Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
Mais do que um instrumento, o Portfolio é uma metodologia de trabalho e avaliação… …orientada para a autonomia …centrada nas experiências, saberes e competências do aluno/adulto Autonomia - pedagogia diferenciada, pensamento crítico, criatividade Competências – o que se sabe, o que se sabe fazer e o que se pode vir a fazer com base no que se sabe Processo – reconstrução contínua Acções – ciclo contínuo… neste caso “virtuosamente vicioso” …em que o processo de formação/aprendizagem é mais importante que o resultado … que pode ser resumida nas seguintes acções: coleccionar, seleccionar, reflectir, relacionar e partilhar
SIM, porque permite ao professor/profissional de RVCC … Portfolio, sim ou não? SIM, porque permite ao professor/profissional de RVCC … …um feedback constante do impacto das suas práticas e o reajustamento das mesmas …um conhecimento global do aluno/adulto …uma percepção da evolução da aprendizagem e do trabalho do aluno/adulto
Portfolio, sim ou não? SIM, porque permite ao aluno/adulto … … a possibilidade de demonstrar aquilo que sabe, aquilo que sabe fazer e aquilo que pode vir a fazer com base no que sabe … a possibilidade de reformular continuamente em função dos objectivos delineados … a possibilidade de melhorar garantindo melhores resultados … a identificação das dificuldades e dos erros cometidos … a identificação dos objectivos alcançados e do que falta fazer … o desenvolvimento da responsabilidade, do espírito crítico, da criatividade, da capacidade de tomar decisões, da capacidade de pesquisar, da capacidade de se organizar e criar métodos de trabalho…
3. Portfolio ou ePortfolio? O ePortfolio apresenta várias vantagens: … maior adaptação às necessidades da actual “sociedade da informação e conhecimento” … maior facilidade de reformular, actualizar, etc … maior facilidade de difusão do portfolio … mais motivante para os alunos (e alguns adultos…) porque permite a inclusão de documentos multimédia … mais ecológico
4. O “nosso” ePortfolio terá de fazer face às seguintes características: Conteúdos determinados pelo Referencial de Competências-Chave em função da narrativa autobiográfica do adulto Tem como objectivo a verificação, validação e certificação das competências adquiridas ao longo da vida Responsabiliza o adulto pela identificação das competências adquiridas
Estrutura do Referencial (nível Secundário) 8 núcleos geradores de CP 7 núcleos geradores de STC e CLC