O MARKETING A COMUNICAÇÃO OS SERVIÇOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Advertisements

A OFERTA TURÍSTICA.
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Dinâmica e Gênese dos Grupos
Qualidade em Serviços 1.
Gerenciando o marketing
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Administração Estratégica
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Docente: Cláudia Seabra.
Docente: Cláudia Seabra.
Docente: Cláudia Seabra.
Marketing Mix – A distribuição
Fontes de valor da marca
Marketing - O que é? “O Marketing é o conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, os.
O ciclo de estratégia, planeamento, orçamento e controlo
Participação do consumidor em serviços
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Aula 5 – Administração de Marketing
Produtos: Bens e Serviços
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing de Relacionamento
Estratégia em Marketing de Serviços
DISCIPLINA: MARKETING DE SERVIÇOS
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
SEXO E SERVIÇOS Busca de satisfação Motivo de união
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Artes Gráficas.
MARKETING DE SERVIÇOS GESTÃO DA COMUNICAÇÃO.
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Qualidade em Serviços.
Introdução ao Composto de Marketing
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Marketing de Serviços Turísticos.
A publicidade face às restantes variáveis do Mix da Comunicação
COMPETÊNCIAS “Originam-se da gênese e do processo de desenvolvimento da organização e são concretizadas no seu patrimônio de conhecimentos”. JOEL DUTRA.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Vira Tema: Quando Processo Vira Dinheiro Processo Produção & Resultados Quando Metas & Prazos.
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
Planejamento e Responsabilidade Social
Engenharia de Software
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Planejamento Estratégico de MKT
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Profª Carla Mota – UCB 2010 Unid 2.
Comunicação.
Sugestão de Vídeo Parte 1
Compra por impulso, racional e a dissonância cognitiva
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
Avaliação de Desempenho
GESTÃO EMPRESARIAL.
MARKETING DE SERVIÇOS.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

O MARKETING A COMUNICAÇÃO OS SERVIÇOS

Comunicação e Marketing 1. ESPECIFICIDADES DOS SERVIÇOS 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.1 A NECESSIDADE DE EQUILÍBRIO ENTRE A OFERTA E A PROCURA 2.2 A GESTÃO DO PESSOAL EM CONTACTO 2.3 RELACIONAMENTO COM A CLIENTELA 2.4 GESTÃO DO SUPORTE FÍSICO 2.5 COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS

Comunicação e Marketing 1. ESPECIFICIDADES DOS SERVIÇOS São imateriais São produzidos e consumidos simultaneamente A produção da generalidade dos serviços pressupõe uma relação directa entre o cliente e o pessoal em contacto A qualidade dos serviços não é possível de ser controlada

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS A NECESSIDADE DE EQUILÍBRIO ENTRE A OFERTA E A PROCURA A IMPORTÂNCIA DO PESSOAL EM CONTACTO RELACIONAMENTO PERMANENTE COM OS CLIENTES A GESTÃO DO SUPORTE FÍSICO A COMUNICAÇÃO

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.1 A NECESSIDADE DE EQUILÍBRIO ENTRE A OFERTA E A PROCURA Uma vez que os serviços não se podem armazenar, há sempre o risco de surgir um desajustamento relativamente à procura, isto é, de haver uma oferta insuficiente nos “momentos de ponta” ou sobrecarga de de custos fixos importantes na época baixa. ALGUNS TRUQUES Equilíbrio resultante da adaptação da oferta Equilíbrio resultante do esforço de comunicação Equilíbrio resultante da aplicação de diferentes tarifas

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.2 A GESTÃO DO PESSOAL EM CONTACTO Nas empresas de serviços, o pessoal que assegura as diferentes prestações é essencial para a avaliação que o cliente faz da sua qualidade e para a satisfação pelo seu consumo, especialmente o que está em contacto directo com os clientes. ALGUNS TRUQUES Formação constante do pessoal Cultura de empresa forte e coesa

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.3 RELACIONAMENTO COM A CLIENTELA A participação do cliente no processo produtivo leva a que este assuma um conjunto de tarefas que, de outra forma, estariam a cargo da empresa produtora: colabora no diagnóstico de necessidades, contribui para o aumento de produtividade da empresa, controla a qualidade, dá sugestões de melhoria/inovação, divulga o produto junto dos potenciais clientes, etc... ALGUNS TRUQUES Aumentando a notoriedade Identificando as necessidades do cliente Incremento do interface com os clientes Esclarecendo, informando, fidelizando Informando-se sobre a satisfação do cliente

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.4 GESTÃO DO SUPORTE FÍSICO O suporte físico revela-se no marketing de serviços essencialmente a dois níveis: gestão do ambiente (ponto de venda: sinalética, decoração, disposição, som, envolvente...) e gestão funcional (instrumentos operacionais para a prestação do serviço).

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS 2.5 COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS A intangibilidade e a imaterialidade dos serviços, a ausência de forma, cor, embalagem... colocam algumas dificuldades à comunicação, uma vez que lhe é exigido que concretize promessas e benefícios, sem suporte material evidente. Para além disso, a participação do pessoal em contacto e a participação do consumidor na produção dos serviços coloca dificuldades na garantia de uma qualidade de serviço homogénea para cada cliente.

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS Posicionamento e promessas Pelo seu carácter intangível, os serviços são muitas vezes mais difíceis de compreender que os produtos. Isso explica que a comunicação dos serviços dê muitas vezes um largo espaço à informação e recorra a “subterfúgios” para concretizar o que é, por essência, imaterial. Assim, um hotel pode comunicar sobre o local, os espaços verdes, a arquitectura, para sugerir a estadia tranquila que os clientes podem esperar obter. 1º Discurso “cliente” 2º Discurso “empresa” ou discurso corporate 3º Discurso “emoção”

Estratégia de Comunicação 2. CINCO QUESTÕES FUNDAMENTAIS NA GESTÃO DAS EMPRESAS DE SERVIÇOS COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS Alvos e momentos de comunicação A comunicação dos serviços difere da comunicação dos produtos em 3 aspectos essenciais: - Faz-se sobretudo no momento do consumo, enquanto que o essencial da comunicação dos produtos é anterior; - A comunicação interna é decisiva para mobilizar o pessoal em contacto e pessoal de back-office; - As empresas de serviços têm a possibilidade de utilizar melhor a comunicação nos pontos de venda que os homólogos produtores.

O MARKETING A COMUNICAÇÃO OS SERVIÇOS