Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

PARADIGMAS DE APRENDIZAGEM: A Perspectiva do Conhecimento
HUMANISMO E PSICOLOGIA Mauro Martins Amatuzzi
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Organização Curricular da Escola
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
I- Concepção de Educação
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Discentes: Ione Andrade Melina Raimundi Andrade
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
Behaviorismo.
História da educação Tendência Liberal renovada
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicologia Educacional.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Professores apostam no diálogo para conquistar alunos.
Teoria behaviorista Behavior  comportamento
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Docência do Ensino Superior
Situação de Aprendizagem
Qual o papel das visitas escolares a museus de ciências no ensino de ciências? Uma revisão das investigações Guisasola, Jenaro1; y Morentin, Maite2 1:
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
Teorias Educacionais.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Psicologia humanista Disciplina: Psicologia Educacional Prof. Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro email: edimarsartoro@gmail.com

A psicologia humanista surgiu na década de 50, ganhando força nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias psicológicas pré-existentes - o behaviorismo e a psicanálise - embora não quisesse revisá-las ou adaptá-las, mas dar uma nova contribuição à psicologia.

Os principais constituintes deste movimento são: Carl Rogers (1902-1985) e Abraham Maslow (1908-1970).

Psicologia humanista As críticas ao comportamentalismo – behabiovismo - giravam em torno de sua abordagem estreita, artificial e estéril da natureza humana, que reduzia o homem à máquinas e animais propensos ao condicionamento. A divergência à psicanálise se mostrava no questionamento à ênfase no inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados, no estudo de pessoas neuróticas e psicóticas e na compartimentalização do indivíduo.

O humanismo teve influência das seguintes filosofias: existencialista e fenomenologia. O existencialismo tem o homem como ponto de partida nos processos de reflexão. O ser e a existência passam a ter centralidade; A fenomenologia investiga a experiência consciente: o fenômeno; busca chegar ao fenômeno em sua essência, considerando a sua totalidade e visando, deste modo, a incorporação de uma atitude crítica perante a realidade.

Pressupostos Básicos A Psicologia Humanista é centrada na pessoa e não no comportamento, enfatiza a condição de liberdade contra a pretensão determinista. Visa a compreensão e o bem-estar da pessoa não o controle. Segundo esta concepção, a psicologia não seria a ciência do comportamento, seria a ciência da pessoa.

Pressupostos Básicos Dá ênfase às qualidades humanas como: escolha, criatividade, avaliação e auto-realização; Preocupação e valorização da dignidade e valor do homem e interesse no desenvolvimento das potencialidades de cada pessoa. Considera-se central neste ponto de vista a pessoa tal como ela descobre o seu próprio ser e se relaciona com outras pessoas e grupos sociais.

A Psicologia Humanista propõe que o foco de atenção se volte ao ser humano em sua totalidade, considerando-o como uma entidade complexa de natureza biológica, psicológica e vivendo em sociedade; Como pessoa, o ser humano tem a propriedade de ter consciência de quem é ou do que é nas relações que se envolve, quer seja consigo mesmo ou nas relações com os outros.

Objetivos da Psicologia Humanista Faz uso da intuição e da reflexão, procurando aprofundar o significado da existência humana; Tentam buscar um enfoque científico humano, qualitativo (não apenas quantitativo) para a Psicologia. Tentam ser fiel ao fenômeno do homem como ser humano. Isto significa que o princípio básico do ser do homem não pode ser reduzido a um organismo humano.

Aprendizagem e humanismo - pressupostos Aprendizagem centrada no aluno e não no ensino; - Aprendizagem escolar como um aspecto do processo de auto-realização "Um músico deve compor, um artista deve pintar, um poeta deve escrever, caso pretendam deixar seu coração em paz. O que um homem pode ser, ele deve ser. A essa necessidade podemos dar o nome de auto-realização." Abraham Harold Maslow (1908 - 1970) 10

O PAPEL DO PROFESSOR Educação assume um papel amplo, educar o homem como um todo; - O professor não ensina, apenas cria condições para que o aluno aprenda; 11

  ”  Rogers... está convencido que, tal como ocorre com uma planta que, mesmo em locais insalubres, luta em busca do sol e da vida, embora os meios lhe sejam adversos, nós, os seres humanos, temos um impulso inerente ao organismo como um todo para nos direcionarmos ao desenvolvimento de nossas capacidades tanto quanto for possível, quer sejam físicas, intelectuais ou morais, em conjunto “ (Guimarães) 12

Aprendizagem A aprendizagem que envolve a pessoa ou o aluno na experiência existencial ou educacional é uma aprendizagem significativa; Essa aprendizagem é dinâmica e propaga-se de forma que “o estudante envolvido no processo de aprendizagem significativa participa dele ativamente, assimilando conteúdos que lhes são significativos, transferindo-os às situações posteriores.” (GUEDES, 1981).

A aprendizagem significativa envolver o aluno como um todo: cognitiva, afetiva e socialmente, possibilitando-o a perceber a relevância dos conteúdos pedagógicos, a participar do processo, compreender os significados, e a transferir a aprendizagem para outras situações que vivenciar.

Desse modo, o processo educacional vivido pelo aluno será revestido de um clima de crescimento mútuo, pois o professor, ao apresentar as situações, poderá fazê-lo de forma a facilitar a autonomia e o autodirecionamento; O professor deixa de ser a tradicional figura que centraliza o conhecimento ou que detém o saber, para compartilhar essa busca com seu aluno. Ambos aprendem.

A ação pedagógica baseada neste princípio compreende que os alunos, que serão incentivados e desafiados pelo professor, possuem um potencial cognitivo e afetivo a ser desenvolvido no processo, e que está relacionado com o trabalho do professor, a fim de que possam crescer e integrar-se no contexto sócio-cultural ao qual pertencem (GUEDES, 1981).

BIBLIOGRAFIA BARROS, C.S.G. Pontos da Psicologia Escolar. 5ª. Ed. Ed. Ática. 2007. HIPÓLITO,J. Pessoa como Centro. " Revista de Estudos Rogerianos. nº. 3 Primavera-Maio,1999 M ILHOLLAN, Frank; FORISHA, Dill E. Skinner x Rogers maneiras contrastantes de encarar a educação. São Paulo: Summus, 1978. ROGERS, Carl R. Tornar-se Pessoa. São Paulo: 4.ed. Martins Fontes, 1991. .___Liberdade para aprender. 2ª. Ed., BH, Interlivros, 1977 17