CONASSS 2006 - APRIMORAMENTO Aprimoramento = continuação do processo de conhecimento. “Abertura de portas” 1. Ariana Siqueira Rossi Mestranda em Serviço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
FONASC-CBH Fórum Nacional da Soc. Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas a IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CIVIS NO FORTALECIMENTO DAS.
RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA: VISÃO HUMANISTA
O ENSINO MÉDICO NO BRASIL
MELHORES PRÁTICAS DESENVOLVIMENTO DE RH F.C..
I- Concepção de Educação
PLANO DE GESTÃO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Programa Saúda da Família no Ceará- O processo de implantação e os atores. Imaculada Fonseca 2011.
1 Acesso ao Conhecimento via Extensão Universitária Campinas, 12 de abril de 2006 Fórum Permanente de Extensão Universitária UNICAMP Edison José Corrêa,
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
REPENSANDO AS CIES NA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ESTADO DE SÃO PAULO 1ª REUNIÃO EM 06/06/2011 CIES?
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Educação Permanente em Saúde :
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Video roda aqui Missão Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia e qualificação profissional, visando a satisfação de seus clientes.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Autor: Pricila Arrojo da Silva
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PERMANECERSUS: INTEGRANDO ENSINO-SERVIÇO
Programa de Saúde Mental em Curitiba Secretaria Municipal da Saúde
Instituições responsáveis:
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
III Encontro de Boas Práticas
Foco de Atuação: Atenção Básica
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
ESF Integralidade da assistência
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
Painel: VOCÊ OUVIDOR: Está “ouvindo” as Vozes das Ruas
Os trabalhadores da Assistência Social em relação ao protagonismo dos usuários.
FAMEB BICENTENÁRIO DA FACULDADE DE MEDICINA DA BAHIA (FAMEB) 18 de Fevereiro de 2008 Universidade Federal da Bahia Participe e envie sugestões para:
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
A atuação profissional no campo da saúde coletiva exige, cada vez mais, o desenvolvimento de práticas que contribuam com a mudança do atual quadro sanitário.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
PARCERIA FIA-ASAP Objetivo: Realizar atividades conjuntas visando ao desenvolvimento e a disseminação do conhecimento associados à gestão de saúde populacional.
Ouvidoria como Instrumento de Gestão  Uma manifestação, quando registrada na Ouvidoria, recebe um tratamento que a torna parte dos processos em nossas.
Bibliografia Gama CAP, KODA MY. Psicologia Comunitária e Programa de Saúde da Família: Relato de uma experiência de estágio. Revista Psicologia Ciência.
BUSCA DE REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PATRO FMUSP FENAM Federação Nacional dos Médicos
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Fabiane Vanessa Breitenbach 05/07/2010 Reunião dos NAPNEs do IFRS
O FARMACÊUTICO, O MEDICAMENTO E A FARMÁCIA NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO BRASIL.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
ou seja, resultado de determinações históricas estruturais
Desenvolvimento humano em um mundo em movimento Daniel Santos 11/15.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Acolhimento e classificação de risco CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES INSTITUCIONAIS PARA A PNH: “TECENDO REDES”, EDIÇÃO ESPÍRITO SANTO, VITÓRIA, 2009 Barra.
“Estratégia para o apoio a implementação de Redes Integradas de Atenção a Saúde” 17 de Novembro de 2009 DARA/SAS/MS.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Transcrição da apresentação:

CONASSS APRIMORAMENTO Aprimoramento = continuação do processo de conhecimento. “Abertura de portas” 1. Ariana Siqueira Rossi Mestranda em Serviço Social na UNESP - campus de Franca, Aprimoramento Interesse claro pela área da saúde. Local (minha residência) Área de trabalho (Hospital Terciário) Programa de “Atendimento Social em Doenças Crônicas” (identificação) Nome da instituição (referência nacional e internacional)

3. Ingressante (estranhamento) Entendimento da rotina, instrumentais, burocracia. Entendimento da proposta de trabalho. Entendimento do papel do Serviço Social (educador). 4. Amadurecimento Olhar mais crítico e mais analítico. Começa a dar uma identidade ou forma ao trabalho. 5. Contribuições Da instituição - Processo de amadurecimento profissional (diferente do estágio, há responsabilidade pelo que se faz) e produção de conhecimento (ampliação do campo de visão dos serviços públicos).

-O Programa de Doenças Crônicas foi o único a fazer intercâmbio com os serviços primários, secundários e terciários de saúde. Experiências com o PSF de Amparo, Hospital de Sumaré e HC UNICAMP; conhecimento e participação ativa em Conselhos Municipais. - Reuniões de equipe (legitimação do Serviço Social; visão de outras áreas; interdisciplinaridade). - Desenvolvimento de pesquisa (conhecimento da realidade; formulação de propostas; instigar a participação social dos usuários). - Trabalhos com grupos (fomentar o usuário a ser participante ou protagonistas no processo de formulação das políticas públicas; fiscalização; implantação e desenvolvimento da política Nacional de Humanização - diferencial nos serviços públicos de saúde). - Retorno e reconhecimento dos usuários.

Do aprimorando - Novas indagações. - Novas propostas. -Novos saberes. 6. Desafio - Carga Horária > dificuldade de conciliar o Programa com as aulas, atividades extras e dedicação ao processo de conhecimento. - Valor da Bolsa > não cobre todos os gastos para se instalar na cidade. - Reconhecimento > participação em reuniões de colegiado, de equipe, com a superintendência.