Projecto co-financiado por:
Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 – Módulo 3 – Tutoria Objectivos do módulo Caracterizar o perfil e funções do tutor; Identificar as qualidades e competências do tutor; Conhecer os meios e recursos disponíveis do tutor; Planificar e estruturar uma sessão síncrona.
Unidades do Módulo Unidade 1 – Contexto da Tutoria Unidade 2 – Perfil e Funções do Tutor Unidade 3 – Meios e Recursos Técnicos Unidade 4 – Estratégias e Instrumentos Módulo 3 Tutoria Curso de Formação de eFormadores
Conteúdos Programáticos do Módulo Curso de Formação de eFormadores 1. Contexto da Tutoria 1.1. Origem da Tutoria 1.2. Evolução e importância da Tutoria 1.3. Conceito de Tutoria 2. Perfil e Funções do Tutor 2.1. Processo de Ensino/Aprendizagem 2.2. Perfil e Formação do Tutor 2.3. Funções do Tutor 2.4. Interacção Pedagógica no EFAD 2.5. Qualidades e Competências do Tutor Módulo 3 Tutoria
Conteúdos Programáticos do Módulo Curso de Formação de eFormadores 3. Meios e Recursos Técnicos 3.1. Formação Síncrona Assíncrona 3.2. Recursos Fórum Chat 3.3. Plataformas Internet 4. Estratégias e Instrumentos Módulo 3 Tutoria
Cronograma do módulo Módulo 3 Designação (de __/__/____ a __/__/____ ) Total: 18 horas Unid. 1 – Contexto da Tutoria Unid. 2 – Perfil e Funções do Tutor Unid. 3 – Meio e Recursos Técnicos Unid. 4 – Estratégias e Instrumentos Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria
Metodologia de Formação Curso de Formação de eFormadores Formação síncrona (chat com a duração max. de 1,5h) Formação assíncrona (auto-estudo e fórum) Trabalhos de aplicação e questionários de aferição de conhecimentos para auto-avaliação Módulo 3 Tutoria
Métodos Expositivos -Explanação da evolução histórica do EFAD, dos modelos teóricos e conceptuais do EFAD. Métodos Activos -Brainstorming; -Debate e Grupos de Discussão de temáticas. Estratégia e Métodos Pedagógicos Curso de Formação de eFormadores Metodologia activa e participativa Valorização das diferentes experiências profissionais e tecnológicas dos formandos Aprendizagem pela partilha e reflexão Utilização de técnicas de dinâmica de grupo online Módulo 3 Tutoria
Avaliação Avaliação Contínua (CS) - Formativa (20%) Participação e empenho (PE= 20%) nos trabalhos e tarefas online síncronas e assíncronas, realizadas ao longo da formação: o Participação em discussões nos fóruns o Realização de actividades o Participação em discussões no chat - Sumativa (40%) Aplicação periódica/ por módulos, de instrumentos de avaliação que permitam aferir o grau de domínio dos objectivos (AO=40%) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria
Avaliação Avaliação Final (CF) - Aplicação Pedagógica (40%) Grau do domínio dos Objectivos pelos formandos, medido na avaliação do Trabalho de Aplicação Pedagógica: o Produção e planeamento da tutoria (PT) duma pequena unidade de ensino/formação a distancia (10%) o Planeamento de uma sessão (PS) de ensino-aprendizagem a distância a aplicar na Simulação Pedagógica (10%) o Realização, analise critica e avaliação de sessões de ensino- -aprendizagem simuladas, (SP) online, síncronas (20%) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria
Avaliação ESCALAS DE CLASSIFICAÇÃO NÍVELPERCENTUALQUALITATIVA 590 a 100Muito Bom 475 a 89Bom 350 a 74Suficiente 220 a 49Insuficiente 10 a 19Muito Insuficiente Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria
Bibliografia AQUINO, Marcus, Educação a Distância sob as Ópticas Groupware e Sistema Produtivo, Universidade Ferderal da Paraíba, Campina Grande, 2002 COLLISON, George et all, Facilitating Online Learning, Atwood Publishing, USA, 2000 DUGGLEBY, Julia, Como ser um Tutor Online, Monitor, Gower, 2000 SIMPSON, Ormond, Supporting Students in Open and Distance Learning, Kogan Page, London, 2000 Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria
Links CASSOL, M.P & ESPANHOL, F.J. O INTERCAMBIO DO SABER. (02/2004) FIUZA, P.J. et all. Atendimento ao aluno com o uso da Internet, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina / LED - Laboratório de Ensino a Distância - Monitoria Videoconferência - Caixa Postal 5090 Florianópolis – SC. (12/2004) MACHADO, L.D. O PAPEL TUTOR EM AMBIENTES ONLINE, (10/2003) UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ Fortaleza. (12/2004) MORAES, M & TORRES,P. A monitoria Online no apoio ao aluno a distância: o modelo do LED - Revista Digital da CVA - RICESU ISSN Colabora, Santos, v.2, n.5 - p (08/2003). (12/2004) Curso de Formação de eFormadores Módulo 3 Tutoria