Saúde e Segurança dos Servidores

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Transcrição da apresentação:

Saúde e Segurança dos Servidores Lessandro Gimenez de Carvalho Luiz Vicente Vareda Nelson Emanuel Tessarin Paulo Victor Souza Ceneviva

M O T I V A Ç Ã O USP – Campus São Carlos Acidentes de Trabalho: Laboratórios Uso de Ferramentas Perigosas Condições Inseguras Ações inseguras de Servidores EPI’s inapropriados ou mal utilizados

M O T I V A Ç Ã O USP – Campus São Carlos Doenças Ocupacionais: Problemas de Postura Estresse Problemas Psicossociais Riscos Ergonômicos Situações lentas e gradativas

DIAGNÓSTICO – CAUSAS: EVIDÊNCIAS: Poucos programas voltados para Saúde Ocupacional; Pouca participação dos servidores; Rara preocupação dos servidores com saúde e segurança; Preocupação com a atividade em detrimento da saúde.   EVIDÊNCIAS: Alta incidência de acidentes de trabalho; Grande número de servidores com problemas crônicos de saúde; Afastamentos gerados por inúmeros problemas de saúde.

Falta de Conscientização CAUSA PRINCIPAL Falta de Conscientização

SAÚDE E SEGURANÇA DOS SERVIDORES Quem são os responsáveis pela Saúde e segurança dos Servidores?

CONCEITOS PESQUISADOS SAÚDE OCUPACIONAL ACIDENTES E DOENÇAS DO TRABALHO BIBLIOGRAFIA O uso do EPI - Equipamento de Proteção Individual e a influência na produtividade da empresa – BALBO Administração de Recursos Humanos – CARVALHO e NASCIMENTO Manual de Acidente de Trabalho – COSTA Administração de Recursos Humanos – DESSLER Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais – MEDEIROS Medicina do Trabalho: Doenças Profissionais – MENDES Consulta às Normas Regulamentadoras (NR’s) Portais de Segurança do Trabalho e Constituição Federal

CONCEITOS PESQUISADOS ENTREVISTAS E PALESTRAS SITUAÇÃO ATUAL NO CAMPUS DE SÃO CARLOS ENTREVISTAS E PALESTRAS Engenheiro Luis Carlos da Silva – Chefe do Serviço de Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT – USP São Carlos) Dra. Patrícia Rigobelo Chaud – Médica do Trabalho do Campus de São Carlos (SESMT) Palestra do Advogado Marcos Rogério Félix de Oliveira – “Segurança no Trabalho: Direitos e deveres do empregador e do empregado” (XXVI SIPAT – USP São Carlos)

CONCEITOS: SAÚDE OCUPACIONAL Definição da OMS: Segurança e higiene do ambiente de trabalho; Saúde do trabalhador; Qualidade de vida no trabalho; Proteção à saúde; Prevenção de acidentes; Redução das Condições de risco; Bem-estar físico, mental e social.

CONCEITOS: SAÚDE OCUPACIONAL ACIDENTE DE TRABALHO Ocorre pelo exercício do trabalho; Causa lesão corporal ou perturbação funcional, com morte ou perda de capacidade para o trabalho; Acidente no trajeto; Acidentes com terceirizados. Causas: Acaso; Condições Inseguras de trabalho; Ações inseguras dos Servidores Fator pessoal de insegurança (problemas pessoais).

CONCEITOS: SAÚDE OCUPACIONAL DOENÇAS DO TRABALHO OU OCUPACIONAIS Desencadeada em função de condições em que o trabalho é realizado Doenças de evolução lenta e gradativa; Riscos: ambiente ou circunstância do trabalho. Fatores de risco: Iluminação e Ventilação; Ritmo de trabalho; Estresse elevado; Postura inadequada. Exs: LER e DORT, perda auditiva, doenças respiratórias, problemas de pele, etc. Legislação: Acidente de Trabalho = Doença do Trabalho (mesmos direitos e benefícios)

ENTREVISTAS E PALESTRAS ENG. LUIS CARLOS DA SILVA - Chefe do SESMT (Serv. de Eng., Segurança e Medicina do Trabalho) Atividades em vários campi do interior; Atuação em conjunto com as CIPA das Unidades; Problemas encontrados: Atenção e respostas aos Relatórios Anuais enviados às Unidades; Dificuldades no cumprimento das Normas Regulamentadoras; Índice elevado de acidentes com trabalhadores das empresas terceirizadas; Servidores não fazem a abertura do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) no período apropriado (24hs) – qualquer acidente. DRA PATRÍCIA RIGOBELO CHAUD – Médica do Trabalho SESMT Recebe os Relatórios Anuais e faz a solicitação dos Exames Periódicos; Exames com resultados negativos: Emissão do ASO (Atestado de Saúde Ocupacional); Identificação de inaptidão para alguma atividade com imposição de restrições; Comunicado à Unidade/Departamento e indicação de tratamento; Problemas encontrados: Muitas ocorrências de LER e DORT; Altos índices de depressão e pânico.

SOLUÇÕES: CONSCIENTIZAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO A responsabilidade é compartilhada entre a Organização (Universidade, Unidades, Dirigentes, e Comissões) e os Servidores. ORGANIZAÇÃO: Criação de Programas voltados para a saúde dos servidores; Fiscalização da participação dos servidores nos programas, e do cumprimento das regras; Atenção aos Relatórios Anuais enviados pelo SESMT, com fornecimento de feedback; Permitir e promover programa de readaptação de servidores (quando necessário); Agilidade no processo de compra de EPI’s e outros equipamentos ou ferramentas para segurança. SERVIDORES: Participação nos programas criados relativos à Saúde Ocupacional; Sugerir programas ou ações para melhorias (aos dirigentes ou à CIPA); Uso correto e apropriado de EPI’s; Melhorar a qualidade das solicitações de EPI’s e ferramentas.

SOLUÇÕES: CIPA Reforçar as atividades das CIPA Dar mais publicidade: Encaminhar relatórios aos servidores; Site com orientações e notícias; Promover mais treinamentos. Criar meios de contatos para servidores Solicitações, e canal para sugestões. Integrar as CIPA do Campus (ICMC, IQSC, IFSC, EESC e IAU) Troca de experiências e programas bem sucedidos

PROPOSTA: “MANUAL DE SAÚDE OCUPACIONAL – CAMPUS SÃO CARLOS” SOLUÇÕES: MANUAL PROPOSTA: “MANUAL DE SAÚDE OCUPACIONAL – CAMPUS SÃO CARLOS” Manual com dicas e orientações: Prevenção de acidentes e doenças no trabalho; Boa postura; Uso correto de ferramentas; Cuidados com uso de computadores, telefones, etc.; Boas práticas de segurança e saúde ocupacional. Entregue a todos os funcionários atuais, e posteriormente, a todos os ingressantes; Fazer parte de um período de integração dos novos. Manual seria elaborado pelo SESMT, representantes das Unidades, das CIPA, com a contribuição geral dos servidores; Exemplos pesquisados: UFSCar, SESI, TAM, e outros.

Implicações éticas Maior atenção e interesse de todas as partes; Mudança nas condições e ambientes de trabalho; Mudança dos hábitos dos servidores e chefias envolvidas; Melhoria nas condições de saúde e diminuição de doenças relacionadas ao trabalho.