Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização Registo Comercial.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTO PREDIAL E AS QUESTÕES FISCAIS
Advertisements

Aplicações do Património
D.C. Vão ver que não dói nada !!
Serviços Públicos Essenciais
Contrato de Transporte Aéreo
Informação Empresarial Simplificada
Serviços inovadores A Justiça deve estar ao serviço do desenvolvimento económico e do investimento. Por isso, o Ministério da Justiça criou em 2005 serviços.
PROCEDIMENTO ESPECIAL DE TRANSMISSÃO, ONERAÇÃO E REGISTO DE IMÓVEIS Dec-Lei n.º 263-A/2007, de 23 de Julho.
_____________________
Documentos Digitais Aula 7.
M ERCURE H OTEL Lisboa, 26 de Novembro de 2003 R EUNIÃO SOBRE O D IPLOMA RELATIVO AO C OMÉRCIO E LECTRÓNICO.
Passos para a Criação de uma empresa
O SONHO QUE SE TRANSFORMA EM REALIDADE
Centro de Formalidades das Empresas
Andreia Portela OJRN TSJ
Actos de registo em geral
Direito Processual Civil
Injunções Andreia Portela TSJ Direito Processual.


Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Distribuição de Serviço Externo CITIUS
Direito Processual Civil
Centro de Formalidades das Empresas
O Homem * A Agricultura * O Ambiente
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Tramitação Processual
Trabalho Realizado por:
Evoluções.
Documentação Comercial
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Actos de Registo em especial
Andreia Portela TSJ.
APRESENTAÇÃO ACÓRDÃO STJ, DE Processo 3247/06.2TTLSB.L1.S1 João Francisco Barreiros (nº ) Direito do Trabalho 27/11/2013.
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Com o lançamento do projecto CASA PRONTA, foi criado um novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes.
Publicidade e meios de prova
Andreia Portela TSJ.  É uma providência que permite que o credor de uma dívida obtenha, de forma célere e simplificada, um título executivo, sem necessidade.
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização Registo Predial.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Conselho Superior de Magistratura.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Publicidade e meios de prova Registo Comercial.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Predial Vícios do registo.
Tramitação PROCESSO PENAL.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Efeitos do registo.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Civil Objecto do Registo Civil.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial OS JULGADOS DE PAZ Organização e funcionamento dos Tribunais Judiciais Módulo 2.
O SISTEMA DE SEGURANÇA NO CITIUS/HABILUS
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Actos de Registo Comercial Formas do Registo Comercial.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Predial Vícios do registo.
RECIVIL Módulo 1 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Funcionários Judiciais ESTATUTO DISCIPLINAR Módulo 5.
Aprezentação sobre Processos de Fiscalização Prévia Ministério da Justiça Fevereiro 2013.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial
Módulo 17 – Recursos em processo civil
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Finalidade e Objecto do Registo Comercial Enquadramento legal.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Albertina Nobre OJPRN Registo Comercial Factos sujeitos a registo.
Documentos Digitais Aula 6.
Novas funcionalidades do registo on line de DM/DIV Demonstração prática do sistema de registo para Distribuidores Demonstração prática do sistema de registo.
Luísa Vilela – 2º Ano TSJ. é um balcão único onde é possível realizar todas as operações relativas à compra e venda de casa (prédios urbanos). O QUE É.
REGIME TRANSIT Ó RIO - MEDIA Ç ÃO DE SEGUROS O novo regime jur í dico Vicente Mendes Godinho 31 de Janeiro de 2007.
CARTÃO de AUTORIZAÇÃO CONDICIONADA de CIRCULAÇÃO na COVA da IRIA nos Períodos de maior Peregrinação Fátima, 20 de Abril de 2010 APRESENTAÇÃO do CARTÃO.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
Transcrição da apresentação:

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização Registo Comercial

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial Registo Comercial Conservatórias do registo comercial

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial As Conservatórias do registo comercial funcionam: Serviços autónomos Anexadas com outras conservatórias da mesma espécie(predial ou registo veículos)

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial Poderá haver 1 ou mais Conservatórias autónomas do registo comercial na sede dos seguintes concelhos:  Lisboa  Cascais  Porto  Coimbra  Funchal Foram criadas as conservatórias autónomas de: Oeiras Sintra

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial Nos demais concelhos sede de conservatórias de registo predial: Funcionam em regime de anexação

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Registo Comercial Regras de competência territorial - Onde pedir o registo - Desde 1 de Janeiro de 2007: Nos termos da altera ç ão introduzida pelo art. 33. º do DL 76- A/2006, de 29 de Mar ç o, ao art. 28. º da lei orgânica dos Registos e do Notariado, foi eliminada a competência territorial, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2007."

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Registo Comercial Com esta medida, os cidadãos e as empresas passam a poder escolher livremente qualquer uma das 307 conservat ó rias do registo comercial, podendo optar por aquela que presta o melhor servi ç o, com melhor qualidade, de forma mais r á pida e com melhor atendimento, independentemente da localiza ç ão da sede da sociedade em causa. Foi, deste modo, consagrado o princ í pio da soberania do utente, que passa a poder intervir activamente no processo de selec ç ão da conservat ó ria. Regras de competência territorial - Onde pedir o registo - Desde 1 de Janeiro de 2007:

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Registo Comercial Antes, a localiza ç ão da sede da sociedade determinava qual a ú nica conservat ó ria competente para a pr á tica dos actos de registo comercial. Por esse motivo, se a conservat ó ria competente estivesse atrasada, o utente tinha de se sujeitar a esse facto. - Desde de 1 de Janeiro de 2001: Nos termos da altera ç ão introduzida pelo art. 33. º do DL 76-A/2006, de 29 de Mar ç o, ao art. 28. º da lei orgânica dos Registos e do Notariado, foi eliminada a competência territorial, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de Regras de competência territorial

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial Os actos de registo comercial podem ser efectuados e os respectivos meios de prova obtidos em qualquer conservatória de registo comercial, independentemente da sua localização geográfica.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial A partir de 1 Janeiro de 2007 desaparece a competência territorial das conservatórias de registo comercial face à implementação de um sistema informático. SIRCOM – Sistema Integrado de Registo Comercial DL nº76-A/2006, de 29 de Março previa que este sistema entrasse em funcionamento a partir de 1 de Janeiro de 2007

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial SIRCOM – Sistema Integrado de Registo Comercial DL nº76-A/2006, de 29 de Março previa que este sistema entrasse em funcionamento a partir de 1 de Janeiro de 2007 Mas… Nem todos os documentos e registos em vigor foram transferidos para suporte electrónico.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial A cada entidade sujeita a registo é destinada uma pasta, guardada na conservatória situada no concelho da respectiva sede, onde são arquivados todos os documentos respeitantes aos actos submetidos a registo. Os documentos que serviram de base ao registo e a respectiva requisição, bem como o texto das publicações, quando não efectuadas por via electrónica, são arquivados em pastas privativas de cada entidade sujeita a registo, existentes na conservatória da área da respectiva sede. Artº57º Artº3º Reg

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Órgãos e sua competência territorial Competência para a prática de actos por via electrónica O artº21º do DLnº8/2007, de 17 de Janeiro, atribuiu ao Registo Nacional de Pessoas Colectivas uma competência específica para a prática de actos de registo comercial promovidos por via electrónica. O RNPC pode distribuir por outras conservatórias de registo comercial a tramitação dos processos de registo promovidos por via electrónica. Artº3º Reg

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: A cada entidade sujeita a registo é destinada uma pasta, guardada na conservatória situada no concelho da respectiva sede, podendo, em substituição deste arquivo, ser determinado o arquivo de documentos em suporte electrónico Artº57º na redacção DLnº76-A/2006,

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: Enquanto não se verificar a informatização do serviço de registo, são aplicáveis as disposições do CRC revogadas ou alteradas que respeitem a Fichas/ em suporte informático Pastas destinadas ao arquivo de documentos Base de dados –SIRCOM(Sistema Integrado de Registo Comercial Artº58º e 53ºna redacção DLnº76-A/2006, Livro Diário/em suporte informático, destinado à anotação cronológica das apresentações dos pedidos de registo por transcrição e respectivos documentos.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: As Pastas destinadas ao arquivo de documentos podem ser substituídas pelo arquivo dos documentos em suporte electrónico. Artº58º e 53ºna redacção DLnº76-A/2006,

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: As fichas informáticas de registo contêm a matrícula da entidade sujeita a registo e os registos por transcrição e menções dos registos por depósito que lhe respeitem, sendo que a cada entidade corresponde uma única ficha informática (nº1 e nº2 do artº 2º Reg.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: Das Pastas se ocupa o artº3º Reg: os documentos que servem de base ao registo e a respectiva requisição, bem como o texto das publicações, quando não efectuadas por via electrónica, são arquivados em pastas privativas de cada entidade sujeita a registo, existentes na conservatória da área da respectiva sede, podendo estas conservatórias atribuir um nº de ordem a cada pasta. Artº3º nº1 e nº2 Reg

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: Os documentos respeitantes a registos que já não se encontrem em vigor podem ser transferidos para uma pasta-desdobramento, com anotação do facto em ambas as pastas. Artº3º nº3 Reg.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: Após feitura de registo solicitado em conservatória não detentora da pasta da entidade, deve esta conservatória remeter à competente a requisição e os documentos que a instruíram, bem como os despachos a que tenha havido lugar, para arquivamento na pasta respectiva. Artº3º nº5 Reg. Sempre que a conservatória onde foi solicitado o registo não for a detentora da pasta da entidade, deve enviar de imediato as cópias dos mesmos.

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: São obrigatoriamente arquivados, seja em suporte electrónico ou em suporte papel, devendo ser apresentado, para arquivo, relativamente a cada alteração do contrato de sociedade, o texto completo do contrato alterado, ou sua redacção actualizada Artº59º

Albertina Nobre OJPRN Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Organização do registo Suportes documentais do registo Os suportes físicos da informação: O registo por depósito consiste no mero arquivamento dos documentos que titulam os factos sujeitos a registo: o artº54º do DL nº76-A/2006 prevê que os actos de registo por depósito sejam efectuados em suporte informático.