A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Advertisements

Introdução aos Estudos Linguísticos
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
CURRICULUM VITAE CARTAS DE APRESENTAÇÃO
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
Profª. Selma Maria da Silva
CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA-ESCOLA DE MINAS GERAIS
Gestão de Recursos Humanos
CURRÍCULO E ENTREVISTA.
Projeto : construir um desdobrável sobre nuvens
Atualidades Entrevista de emprego.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
A VENDA PROFISSIONAL Maurício Papa 1.
Empregabilidade e Marketing Pessoal
Reuniões de Trabalho.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Katty Xiomara na Epralima. Um olhar sobre o Dia DN Chega o correio à Epralima – Escola Profissional do Alto Lima e no meio de tanto envelope surge um.
Cortesia ao Telefone.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
Desenvolvimento Curricular
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
ENTREVISTA Profª Natália Tiezzi 7º ANO.
A ENTREVISTA.
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
TÉCNICAS DE PROCURA DE EMPREGO
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
Formas de Expressão Expressão Oral
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Carta de Apresentação.
Desenvolvimento Publicitário
Estatística de Resposta T.1
9ª Feira de Oportunidades
Onde você quer estar? Que lugar quer ocupar no mercado?
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Recrutamento Pode ser um processo caro devido aos termos de desempenho organizacional e alta rotaçao de mão-de-obra se não identificar as pessoas certas.
Recrutamento. AÇÕES 1. Decida se VOCÊ tem uma vaga o Qual a vaga e o horário 2. Consulte o pessoal envolvido  Converse com o respectivo supervisor e.
ENTREVISTAS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
CARTA DE EMPREGO A carta de emprego/apresentação deverá ser usada em duas situações: Resposta a ofertas/anúncios de emprego Candidaturas espontâneas.
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
Administração de Recursos Humanos II
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Auxiliar de Escritório
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
PROCESSO SELETIVO.
A s imagens utilizadas foram retiradas do site : Tirar o Maior Partido das Feiras de Emprego.
A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Medidas Ativas de Emprego
Acompanhamento de Clientes
Sugestão de Vídeo Parte 1
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
Vamos começar o trabalho
Bom dia.
TÉCNICAS DE SELECÇÃO RECRUTAMENTO 3ª sessão: 14/01/2010 SELECÇÃO A selecção consiste na comparação entre os perfis dos candidatos e as exigências da função.
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
Desafiar o Futuro Workshop 1.
Desafiar o Futuro Workshop 2. Actividade de Aquecimento.
Perguntas frequentes em uma entrevista
A ENTREVISTA OS TIPOS DE ENTREVISTA.
Competências básicas para o sucesso profissional..
OBJECTIVOS  Identificar atitudes correctas a adoptar numa entrevista  Conhecer algumas perguntas que ocorrem mais frequentemente em entrevistas  Conhecer.
Como fazer uma apresentação oral? Maria Eugénia Cunha,"Que fazer na biblioteca da escola",(adaptado)
NOVAS TENDÊNCIAS NA CAPTAÇÃO E SELEÇÃO DE TALENTOS: do paradigma tradicional ao moderno Em que o tradicional paradigma de recrutamento e seleção de pessoas.
Transcrição da apresentação:

A ENTREVISTA NO PROCESSO DE SELECÇÃO Helena Lopes Unidade de Orientação e Integração - FEUP

“Como entrevistados somos, em primeiro lugar, vendedores “Como entrevistados somos, em primeiro lugar, vendedores. O produto que vamos vender somos nós próprios, e as qualidades dos produtos são as nossas experiências, capacidades e personalidade”. (Medley, 1984 p. 22)

Entrevista de Selecção A entrevista é um processo de comunicação entre duas ou mais pessoas que interagem entre si (entrevistador/s e entrevistado/s). Chiavenato (2000) A definição de entrevista pode ser algo como uma comunicação bilateral em que uma das partes se procura informar dos conhecimentos, motivações e sentimentos da outra parte.

Na entrevista Uma entrevista dá a oportunidade de revelar outros aspectos para além do que está no currículo, de acentuar as capacidades de comunicação, a autoconfiança, a energia, a criatividade que permitirão ao entrevistador formar uma imagem favorável do candidato.

Tipos de Entrevista Entrevista em grupo Entrevista individual de stress social em painel Entrevista telefónica Entrevista em grupo Entrevista orientada

Objectivos do Candidato com a Entrevista Promover os seus serviços; Fazer valer as suas competências; Verificar se o posto de trabalho corresponde aos seus interesses; “Convencer” o empregador a admiti-lo na sua empresa.

Preparar a entrevista Roupas e Higiene Pontualidade (telefonar a confirmar hora e local) Fazer o trajecto antes Não chegar cedo demais…

Entrevistado - Preparação da Entrevista Identificação da empresa e do entrevistador; Pesquisa do ramo de actividade da empresa: tempo existência; volume de negócio; n.º de efectivos; localização, cultura ... Cardoso (2000)

Obter Informações acerca da Empresa Leitura da imprensa especializada; Contacto com a rede de conhecimentos; Pesquisa na internet; Pesquisa nas agências de emprego. É igualmente importante recolher informação acerca do entrevistador (nome, grau académico e função na empresa). Se possível, claro.

Factores Chave a ter em conta numa Entrevista Domínio total do CV; Domínio das competências profissionais e dos seus pontos fortes e menos fortes; Domínio de todas as referências sobre o posto de trabalho; Domínio do seu projecto profissional. Cardoso (2000)

Estratégias a seguir pelo Candidato para a Entrevista Preparar cada uma das rubricas do CV Fazer simulações dos diferentes estilos de entrevista com amigos e/ ou familiares Preparar respostas para as perguntas que são habitualmente colocadas nestas entrevistas Cardoso (2000)

O Esquema da Entrevista- perspectiva candidato Brown e Brandreth (1987) Aperto de mão e cumprimento Conversa de carácter geral Breve resumo de si próprio Breve abordagem ao seu meio e situação familiar Passado educacional e habilitações Porque muda de emprego ou porque é que se candidata àquele preciso emprego

O Esquema da Entrevista perspectiva o candidato Brown e Brandreth (1987) Que tipo de emprego deseja Uma apreciação sobre o emprego em oferta e/ ou a empresa em questão Termos e condições Oportunidades do candidato fazer perguntas adicionais Despedidas e agradecimentos

Atitudes a assumir/evitar Crie uma imagem positiva Dirija-se de forma agradável Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme Sente-se apenas quando lhe derem indicação para o fazer Evite fumar durante a entrevista Não olhe para o relógio Evite falar de outros candidatos Proibido: mastigar pastilha elástica Não corte a palavra ao entrevistador

Atitudes a assumir ao longo da Entrevista Sente-se direito na cadeira, mãos colocadas sobre a mesa, nos apoios laterais da cadeira ou sobre os joelhos – mas evite uma postura rígida (??)Seja honesto e verdadeiro e evite a falsa modéstia ou a arrogância Evite gesticular em demasia, baixar a cabeça, fixar os olhos na mesa,cruzar os braços, apoiar a cabeça com a mão e tapar a boca

Atitudes a assumir ao longo da Entrevista Ao sair, cumprimente da mesma forma o entrevistador, com um aperto de mão e não se esqueça de agradecer a entrevista, dirigindo-se-lhe pelo seu nome e título académico O salário segundo alguns autores é um assunto que deve ser abordado pelo entrevistador. Só deve fazer referência ao salário quando tiver indícios da intenção e interesse em ser contratado

Auto-Avaliação da actuação após a Entrevista Fixar os aspectos positivos e corrigir, em futuras entrevistas, os que não correram bem Após cada entrevista deverá registar e reflectir a avaliação que faz da sua prestação em comparação com os comportamentos sugeridos Cardoso (2000)

Guião da entrevista Fale-me de si ou dê-se-me a conhecer Que competências adquiriu ao longo do seu percurso profissional Quais as actividades mais relevantes em que participou? Qual o seu estilo de trabalho? Porque se candidatou a este emprego? Quais os seus projectos no curto e médio prazo? Quais os seus pontos fortes e menos fortes? Quais as razões porque devo contratá-lo? Quais as condições remuneratórias que pretende? Como ocupa os seus tempos livres? Esteve envolvido em algum tipo de actividades escolares? Se sim, quais?