO DE AÇÃO LOCAL FORMAÇÃO DE COORDENAÇÃO EXECUTIVA LOCAL Subprefeitura C. Limpo, Subprefeitura Butantã e DRADS Capital PLANO DE COMUNICAÇÃO Gestão SEADS Gestão parceiros Gestão compartilhada (SEADS/Coord. Executiva Local/ Sociedade Civil Organizada) 17/03/2009 Assessoria do Gabinete / Escritório de Projetos CGE/SEADS

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Atribuições da Coordenação Técnica* coordenar e organizar a elaboração do diagnóstico local das áreas de atuação prioritária, definidas pelos atores institucionais envolvidos. O diagnóstico deverá ser realizado pelo grupo de secretarias e organizações envolvidas em cada projeto; coordenar e organizar a elaboração do Plano de Ação nas áreas de atuação prioritária; realizar a coordenação técnica dos projetos implantados em áreas prioritárias. A coordenação técnica visa favorecer a articulação entre os parceiros, suplantar os entraves institucionais, administrativos, técnicos e de relacionamento intersetorial e verificar permanentemente a compatibilização das ações e atividades desenvolvidas em cada projeto com as metas e objetivos gerais do Programa; responsabilizar-se por coletar e divulgar para as instâncias do Comitê Intersecretarial / Intergovernamental as informações gerenciais relativas aos projetos do VS. A coordenação técnica deverá contar com uma estrutura técnica (pessoal e recursos tecnológicos e financeiros) que lhe permita um grau de autonomia administrativa e institucional e uma capacidade de articulação que lhe forneçam a agilidade de gestão necessária para cumprir suas atribuições. * Márcia Paterno Joppert (Consultoria), Produto 2: Modelo Gerencial e Operacional Piloto do Programa Virada Social - 12/11/2008.

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Comitê intersetorial/Intergovernamental Representantes das áreas que definem as ações e as metas setoriais, fazem o acompanhamento técnico e executivo da execução de cada ação, participam das reuniões de acompanhamento e articulam as ações setoriais ao Projeto geral, identificam problemas e apontam sugestões de solução, levando ao conhecimento da Coordenação geral e técnica. Composição: Representantes e técnicos das áreas governamentais estaduais e municipais envolvidas no PVS: Áreas Estaduais: Assistência e Desenvolvimento Social, Casa Civil, Cultura, Gestão Pública, Educação, Emprego e Relações do Trabalho, Esporte Lazer e Turismo, Habitação, Justiça e Defesa da Cidadania, Saneamento e Energia,Saúde, Segurança Pública, Planejamento. Áreas municipais: Coordenação das Subprefeituras, Assistência e Desenvolvimento Social, Habitação, Esportes, Cultura, Educação, Infra-Estrutura e Obras, Participação e Parceria,Saúde,Trabalho,Transportes,Verde e Meio Ambiente,Segurança Urbana, Planejamento, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Serviços.

Atores do Poder Público Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Atores do Poder Público Secretarias Estaduais Secretarias Municipais Casa Civil Assistência e Desenvolvimento Social Cultura Gestão Pública Educação Emprego e Relações do Trabalho Esporte Lazer e Turismo Habitação Justiça e Defesa da Cidadania Saneamento e Energia Saúde Segurança Pública Planejamento Coordenação das Subprefeituras Esportes Infra-Estrutura e Obras Participação e Parceria Trabalho Transportes Verde e Meio Ambiente Segurança Urbana Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida Serviços

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Coordenação Executiva Local À Coordenação Executiva local cabe acompanhar a execução das ações planejadas no local e a interface existente entre elas no momento da execução. Terá como atribuições: apoiar a elaboração do Plano de Ação da área; acompanhar e supervisionar as ações em implantação; articular-se com as lideranças e instâncias de representação instituídas; realizar a interface direta entre a coordenação técnica e a comunidade local, propondo soluções e reportando problemas à Coordenação técnica. Composição: Subprefeitura de Campo Limpo, Subprefeitura Butantã e DRADS Capital

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Relatório do Projeto Paraisópolis HABI-SEHAB Durante o levantamento das ações do poder público em Paraisópolis, constatou-se um extenso e denso trabalho da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo – SEHAB de análise sobre a realidade sócio-econômica e de produção de um diagnóstico participativo sobre as principais necessidades da população residente no local. Os relatórios e demais produtos citados foram produzidos pela equipe técnica da SEHAB em Paraisópolis desde 2004, envolvida no Projeto de Urbanização do Complexo, atualmente em fase de execução. Por decisão consensuada, em reunião coordenada pela SEADS, dos representantes das secretarias envolvidas na implantação da Virada Social de Paraisópolis, estabeleceu-se a adoção desses materiais produzidos pela SEHAB como principal subsídio para o desenvolvimento dos Planos de Ações, evitando, assim, o “retrabalho” e a sobreposição de recursos.

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Eixos do Plano de Ações Infra – Estrutura Inclusão Sustentabilidade

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Infra - Estrutura Estratégias Aumento e melhora da oferta de serviços Ações Construção de unidades habitacionais Reformas e manutenção de espaços e iluminação públicos Regularização de Coleta de Lixo Melhoria da estrutura de transporte Construção e reformas de equipamentos de saúde (núcleo e UBSs), assistência social (CRAS e CREAS), educação (CEU e creche) e cultura (Casa da Cultura), segurança (Batalhão) e cidadania (CIC) Limpeza de córregos Pavimentação de vias Projeto Urbanístico – SEHAB Melhoria da rede de abastecimento de água e da rede de esgoto Abertura e melhoria de ruas e vielas

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Inclusão Estratégias Qualificação do uso ou acesso a bens e serviços Ampliação de Programas de Transferência de Renda Capacitação profissional Ampliação dos serviços de saúde Incentivo a espaços e atividades educativas, culturais e esportivas Inclusão digital Acesso a serviços de registros Ações Ação Jovem Renda Cidadã CRAS CREAS Acessa Escola Posto Poupatempo Jornadas de Cidadania Esporte Social PROERD Aprendendo com Saúde Biblioteca Itinerante Jovem Cidadão Ler e escrever Mãe Paulistana Jovens Construindo a Cidadania Centro de Convivência da Família Centro para Criança e Adolescente Espaço vivencial de trânsito Time do Emprego Virada Esportiva Circo-Escola

Virada Social Paraisópolis Fluxo Operacional / Gerencial Sustentabilidade Estratégias Estímulo à participação comunitária, geração de trabalho e renda, manutenção dos serviços públicos e ações pelo meio ambiente Ações Rua de Lazer Clube escola Parque Paraisópolis Parque Linear Centro Comunitário de Educação Ambiental Uso Racional de Água (PURA) Programa Córrego Limpo Observatório de Políticas Públicas com ênfase no combate à violência Cinema a céu aberto SUTACO Zelador de Praças Aplicação de Ecâmetro Criação do Conselho de Direitos Humanos na Subprefeitura de Campo Limpo Treinamento em Direitos Humanos para os Agentes Comunitários do Programa de Saúde da Família Entrega parcial das Unidades Habitacionais (SEHAB) Desenvolvimento de ações voltadas a geração de renda - desenvolvimento de cursos de capacitação através de parceiras com orgãos governamentais e não governamentais Apoio as organizações locais para o desenvolvimento de projetos sociais/educacionais Organização e Capacitação de Agentes Ambientais Desenvolvimento de Campanha para redução do lixo e coleta seletiva Ações voltadas ao pós urbanização e pós ocupação