Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

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Transcrição da apresentação:

Figura 1 – Tela do Sistema CUNHA, Jerônimo Hermano Neves; SILVA, Murilo de Assis; WISNIEWSKI, Matheus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Formosa RESUMO METODOLOGIA Aulas extras sobre Física e levantamento bibliográfico foram as etapas iniciais do projeto seguido do levantamento de requisitos na fase de análise do projeto e pela definição dos diagramas que representam as simulações e funcionamento do sistema na fase de projeto. No desenvolvimento, fez-se uso da linguagem JAVA voltada para os Applets e dos softwares Eclipse (uma IDE para desenvolvedores), Apache Subversion (SVN), Plug-in Subeclipse, Google Code e Google App Engine. RESULTADOS O aplicativo conta com diversas funcionalidades e muitas possibilidades de simulações diferentes, procurando acabar com a monotonia do ensino de física nas escolas. Por ser uma aplicação online ela estará disponível gratuitamente para quem quiser acessá-la, usufruir e alterar o funcionamento, já que o código também está disponível. CONCLUSÃO O usuário pode escolher entre mais de noventa possibilidades diferentes como pode ser visualizado na figura 1, optando entre atritos diferentes (asfalto, alumínio ou madeira), gravidades diferentes (Terra, Lua ou Marte), simulações diferentes (plano, subida, descida, plano com precipício, queda livre ou lançamento oblíquo) e dois tipos de propulsão (mola ou canhão). REFERÊNCIAS FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no Computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n. 3, p , set., GONÇALVES, LEILA J.; VEIT, Eliane A.; SILVEIRA, Fernando L. Textos, Animações e Vídeos para o ensino- aprendizagem de física términa no ensino médio. Instituto de Física. UFRGS. P LOPES, Rosemara; FEITOSA, Eloi. Applets como recurso pedagógico no ensino de física. Aplicação em cinemática. XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2009 – Vitória, ES p.2 a 4. Metodologias de ensino defasadas, são motivos para transmissão de conhecimento abstrato. É preciso ajudar o aluno a construir uma visão da Física. Esta necessidade fez crescer a utilização do computador (FIOLHAIS & TRINDADE, 2003) já que o ensino e a aprendizagem de Física podem ser ressignificados pela utilização de recursos tecnológicos (LOPES, FEITOSA, 2009). Novas tecnologias que combinam imagens, sons, textos, simulações e vídeos constituem recurso auxiliar no aprendizado (GONÇALVES, 2006). Simulações virtuais atraem pelo movimento, cor, forma e encadeamento de imagens representativas (modelos) de fenômenos físicos (LOPES, FEITOSA, 2009). Esta é o objetivo do OBAC, uma ferramenta para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem de Física. APLICAÇÃO DAS LEIS DA FÍSICA EM UM OBJETO BIDIMENSIONAL DE UM AMBIENTE COMPUTACIONAL (OBAC) Composta por equações diferencias e fórmulas, as Leis da Física não devem ser apenas memorizadas, é preciso capacitar o aluno a estabelecer uma relação desta ciência com a realidade. O OBAC é um aplicativo Desktop, fruto deste projeto, que usa a cinemática e a dinâmica em simulações computacionais que representam as movimentações de corpos no mundo real tais como movimento uniformemente variado e lançamento oblíquo. Além de definir qual simulação executar, o usuário pode entende-la já que as formulas utilizadas são mostradas em tempo de execução. INTRODUÇÃO