Investigar os casos de alunos (dos anosiniciais) da educação básica que apresentam diagnóstico de DDA (médicos, psicólogos, psicopedagogo, docente) e buscam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPUS XI – SERRINHA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - DEDC INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NAS SÉRIES INICIAIS.
Titulo do TCC Nome do Aluno Orientador: Nome Prof.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Avaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE AGRONOMIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO AGRÍCOLA PROJETO DE PESQUISA EDUCAÇÃO DE JOVENS.
CONCEPÇÕES DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPR SOBRE ESCRITAS NUMÉRICAS DE NÚMEROS MULTIDÍGITOS Franciele Gequelin UFPR/TN Orientadora: Profa.
TÍTULO DO TRABALHO: LETRA MAIÚSCULA, FONTE ARIAL TAMANHO 72 NEGRITO CENTRALIZADA Autor (es): José Carlos da Silva, Fonte Trebuchet MS tamanho 48 negrito.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
REDE DE ENSINO ESTADUAL
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Perfil do Profissional
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Metodologia de Pesquisa
A partir do momento em que busca construir uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem, o olhar psicopedagógico pode sustentar, tanto.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
REFLEXÕES ACERCA DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL LEI n – 20/12/96 DEPUTADA ANGELA AMIN SANTA CATARINA.
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Psicopedagogo clínico
Maria Aparecida Juvêncio Maria Flauzina Juvêncio dos Santos Educação Inclusiva.Mito ou Desafio? Jacarezinho - Pr.
TIC’s: Ferramentas do Processo Ensino Aprendizagem Autores: LANGBECKER, T.B.; PERLEBERG, C.S.; ANDREATTA, T.; CUNHA, W.M Campus Dom Pedrito/RS, Brasil.
O ORIENTADOR EDUCACIONAL: UM AGENTE DE MUDANÇA NO COTIDIANO ESCOLAR
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Deficiência Mental Leve
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
IV CONGRESSO DE EDUCAÇÃO MÉDICA DA REGIONAL ABEM RJ/ES VALORIZANDO A NARRATIVA DE PROFISSIONAIS NO ENSINO DA RELAÇÃO MÉDICO- PACIENTE: UM EXERCÍCIO PEDAGÓGICO.
Construindo a cultura educacional inclusiva
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Nome completo do primeiro autor ¹, Nome completo do segundo autor ²
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ENTENDENDO O PROJETO DE PESQUISA
TÍTULO (Fonte: Arial; Tamanho: 40) Autores (INSTITUIÇÃO); Co-autores (INSTITUIÇÃO); (Fonte: Arial; Tamanho: 28 )
ESQUIZOFRENIA Infantil
Universidade Federal de Alagoas
Projeto de pesquisa Concepção e estrutura
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO SOCIODIGITAL NA CIBERCULTURA Autor: Hebert Gomes de Oliveira Orientador: Vinicius Silva Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Matriz de avaliação processual
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Investigar os casos de alunos (dos anosiniciais) da educação básica que apresentam diagnóstico de DDA (médicos, psicólogos, psicopedagogo, docente) e buscam orientações/tratamento no Centro Municipal de Apoio Educacional Mathilde Fayad. OBJETIVOS ESPECÍFICOS – ARIAL, FONTE 36 NORMAL Compreender os aspectos que envolvem portadores de DDA, com vistas a obter melhor formação acadêmica. Divulgar os resultados do referido estudo, provocando reflexões acerca da inclusão desses alunos. Titulo – ARIAL FONTE 48 – NEGRITO – CAIXA BAIXA Autores ¹, xxxx². ARIAL – FONTE 36 NORMAL OBJETIVO – ARIAL, FONTE 48 NEGRITO. INTRODUÇÃO - ARIAL, FONTE 48. NEGRITO METODOLOGIA – ARIAL, FONTE 48. NEGRITO RESULTADOS – ARIAL, FONTE 48. NEGRITO REFERÊNCIAS – ARIAL, FONTE 48. NEGRITO O presente trabalho interesse no tema se deu a partir da minha dificuldade de aprendizagem nos anos iniciais. Várias crianças são apelidadas de forma estereotipadas tais como: “bagunceiras”, “no mundo da lua” “falta de disciplina e limites” entre outros. Entre vários transtornos podemos encontrar o DDA(Distúrbio de déficit de Atenção). Sabemos hoje que DDA é definido como um transtorno neurológico que acomete crianças, adolescentes e adultos, independente de vários fatores tais como: nível sócio econômico, raça, credo religioso etc. As consequências deste transtorno podem comprometer a aprendizagem de alunos e que se transformam em um grande desafio para pais e educadores. Diante do exposto decidi ampliar meus estudos sobre o assunto. O trabalho tem como problema: Como se processa o diagnóstico das crianças queche gam até o Centro Municipal de Apoio Educacional Mathilde Fayad com indicações de DDA? Tendo como tema os Distúrbios de aprendizagem com delimitação em Déficit de Atenção Fonte Arial, tamanho 36, espaçamento simples. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva em torno do tema DDA a ser aplicado aos profissionais das diversas áreas, médicas, psicólogas, psicopedagogas, docentes, que atuam no Centro Municipal de Apoio Educacional Mathilde Fayad – BAGÉ, através de uma entrevista em áudio. Os dados coletados serão transcritos e analisados escritivamente, à luz do referencial teórico. Optou-se pela pesquisa qualitativa por ser de caráter social, não podendo ser expressa numericamente, respeitando a relação entre o objetivo e o fenômeno social. De acordo com Minayo (1992, p.10) a pesquisa qualitativa é capaz de “incorporar o significado e a intencionalidade como fundamentais às construções humanas, contidas em seus atos, relações e estruturas sociais.” Ela é tida como não estruturada e baseia-se em pequenas amostras capazes de contribuir para a compreensão da problemática (MALHOTRA, 2006). Quando realizada a partir de entrevista, coleta as ideias sobre o tema investigado de forma libre, de acordó com as concepções do entrevistado (DANTAS; CALVACANTE, 2006). Fonte Arial, tamanho 36, espaçamento simples. Imagem ou tabela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão -Acadêmica do Professor... DIMENSÃO DO BANNER 800 mm x 1200 mm