Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto XII Congresso da Rede Mineira das APAES Favorecendo o percurso escolar de alunos com Deficiência Intelectual: materiais, recursos e estratégias (raciocínio lógico matemático, resolução de problemas) Marcia Mirian Ferreira Corrêa Netto
Favorecer a associação do número à quantidade que ele representa – princípio da cardinalidade
Sequência numérica – apoio à memória
Vivências Ir ao mercado 5 cinco pães 10 dez laranjas
Aplicação dos conceitos de medida, tempo, dinheiro
Favorecer o entendimento dos valores dos números de acordo com a sua posição - quadro valor de lugar
Apoio para armar as operações – papel quadriculado com sinalização
Favorecer a realização das operações de adição e subtração
Apoios para realizar cálculos – multiplicação e divisão
Atividade com cunho lúdico
Favorecer a compreensão de mais e menos – apoio de objetos concretos
Apoio para compreender frações, após vivência
Favorecer a compreensão do conceito de multiplicação
Favorecer a compreensão do conceito de divisão
LÚCIA FOI AO MERCADO PARA A MÃE 10 COMPRAR PACOTE DE BISCOITO COM DEZ BOLACHAS LÚCIA COMEU 3 BOLACHAS
FINALIZANDO ... Ofertar meios, recursos e estratégias de ensino adaptadas ao aluno é um desafio para a(o) professora(or). Para a execução, com sucesso, das adaptações é fundamental apontar que as características individuais de cada aluno não podem ser desconsideradas e que também é essencial o conhecimento dos fundamentos de cada recurso, material ou estratégia empregado, para flexibilizá-los, objetivando atender as necessidades e interesses do aluno e favorecer a sua aprendizagem. Podemos verificar que as sugestões oferecidas podem ser empregadas para favorecer e ampliar a aprendizagem de outros alunos. Dessa forma, é possível constatar como a Tecnologia Assistiva pode favorecer o percurso escolar.
OBRIGADA! marciamirian22@yahoo.com.br