HISTÓRIA E SAÚDE:A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE SAÚDE Prof.a Dr.a Yara Nogueira Monteiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
PROMOÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO E CIENTÍFICO EM SAÚDE PRESERVADO PELO ICICT
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para.
Componentes Arthur H. do Patrocínio Pós Ciências Sociais CUFSA Felipe Roman de C. Silva Pós Ciências Sociais CUFSA José Luiz Pereira Junior Pós Ciências.
Arquivo e Documentação
Eva Cristina Leite Silva Oscar Teixeira
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Grupo 3 Relatório Final.
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Edson Rosa Gomes da Silva
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Educação Permanente em Saúde :
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
E A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
I Fórum Paranaense de Produção Científica
“CUIDAR DA PESSOA ACOMETIDA PELA HANSENÍASE NOS ASPECTOS PSICOLÓGICOS, FÍSICOS E SOCIAIS É O CAMINHO PARA CONTROLAR ESTA DOENÇA” Lema da Coordenação Estadual.
SISTEMAS AGROPECUÁRIOS DA ATUALIDADE
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
O Centro de Referencia do Professor, localizado no prédio centenário da antiga Secretaria de Educação, à Praça da Liberdade, é reconhecido por historiadores,
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.
PROFº. MSC JOSÉ RODRIGUES ARAÚJO ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
OS ESTUDOS E O PROJETO DE VIDA. Dr. Charles José da Silva Psicólogo Clínico.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
LITERATURA 3º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS. Pré-Modernismo (O Contexto de produção) As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela consolidação.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Práticas de Comunicação na Anvisa Carlos Dias Lopes.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NA PRÁTICA CLÍNICA
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE AVALIAÇÃO DO PROFAE – NOVAS PERSPECTIVAS Salvador, 23 a 25 de julho de 2006.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Introdução Através de manifestação formal e constatada a necessidade de uma gestão documental nos acervo pessoal e ou institucional do docente já desligados.
FISIOTERAPIA NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Fisioterapia Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Gestão por competência
Curso de Especialização Prof. José Renato S. Santiago 11 José Renato 1 Atividade Simulação de um projeto Anderson Gonçales Jorge Heleno Gustavo Rocha Ronaldo.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Personalidades em Saúde como tema da BVS: os arquivos em instâncias biográficas Paula Xavier Coordenadora de Gestão da Informação da COC/Fiocruz Coordenadora.
Resultados Conscientização dos dirigentes da Associação Indígena, sobre o uso do instrumento legal Pessoa Jurídica e os cuidados com os documentos da mesma;
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Instrumentos de Gestão de Documentos
Alice.
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA E SAÚDE:A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA E A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO DE SAÚDE Prof.a Dr.a Yara Nogueira Monteiro

PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA: DESAFIOS Dificuldades na constituição e manutenção de espaços institucionais específicos para esse fim Contratação de equipe técnica especializada a fim de viabilizar os trabalhos necessários e de forma contínua

HISTÓRICO DO ACERVO DO INSTITUTO DE SAÚDE – I.S – criação do I.S. pelo Dr Walter Lesser Objetivo – instituir um órgão capaz de fermentar idéias novas e submeter ‘a critica permanente a estrutura e desempenho da Secretaria da Saúde Diferentes Serviços de Saúde (muitos deles de longa trajetória) foram incorporados ‘a nova instituição, e com isso I.S tornou-se depositário de importantes conjuntos documentais

Após criação do Núcleo de Investigação em Memória da Saúde preservação da memória da Saúde Pública Paulista através de ações voltadas para : constituição e preservação dos conjuntos documentais existentes; viabilização de acesso aos documentos existentes na instituição; captação de arquivos institucionais e particulares relacionados com a temática; desenvolvimento de projetos de pesquisa

Conjuntos documentais do N.I. em Memória e Saúde 1- Conjuntos documentais, originários de Serviços de Saúde criados nas primeiras décadas do século XX, e que foram incorporados ao I.S em Incorporação de novos conjuntos documentais (institucionais e particulares)

Antigos Acervos Dificuldades apresentadas com relação aos Antigos Acervos Não conscientização da importância da preservação fez com que: A) Parte da documentação tenha se perdido ao longo do tempo; B) Fragmentação de conjuntos documentais em diferentes Serviços/locais

Núcleos Documentais N.I.Memória da Saúde Núcleos Documentais 1- ARQUIVOS INSTITUCIONAIS 2- ARQUIVOS PESSOAIS 3- ARQUIVO ICONOGRÁFICO

1- Arquivos Institucionais Arquivo Estadual de Hanseníase Inquérito Nacional Doença de Chagas Alice Tibiriçá

2- ARQUIVOS PESSOAIS Fundo José da Rocha Carvalheiro Fundo Guilherme Rodrigues da Silva

ARQUIVO ICONOGRÁFICO

Inter-relação com outros acervos Inter-relação com outros acervos Exemplo de Arquivo Estadual de Hanseníase Arquivo Estadual de Hanseníase Arquivo Estadual de Hanseníase - Arquivo de Histopatologia (Div. Dermatologia e Hansenologia Sanitária) - Arquivo Alice Tibiriçá (N.I. Memória da Saúde)

PRINCIPAIS DESAFIOS EXISTENTES Quanto à documentação Manter espaço institucional específico e adequado a fim de propiciar condições de preservação aos conjuntos documentais Quanto a mão de obra Contratação de equipe técnica especializada a fim de viabilizar os trabalhos necessários e de forma contínua