Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Advertisements

Matemática para todos Educação Básica
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
agosto/2011 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
Trabalho de matemática
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
Instrumento de apoio ao ensino, aprendizagem e avaliação disponível na Internet Maria Helena Silva Projecto Matemática Ensino Universidade de Aveiro.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Pederneiras- São Paulo
Programa e Metas Curriculares do Ensino Básico-Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Tecnologia e Educação.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Motivação e Expectativas
Introdução ao conceito de Multiplicação
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Operações com frações (semana 9).
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Prática de Ensino de Matemática I Aula 02
III Encontro de Boas Práticas
III Encontro de Boas Práticas
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
O braile na escola inclusiva
THATHIANA DE MORAIS FERRARI- PEDAGOGA
Escola de Educação Especial Sol Nascente/APAE-Itajubá MG
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Fgo. Maria José Neri.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS DECIMAIS
SILVANA BERBEL FERNANDES
Análise dos resultados dos Testes Intermédios de Matemática
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
EIXO 4 TECNOLOGIA ASSISTIVA PROMOVENDO A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL O USO DO TREINAMENTO DE PAIS COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA.
Renata Opção. Tema: Aprendizado com números Conteúdos curriculares: adição, subtração Numero de alunos envolvidos: 35 Numero de professores: 1 professor.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Situação de Aprendizagem
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Uso da calculadora Coloque a calculadora em cima de sua mesa.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Professor(es) Apresentador(es):
Professores Adriana e Wellington
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Práticas de Manipulação no Ensino de Matemática
Escola Ademar Marques Curvo
SEMELHANÇA DE FIGURAS ATRAVÉS DA AMPLIAÇÃO E DA REDUÇÃO ESCOLA MUNICIPAL MINISTRO MARCOS FREIRE.
Transcrição da apresentação:

Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto XII Congresso da Rede Mineira das APAES Favorecendo o percurso escolar de alunos com Deficiência Intelectual: materiais, recursos e estratégias (raciocínio lógico matemático, resolução de problemas) Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto

Favorecer a associação do número à quantidade que ele representa – princípio da cardinalidade

Sequência numérica – apoio à memória

Vivências Ir ao mercado 5 cinco pães 10 dez laranjas

Aplicação dos conceitos de medida, tempo, dinheiro

Favorecer o entendimento dos valores dos números de acordo com a sua posição - quadro valor de lugar

Apoio para armar as operações – papel quadriculado com sinalização

Favorecer a realização das operações de adição e subtração

Apoios para realizar cálculos – multiplicação e divisão

Atividade com cunho lúdico

Favorecer a compreensão de mais e menos – apoio de objetos concretos

Apoio para compreender frações, após vivência

Favorecer a compreensão do conceito de multiplicação

Favorecer a compreensão do conceito de divisão

LÚCIA FOI AO MERCADO PARA A MÃE 10 COMPRAR PACOTE DE BISCOITO COM DEZ BOLACHAS LÚCIA COMEU 3 BOLACHAS

FINALIZANDO ... Ofertar meios, recursos e estratégias de ensino adaptadas ao aluno é um desafio para a(o) professora(or). Para a execução, com sucesso, das adaptações é fundamental apontar que as características individuais de cada aluno não podem ser desconsideradas e que também é essencial o conhecimento dos fundamentos de cada recurso, material ou estratégia empregado, para flexibilizá-los, objetivando atender as necessidades e interesses do aluno e favorecer a sua aprendizagem. Podemos verificar que as sugestões oferecidas podem ser empregadas para favorecer e ampliar a aprendizagem de outros alunos. Dessa forma, é possível constatar como a Tecnologia Assistiva pode favorecer o percurso escolar.

OBRIGADA! marciamirian22@yahoo.com.br