Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Advertisements

Escola Municipal Alexandre Arcipretti Projeto Trânsito é Vida!
Formadora: Andréia Sol
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Resgatando a nossa Cultura
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
OLÍMPIADA ESPORTIVA CULTURAL
A equipe ZAZOERA acredita que cada momento é especial...
Coordenação Pedagógica Elaboração: Equipe de Coordenadores Escolas
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
PORTFÓLIO Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE PIBID Pedagogia. Acadêmica Bolsista: Marília B. de Toledo. Coord. Institucional: Cíntia Metzner de.
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Marco Doutrinal e Marco Operativo
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
ACADÊMICAS BOLSISTAS: Elisa Beatriz Schmitt; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villaba; Suzane Becker. CURSO:
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
Acadêmicas Bolsistas: Daiane Zimmermann Jéssica Monique Buss Jessíca Schlindwein Mayara Riffel Coordenadora de Área: Dra. Clarice Pires de Carvalho Supervisora:
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER Supervisor: Alfred Nagel Neto
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Inajara.
Institucional de Iniciação à ocência.. Cursos: * Educação Física * Pedagogia Coordenadora Institucional: Marcilene Popper Gomes Data: 16 de dezembro de.
ABRIL Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
MAIO Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fukner Acadêmicos: Amanda Dalbosco Gislaine Grepa Jeferson de Souza Valmir Melo Junior Professor.
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
SILVANA BERBEL FERNANDES
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Escola de Educação Básica Oscar Maluche. Atividades Realizadas: Tomada de decisão sobre ações do mês. - Observação e escolha do público-alvo. - Levantamento.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
E. M. E. B. OSVALDO LUDOVICO FUCKNER
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
ESCOLAS: EEF. ALBERTO PRETTI e EBM. PADRE GERMANO BRANDT Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Olavo Larangeira Telles.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Encontros de Outubro.
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
BRINQUEDO E BRINCAR Portfólio
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Orientações sobre o Estágio IV
Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
E.E.B. SÃO JOÃO BATISTA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: João Derli Souza Santos Professora Supervisora: Carla Regiane.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
ESCOLAS: EBM. PADRE GERMANO BRANDT mês de Abril Coordenadora Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenador de Área: Olavo Larangeira Telles da Silva.
PROJETO BRINCADEIRAS TRADICIONAIS 2013 Professora: ANGELA HADDAD.
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Apresentação. | A Maior Estrutura de Educação Financeira do País NÚMEROS Corpo docente com 68 instrutores.
Transcrição da apresentação:

Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche Encontros de Abril Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche

SUPERVISORA: Andréa da Rosa Luz PIBID – Portfólio Grupo EEF Oscar Maluche Abril 2014 Portfólio: Etapa de início do projeto, diagnóstico da escola, observação realizada durante o mês de Abril, na E.E.F. Oscar Maluche. SUPERVISORA: Andréa da Rosa Luz

Introdução No mês de Abril os acadêmicos observaram o ambiente escolar, identificando o funcionamento da escola e a rotina dos alunos. Foi realizado um diagnóstico identificando os espaços físicos e os materiais disponíveis conhecendo assim a dinâmica e o dia a dia da escola.

Objetivos Apresentação ao campo de estágio Contato com os funcionários da escola Observação dos espaços físicos e materiais Observação das aulas de Educação Física Observação do recreio Rotina dos alunos Dinâmica de funcionamento da escola.

Encontro I – 03/04/2014 Atividades Realizadas: Observação dos espaços da escola. Observação das aulas de Educação Física. Escolha do tema central a ser pesquisado e desenvolvido na escola: “CANTIGAS”.

Diagnóstico do espaço físico da escola

Fotos recreio páscoa...

Observação da aula de Educação Física

Encontro II – 10/04/2014 Atividades Realizadas: Planejamento das ações. Definição dos objetivos a serem desenvolvidos na primeira ação do projeto. Observação do recreio.

Fotos recreio páscoa...

Encontro III – 17/04/2014 Atividades Realizadas: Continuação do planejamento. Observação do recreio comemorativo à Páscoa.

Fotos recreio páscoa...

Encontro IV – 24/04/2014 Atividades Realizadas: Finalização do diagnóstico. Feedback das atividades realizados no mês. Criação do material para o encontro na UNIFEBE.

Considerações do mês Ser criança é algo único, algo que se perdido nunca mais teremos de volta. Aprender a dar valor as pequenas coisas da vida, é o mais importante. Acreditamos que os alunos da Escola Oscar Maluche, tem muito a nos ensinar. A mistura de raças e culturas enriquece o ambiente da escola possibilitando aos acadêmicos uma incrível variedade e possibilidades de ações que contribuirá cada vez mais para o desenvolvimento do projeto PIBID e consequentemente para o crescimento dos acadêmicos como profissionais de Educação Física.

“Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos.” (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004)