Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Advertisements

Actividades do Formador
Formar Professores em Rede
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
VIII ENEJA VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Formação Continuada de Professores Para Educação a Distância
Projeto Prêmio Itaú-Unicef 14º. Congresso Internacional ABED
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA: TECNOLOGIA E SABER NA CONSTRUÇÃO DAS REDES DE CONHECIMENTO Célia Regina de Souza e Silva.
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
                             VIPES/Dipes.
Referências.
Formação Inicial de Formadores
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Andréa Valéria Steil Gerente de Processos
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Tipos de Tutoria.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e E-learning
Apresentação da plataforma / LMS Moodle Vitor M. N
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
Mercados de trabalho e competências profissionais
E-learning b-learning.
Moodle.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
União Educacional de Minas Gerais Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Juliene Vasconcelos Zeila Miranda Ferreira Curso Online A Importância da Pesquisa.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Curso de Capacitação em Educação a Distância
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
Laboratório de Ensino a Distância
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Papel do Tutor em EAD.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
EAD na Esat Curso de Formação de Autores para EAD Curso de Formação de Autores.
Colaboração Instituto Edumed GESAC Maio Áreas de Atuação – Fase III Formação, educação e treinamento a distância Serviços de telemedicina e telesaúde.
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral Proposta.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Evandro Morgado LISBOA Abril de 2009 Iniciar. Estrutura da Comunicação Estrutura da Comunicação Motivação Contextualização Problema/Questões Metodologia.
Transcrição da apresentação:

Projecto co-financiado por:

Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©

Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 – Módulo 3 – Tutoria Objectivos do módulo Caracterizar o perfil e funções do tutor; Identificar as qualidades e competências do tutor; Conhecer os meios e recursos disponíveis do tutor; Planificar e estruturar uma sessão síncrona.

Unidades do Módulo Unidade 1 – Contexto da Tutoria Unidade 2 – Perfil e Funções do Tutor Unidade 3 – Meios e Recursos Técnicos Unidade 4 – Estratégias e Instrumentos Módulo 3 Tutoria Curso de Formação de eFormadores

Conteúdos Programáticos do Módulo Curso de Formação de eFormadores 1. Contexto da Tutoria 1.1. Origem da Tutoria 1.2. Evolução e importância da Tutoria 1.3. Conceito de Tutoria 2. Perfil e Funções do Tutor 2.1. Processo de Ensino/Aprendizagem 2.2. Perfil e Formação do Tutor 2.3. Funções do Tutor 2.4. Interacção Pedagógica no EFAD 2.5. Qualidades e Competências do Tutor Módulo 3 Tutoria

Conteúdos Programáticos do Módulo Curso de Formação de eFormadores 3. Meios e Recursos Técnicos 3.1. Formação Síncrona Assíncrona 3.2. Recursos Fórum Chat 3.3. Plataformas Internet 4. Estratégias e Instrumentos Módulo 3 Tutoria

Cronograma do módulo Módulo 3 Designação (de __/__/____ a __/__/____ ) Total: 18 horas Unid. 1 – Contexto da Tutoria Unid. 2 – Perfil e Funções do Tutor Unid. 3 – Meio e Recursos Técnicos Unid. 4 – Estratégias e Instrumentos Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria

Metodologia de Formação Curso de Formação de eFormadores Formação síncrona (chat com a duração max. de 1,5h) Formação assíncrona (auto-estudo e fórum) Trabalhos de aplicação e questionários de aferição de conhecimentos para auto-avaliação Módulo 3 Tutoria

Métodos Expositivos -Explanação da evolução histórica do EFAD, dos modelos teóricos e conceptuais do EFAD. Métodos Activos -Brainstorming; -Debate e Grupos de Discussão de temáticas. Estratégia e Métodos Pedagógicos Curso de Formação de eFormadores Metodologia activa e participativa Valorização das diferentes experiências profissionais e tecnológicas dos formandos Aprendizagem pela partilha e reflexão Utilização de técnicas de dinâmica de grupo online Módulo 3 Tutoria

Avaliação Avaliação Contínua (CS) - Formativa (20%) Participação e empenho (PE= 20%) nos trabalhos e tarefas online síncronas e assíncronas, realizadas ao longo da formação: o Participação em discussões nos fóruns o Realização de actividades o Participação em discussões no chat - Sumativa (40%) Aplicação periódica/ por módulos, de instrumentos de avaliação que permitam aferir o grau de domínio dos objectivos (AO=40%) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria

Avaliação Avaliação Final (CF) - Aplicação Pedagógica (40%) Grau do domínio dos Objectivos pelos formandos, medido na avaliação do Trabalho de Aplicação Pedagógica: o Produção e planeamento da tutoria (PT) duma pequena unidade de ensino/formação a distancia (10%) o Planeamento de uma sessão (PS) de ensino-aprendizagem a distância a aplicar na Simulação Pedagógica (10%) o Realização, analise critica e avaliação de sessões de ensino- -aprendizagem simuladas, (SP) online, síncronas (20%) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria

Avaliação ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO NÍVELPERCENTUALQUALITATIVA 590 a 100Muito Bom 475 a 89Bom 350 a 74Suficiente 220 a 49Insuficiente 10 a 19Muito Insuficiente Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria

Bibliografia AQUINO, Marcus, Educação a Distância sob as Ópticas Groupware e Sistema Produtivo, Universidade Ferderal da Paraíba, Campina Grande, 2002 COLLISON, George et all, Facilitating Online Learning, Atwood Publishing, USA, 2000 DUGGLEBY, Julia, Como ser um Tutor Online, Monitor, Gower, 2000 SIMPSON, Ormond, Supporting Students in Open and Distance Learning, Kogan Page, London, 2000 Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria

Links CASSOL, M.P & ESPANHOL, F.J. O INTERCAMBIO DO SABER. (02/2004) FIUZA, P.J. et all. Atendimento ao aluno com o uso da Internet, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina / LED - Laboratório de Ensino a Distância - Monitoria Videoconferência - Caixa Postal 5090 Florianópolis – SC. (12/2004) MACHADO, L.D. O PAPEL TUTOR EM AMBIENTES ONLINE, (10/2003) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Fortaleza. (12/2004) MORAES, M & TORRES,P. A monitoria Online no apoio ao aluno a distância: o modelo do LED - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN Colabora, Santos, v.2, n.5 - p (08/2003). (12/2004) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria